Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 04/12/2019
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 04/12/2019

No fim da tarde desta terça-feira (03), a Casa Azul, organizadora da Festa Literária de Paraty (Flip), enviou comunicado à imprensa comentando as polêmicas em torno da escolha de Elizabeth Bishop como a homenageada da sua edição de 2020. O documento ressalta as qualidades que levaram a estrangeira a ser escolhida (“foi uma das grandes responsáveis pela divulgação da literatura brasileira”), no entanto dá a entender que a escolha pode ser revista. “Sabemos que a escolha da autora ou do autor a merecer a homenagem em cada edição nunca é uma unanimidade, pois a lista de merecedores é vasta. A boa polêmica faz parte do espírito da festa. No entanto, a campanha lançada contra a poeta nas redes sociais logo após o anúncio foi bastante expressiva e chamou nossa atenção e escuta. Estamos ouvindo as manifestações de todos e pensando em seu significado com a serenidade que essa questão merece”, diz o documento que pode ser lido clicando no Leia Mais.

PublishNews, Redação, 04/12/2019

Luiz Henrique Rios, Rosane Svartman e Paulo Halm receberão Honra ao Mérito no Prêmio IPL - Retratos da Leitura | © Globo / Estevam Avellar / DivulgaçãoLogo mais, a partir das 18h15, serão conhecidos os vencedores do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. E os teledramaturgos Rosane Svartman e Paulo Halm e o diretor artístico Luiz Henrique Rios receberão um diploma de honra ao mérito pelo seu trabalho na novela Bom Sucesso, transmitida pela TV Globo. A condecoração reconhece o incentivo do hábito da leitura, através de personagens apaixonados pelo universo mágico da literatura, visto diariamente nos capítulos da novela. O folhetim foi indicado pela Comissão de Jurados e pela diretoria do IPL a receber essa menção honrosa concedida como categoria especial do Prêmio IPL - Retratos da Leitura. “A novela Bom Sucesso tem contribuído diariamente com a nossa missão de transformar o Brasil em um país de leitores”, destaca o presidente do Instituto Pró-Livro, Ângelo Xavier. “Foi considerado também que, os telespectadores têm sido convidados e apresentados aos clássicos, em cada capítulo da trama”, completou. A cerimônia de entrega do prêmio acontece na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 04/12/2019

Osamu Tezuka é considerado o 'pai do mangá moderno' | © NHK / WikicommonsA Japan House, órgão do governo japonês para disseminar a cultura do país em São Paulo, lançou recentemente o seu podcast e a primeira temporada é dedicada à literatura japonesa. Os dois primeiros episódios já estão no ar. O primeiro foi sobre o livro O assassinato do comendador, de Haruki Murakami, e o segundo sobre o mangá Ayako, do escritor Osamu Tezuka (na foto ao lado), considerado o “pai do mangá moderno”. Nessa primeira temporada, serão oito programas veiculados semanalmente, sempre às terças-feiras. O próximo sai no dia 10 e terá como tema o livro Querida Konbini, de Sayaka Murata. Os episódios são apresentados por Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da instituição, e pelo jornalista Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um. Para ouvir o podcast, clique aqui.

PublishNews, Redação, 04/12/2019

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) colocou em circulação o número 100 do jornal de literatura Cândido, publicado mensalmente desde agosto de 2011, como parte do processo de reformulação e modernização da biblioteca. A edição comemorativa traz uma grande retrospectiva dessa trajetória, marcada pela valorização da produção local e por um diálogo cultural permanente entre o estado e as outras regiões do país. No formato de dicionário, o balanço inclui desde as principais seções até os nomes mais recorrentes, passando por frases marcantes, ilustrações, fotos, trechos de contos e poemas. Completando a edição, um ensaio assinado pelo escritor e professor Miguel Sanches Neto revê a História das publicações literárias do Paraná, conectando o jornal com uma tradição de mais de 150 anos. O Cândido tem tiragem mensal de três mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Todas as edições estão disponíveis no site do jornal.

PublishNews, Redação, 04/12/2019

Benjamin Moser estará no Brasil para apresentar seu novo livro | © Eve.b.i / WikicommonsNo próximo dia 12, Benjamin Moser (na foto ao lado) estará no auditório da Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 – São Paulo / SP) para apresentar o seu novo livro: Sontag (Companhia das Letras). Desta vez, o autor de Clarice, uma biografia se debruçou na vida da intelectual norte-americana Susan Sontag para contar a sua história e examinar o trabalho sobre o qual a sua reputação se construiu. Ele explora a angústia e as inseguranças por trás da persona pública e mostra suas tentativas de responder às crueldades e aos absurdos de um país que tomava um rumo equivocado, com a convicção de que a fidelidade à alta cultura era um ativismo em si. Com centenas de entrevistas e quase cem imagens, este é o primeiro livro que tem como fontes os arquivos privados da escritora e várias pessoas que por muito tempo não se manifestaram sobre Sontag. A conversa acontece a partir das 19h e será mediada pela jornalista Francesca Angiolillo (Folha de S.Paulo).

PublishNews, Redação, 04/12/2019

O grupo Epifolias é um dos que farão parte da programação do festival | © Ph Hernan Halak / DivulgaçãoAté o próximo dia 20, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque – São Paulo / SP) recebe um Festival de Férias voltado para a criançada. A programação gratuita apresenta contação de histórias, teatro, música e circo com atividades recheadas de brincadeiras para os pequenos se divertirem. Ao todo, serão 17 grupos que se apresentarão, sempre de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 17h. Participam do festival o Coletivo Rodas de Leitura, o grupo Epifolias (na foto ao lado), Núcleo Educatho com os Trovadores Literários, O Feitiço, Lune Cia. De Teatro, Dinah Feldman, Cia. Chaveiroeiro, Matita Perê e o músico Marcus Alcantarilla que convida outros artistas para cantar e narrar as histórias da garotinha Dorothy e outros personagens do Mágico de Oz. Clique aqui para conferir a programação completa.

PublishNews, Redação, 04/12/2019

Gilda de Mello e Souza | © Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros USP - Fundo Gilda de Mello e SouzaA Fundação Ema Klabin recebe nesta sexta (6), a Jornada em Homenagem a Gilda de Mello e Souza, autora fundamental para os estudos da Teoria de Moda, Moda e literatura no Brasil, com o livro O espírito das roupas: a Moda no século dezenove (Companhia das Letras, 1987). O evento contará com três mesas. A primeira, O Brasil como ideia, começará às 9h, com os professores Silvio Rosa Filho e Priscila Loyde Gomes Figueiredo; a segunda, às 13h, contará com a participação de Brunno Almeida Maia - organizador da jornada - e da professora Suzana Avelar (USP). Na conversa, os dois irão investigar as relações da moda com a filosofia, com a arte e com a literatura. A última mesa, que encerrará o evento com uma homenagem à Gilda, contará com as presenças de Celso Lafer, presidente da Fundação Ema Klabin, do ex-ministro Renato Janine Ribeiro (USP e Unifesp) e dos professores Walnice Nogueira Galvão (USP) e Jorge Coli (Unicamp). A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas clicando aqui.

PublishNews, Redação, 04/12/2019

Em maio de 2016, milhares de pessoas se reuniram para dar adeus a Chen Zhongshi em seu velório em Xi’an, capital da sua província natal de Shaanxi. Nas suas últimas décadas de vida, o autor viu sua popularidade crescer imensamente – tudo por conta do sucesso internacional de Na terra do Cervo Branco (Estação Liberdade, 864 pp, R$ 119 - Trad.: Ho Yeh Chia, Márcia Schmaltz e Mauro Pinheiro). A obra é fruto do esforço monumental de recriar as marés históricas e conflitos políticos do século XX na China, ao mesmo tempo acertando contas com a milenar tradição do país. Na planície que dá nome ao livro, as famílias Bai e Lu, parte de um mesmo clã, alternam-se no poder. Acompanhamos três gerações destas famílias, lideradas respectivamente pelo honrado Bai Jiaxuan e por seu amigo e rival Lu Zulin, enquanto tentam passar pela arrasadora onda de mudanças e destruição a que o povo chinês foi submetido na primeira metade do século XX. Com um importante fundo histórico, o elenco de personagens criado por Chen Zhongshi compõe um retrato das formas possíveis de viver perante as catástrofes do destino.

“A arte inquieta, arranca do conforto o olhar de quem a contempla, a absorve, a enfrenta, dissolve a repetição pela repetição, as cristalizações.”
Paulo Scott
Escritor brasileiro
1.
Como fazer amigos e influenciar pessoas
2.
A sutil arte de ligar o foda-se
3.
Enfodere-se!
4.
Escravidão -Vol 1
5.
Como fazer amigos e Influenciar pessoas - Edição comemorativa 80 anos
6.
Essa gente
7.
A garota do lago
8.
Mais esperto que o diabo
9.
Seja foda!
10.
O poder da autorresponsabilidade
 
PublishNews, Redação, 04/12/2019

O território é o Bronx nova-iorquino da década de 1940, um lugar cercado de mulheres ansiosas e boas de briga, destacando-se entre elas a indomável mãe judia da autora. Afetos ferozes (Todavia, 208 pp, R$ 64,90 – Trad.: Heloisa Jahn), de Vivian Gornick, é a história de um elo delicado e muitas vezes exaustivo, a crônica de uma ligação que define e limita ao mesmo tempo. É também o retrato de uma sociedade e de uma era em que as mulheres começaram a se tornar protagonistas de suas próprias histórias - além de uma das mais profundas meditações sobre a experiência de ser mulher. Crítica, jornalista e ensaísta experiente, Gornick perambula pelas ruas de Manhattan com sua mãe idosa. Ao longo desses passeios repletos de histórias, lembranças, reprimendas e cumplicidades, o leitor conhece a história da luta — ferrenha e muitas vezes dolorosa — de uma filha para encontrar o seu lugar e a sua voz no mundo.

PublishNews, Redação, 04/12/2019

Militante e panfletário, ele transformou a sua vasta produção literária – uma obra com 17 volumes, entre eles romances, crônicas (que publicou em dezenas de jornais e revistas do Rio de Janeiro), contos, memórias e críticas literárias – em uma ativa tribuna de combate ao preconceito racial e à discriminação social, transformando o ato de escrever um ato político, onde debatia e demonstrava o seu ponto de vista que por vezes sobrepujava os limites literários. Fruto de sua época, nascido livre sete anos antes da Abolição da Escravatura, a produção literária de Lima Barreto é marcada pela investigação das desigualdades sociais e por uma leitura crítica sobre os homens e as suas relações frente a uma sociedade provinciana e hipócrita. Os 13 contos apresentados na edição bilíngue de O homem que sabia javanês e outros contos selecionados (Landmark, 272 pp, R$ 45 - Trad.: Francisco Araújo da Costa) apresentam toda a luta de Lima Barreto para romper as barreiras sociais, políticas e do vazio intelectual da sua época.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.