Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 06/10/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 06/10/2017

Candice Pascoal estreou na lista dos mais vendidos com 'Seu sonho tem futuro' | © DivulgaçãoComo toda e qualquer lista, a do PublishNews tem algumas lacunas, a gente reconhece. A sua metodologia é clara e transparente, mas há limitações. Uma delas diz respeito ao Ranking das Editoras. A lista leva em conta apenas e tão somente o número de títulos emplacados. Ou seja, pode acontecer de a editora que lidera o ranking ter emplacado mais títulos, mas ter vendido menos exemplares do que outra editora que esteja menos bem-posicionada no ranking. Um exemplo claro disso aconteceu nessa semana. A Editora Gente emplacou sete títulos na semana, o que lhe garantiu o quarto lugar do Ranking Geral das Editoras. Esses sete títulos venderam 15.080 exemplares. O Grupo Companhia das Letras, que encabeça o Ranking, emplacou 17, que juntos, venderam 13.965 exemplares. Nessa semana a Gente lidera isolada duas das cinco categorias: a de Ficção, com No colo dos anjos, que vendeu 4.527 exemplares, e a de Negócios, com Seu sonho tem futuro, de Candice Pascoal (na foto ao lado) que acaba de estrear na lista vendendo 4.547 exemplares. Esses dois, bom que seja dito, aparecem no alto da Lista Geral, ocupando a segunda e a terceira posições. Perderam apenas para Felipe Neto (Coquetel / Ediouro). Quer dizer... se você é daqueles que acha que o “livrão” do youtuber deveria estar fora da lista já que tem cara de revista, os dois títulos da Gente estariam no topo da lista, liderando com folga, já que o terceiro colocado seria – nestas condições – Batalha espiritual (Petra / Ediouro), que vendeu “só” 2.907 exemplares na semana. Bom ressaltar aqui que o livro do padre Reginaldo Manzotti permanece na primeiríssima posição da Lista Geral Anual de 2017, com 120.938 exemplares vendidos. Por falar no padre, é interessante destacar que ele acaba de emplacar novo título da lista: Meu primeiro livro da vida de Jesus (Petra / Ediouro), que ocupa a 3ª posição da Lista Infantojuvenil, com 1.266 exemplares vendidos. Clique no Leia Mais e veja outros destaques da semana.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

Até o próximo dia 29, a Fundação Itaú Social espera distribuir 3,6 milhões de exemplares de livros dentro da campanha Leia para uma Criança. Já pensando no ano que vem, o Itaú Social prepara para a próxima segunda-feira (9), um evento no qual vai falar sobre o processo de seleção de livros que irá compor a sétima edição da campanha, que irá para as ruas em 2018. O evento acontece na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 – São Paulo / SP), a partir das 15h. Neste ano, os títulos selecionados foram O menino azul (Global Editora), de Cecília Meireles, e Em cima daquela serra (Companhia das Letrinhas), de Eucanaã Ferraz. Os livros Itaú são sempre escolhidos por um conjunto de especialistas em literatura infantil com o objetivo de garantir que as histórias tenham importante contribuição para o desenvolvimento intelectual das crianças. Além disso, serão disponibilizados cinco mil livros no formato de fonte ampliada e braile, adaptados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, para contemplar pessoas com deficiência visual. Os livros podem ser solicitados por qualquer pessoa pelo site do Itaú. Já para o evento de segunda-feira, o credenciamento deve ser feito pelo e-mail itausocial@yourwish.com.br.

PublishNews, Camila Cabete, 06/10/2017

Me responda: você quer seus livros somente numa loja? Editores, vocês colocando os seus livros digitais em apenas uma loja, estão dando 100% de seu market share para uma empresa só. Não é aconselhável em qualquer negócio, a não ser quando nos casos de licenciamento. Por menor que sejam as vendas em outras lojas, o ideal é que nunca se coloque todos os ovos na mesma cesta. Pensar diferente disso é algo que não faz qualquer sentido. Caso discordem, me convençam! Não vai ter desconto maior que me convença. É uma atitude limitante e nada sustentável. Caso tenham problema de administração de conteúdo, metadados e limitações tecnológicas, não é justo ficar aconselhando coleguinhas a usar somente uma loja para vender seu conteúdo, se existem empresas no Brasil que podem te ajudar com isso. Assumir a incompetência é muito mais produtivo do que ficar fazendo desserviço para um mercado já, há muito, em transformações e dificuldades. Depois não vem dizer que não avisei! Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta coluna.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

Emmanuel Macron e Angela Merkel conversam com Christian Kern, chanceler Austríaco, no Tallinn Digital Summit, que aconteceu no mês passado | © Annika Haas / WikiCommonsOs profissionais que forem para a Feira do Livro de Frankfurt, que acontece de quarta (11) a domingo (15) da próxima semana, e foram convidados para a cerimônia de abertura, que acontece na terça (10), já podem se preparar: o controle para entrada no auditório do Congress Center será certamente reforçado. É que a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron estarão presentes na cerimônia. “A presença da chanceler Merkel e do presidente Macron na cerimônia de abertura da Feira simboliza a relação muito próxima entre Alemanha e França e o compromisso dos dois países com uma Europa forte e unida”, comentou Juergen Boos, diretor da Feira. Lembrando que, para esta edição, o homenageado não é um país, mas uma língua, o francês, idioma falado por 274 milhões de pessoas nos cinco continentes. São esperados 180 autores francófonos para os 300 eventos organizados pelo comitê de país homenageado. O autor e dramaturgo Wajdi Mouawad, nascido no Líbano e radicado no Canadá, e a atriz alemã Judith Rosmair farão o discurso em nome dos artistas.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

Projeto cenográfico da próxima edição do LER | © Suzane QueirozNo ano passado, a LER, Salão Carioca do Livro, foi muito bem elogiado por todos que passaram pelo evento, inclusive por Carlo Carrenho, CEO do PublishNews que conferiu tudo de perto. Um festival de livros e ideias diferentes, com autores, livrarias, editoras – especialmente as novas e independentes -, exposições, oficinas, mesas para falar sobre o mercado e muito mais. Este ano, a LER deveria acontecer no próximo mês, mas para repetir o sucesso da primeira edição e fazer ainda melhor, o Salão Carioca do Livro tomou o tempo como aliado e agora está marcado para acontecer de 17 a 20 de maio de 2018, novamente nos Armazéns 2 e 3 do Piér Mauá, na região portuária da capital fluminense. Para a segunda edição, Julio Silveira, nosso colunista e curador do evento, promete: “não queremos apenas repetir a alegria da primeira. Queremos surpreender, fazer mais e melhor. A segunda edição da LER tem de ser mais aberta, mais acolhedora, com mais apaixonados pela literatura”. Agora é esperar para ver.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

A próxima edição do projeto literário Delícias da Literatura irá explorar a obra do escritor moçambicano Mia Couto. A sensibilidade e a diversidade da obra de Mia Couto fizeram com que a Cia. Luarnoar optasse novamente por levar ao público contos e poemas de Mia Couto como Estórias abensonhadas, Vozes anoitecidas e Poemas escolhidos. A leitura é acompanhada com áudios que criam uma trilha para cada história, batizada de “cenários sonoros”. Nos intervalos entre cada texto, são oferecidos mini alfajores e uma taça de bom vinho. O evento acontece logo mais, às 19h30, na Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97 – São Paulo / SP). O ingresso custa R$ 50.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

A foto é antiga, mas o PublishNews procurou e achou: Bernardo Gurbanov se deliciando com uma feijoada | © Redes sociais do livreiroNo dia 7 de outubro, comemora-se o Dia da Hispanidade. Para marcar a data, a Livraria Letraviva, de Bernardo Gurbanov, que também preside a Associação Nacional de Livrarias (ANL), e a Escola España Aquí realizam a 1ª Feira do Livro Espanhol de Pinheiros, que vai dar descontos de até 50% em livros e em cursos, além de uma programação cultural que inclui palestras sobre comidas típicas de Cuba e da Espanha. O ponto alto do evento, que acontece das 11h às 16h, será a leitura que Gurbanov, que aparece ao lado se deliciando com uma feijoada, fará da sua crônica A primeira feijoada, ninguém esquece, que está marcada para acontecer às 14h. A Letraviva e a España Aquí ficam na Rua dos Pinheiros, 334.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

No próximo sábado (07), a partir das 14h, Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez estarão na Casa do Saber (R. Dr. Mario Ferraz, 414, Jardim Paulistano – São Paulo / SP) para o lançamento do livro Em busca de nós mesmos (Citadel), escrito pela dupla. No livro, eles apresentam um percurso acessível e descontraído pela história do pensamento e das ciências da mente, ressaltando a complementaridade entre ambas e instigando o leitor a formar também suas próprias conclusões.

“Creio que nada substitui a leitura de um texto, nada substitui a memória de um texto, nada, nenhum jogo.”
Marguerite Duras
Escritora francesa (1914-1996)
1.
Felipe Neto
2.
Seu sonho tem futuro
3.
No colo dos anjos
4.
Batalha espiritual
5.
Sapiens
6.
Crer ou não crer
7.
It - A coisa
8.
O poder da ação
9.
O único livro que todo empresário precisa ler
10.
Propósito
 
PublishNews, Redação, 06/10/2017

Neste sábado (7), a partir das 13h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo / SP), acontece a tarde literária. Em parceria com a Brinque-Book, o evento irá celebrar a literatura infantil com seis horas de atrações pensadas especialmente nas crianças e famílias. Vai ter show musical, contações, bate-papo com autores e oficina de ilustração, além de sessão de autógrafos para os lançamentos. Autores como Heloisa Prieto, Laurabeatriz, Fabio Quinteiro, Fernando Villela, Ilan Brenman (na foto ao lado) e Silvana Rando estarão presentes. Quem participar poderá ainda levar para casa marca-páginas, bottons e tirar uma foto de recordação. Além disso, todos os livros da Brinque-Book e da Escarlate estarão com 20% de desconto.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

Uma jovem mãe conta a sua filha como ela já era cercada de amor, gentileza e divertimento mesmo antes de nascer. A risada da menina, seu amor por música, sua doçura e seu espírito protetor vêm do período em que estava em sua barriga, tempo em que sua mãe cantava e dançava com ela, comia bolo de chocolate e alimentava passarinhos e gatinhos de rua. Quando você estava na minha barriga (Globinho, 40 pp, R$ 42 – Trad.: Silvana Salerno) é a canção da mãe para sua filha em formação, retratando o aconchego e a magia de uma época em que ela estava grávida. A história lírica da autora best-seller Thrity Umrigar e as encantadoras ilustrações de Ziyue Chen falam sobre os momentos vividos durante a gravidez e como eles influenciaram a menina que agora cresce.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

Um frio de fazer a gente tremer e ranger os dentes, com direito à ventania ruidosa e rajadas gélidas. É desse jeito o coração do menino: inverno o tempo todo. Foi de repente que o inverno chegou e se instalou de vez, espantando qualquer resquício de primavera, outono ou inverno. Lá dentro, no coração ainda pequeno, lufadas de saudade da voz do pai, sopros de saudade do colo da mãe, o faziam chacoalhar no mais doído silêncio. Coração de inverno, coração de verão (Zit, 48 pp, R$ 34,90 – Ilustrações: Alexandre Rampazo), de Leticia Sardenberg, retrata de forma poética e delicada a solidão de um menino em luto. Em meio às nevascas e à aridez branquíssima das terras geladas – que são, por hora, seu espírito – o garoto se deixa guiar pela curiosidade, numa viagem em busca de alguém que possa, enfim, enxergar o frio que está sentindo por dentro.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

O que é xenofobia? Em Deixando para trás (Franco Editora, 32 pp, R$ 38 – Ilustrações: Vanessa Alexandre), Kiara e seus colegas terão que fazer uma apresentação para a professora sobre o tema. A turma vai receber um colega refugiado da Síria. E o que é refugiado? Zayn entra na sala com o olhar perdido e ombros caídos, peso da vivência de uma tragédia humanitária em plena infância. Nessa trajetória de inúmeras descobertas, o que os dois não consideram é que se tornarão melhores amigos. E, mais do que isso, descobrirão na prática o que é essa tal de xenofobia. Na obra, a escritora Ana Dantas traz uma história de esperança e futuro para uma criança refugiada no Brasil e que fala de amor ao próximo.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

Pinóquio já realizou o seu sonho e conseguiu se tornar um menino de verdade. Para que ele não se sentisse sozinho, seu pai, Gepeto, lhe fez três irmãos de madeira. E como Pinóquio, cada um tem um sonho: Júnior quer ser de plástico e Segundo quer ser músico. Já a pequena Pinóquia quer apenas ler, estudar e aprender de tudo. Na escola, por exemplo, preferia ficar sozinha lendo na hora do intervalo, do que ir brincar com seus irmãos. Quando a Fada Azul finalmente aparecer para os três bonecos, terá muito trabalho para atender aos pedidos e entender que cada um faz as próprias escolhas na vida. Esse é a história de Pinóquia (Melhoramentos, 40 pp, R$ 35), obra escrita por Jean-Claude Alphen, que elegeu o próprio Pinóquio como narrador.

PublishNews, Redação, 06/10/2017

Faro apurado, senso crítico e curiosidade: três qualidades que não podem faltar em uma detetive. Os amigos Cecília, Mariela e Bernardo gostam de questionar, descobrir coisas novas e não se dá por convencida facilmente. Quando uma grande estátua de bronze, que enfeitava a praça do condomínio desaparece, a menina e seus amigos resolvem investigar. Construído numa antiga fazenda, o condomínio possui a Casa Velha, antiga sede da propriedade, onde os personagens investigam o local para tentarem desvendar o mistério. Muitas atitudes estranhas e a chegada de um sujeito desconhecido ao lugar faz com que todos se tornem suspeitos. Detetive Cecília e a águia de bronze (Editora do Brasil, 80 pp, R$ 42,60), foi escrito por Luis Eduardo Matta, que pretende com a obra, entusiasmar os jovens a descobrir a leitura.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 06/10/2017

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.