Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 10/08/2017
Atende os segmentos de: Presentes Corporativos, Projetos Gráficos Especiais, linha Premium de embalagens e caixas rígidas, além de produtos para lojas de Papelaria & Presentes
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
PublishNews, Redação, 09/08/2017

O Ministério da Cultura (MinC) anunciou nesta quarta-feira (09) que Cristian Brayner, titular do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB) desde dezembro de 2016, pediu exoneração do cargo. O MinC aproveitou o mesmo comunicado para informar que o DLLLB deixa de ser subordinado à Secretaria da Cidadania e da Diversidade (SCDC) e passa a responder à Secretaria da Economia da Cultura (SEC), capitaneada por Mansur Bassit, ex-diretor da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Brayner, que é bibliotecário da Câmara dos Deputados, volta para a sua antiga casa, onde promete continuar lutando pelas políticas públicas do livro. O DLLLB é responsável pela formulação, implementação, monitoramento e avaliação da política do MinC no campo do livro e da leitura. Em 2014, passou a incorporar na sua estrutura o Sistema Nacional de Bibliotecas (SNBP); o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler); e a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles - BDB, além das Coordenações-Gerais de Leitura e de Literatura e Economia do Livro.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

Relatório do deputado Thiago Peixoto é aprovado por unanimidade na Comissão de Cultura da Câmara | © Cláudio AraújoA Comissão de Cultura (CCult) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado goiano Thiago Peixoto (PSD) favorável ao projeto que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), a Lei Castilho, como estratégia para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil. No relatório, Peixoto ressalta que o Projeto de Lei (PL) é “resultado de um grande debate feito entre o segmento editorial, a sociedade civil organizada e o poder público. Uma verdadeira congregação em prol do desenvolvimento da leitura, literatura e escrita no Brasil” e conclui que “trata-se de uma matéria louvável e de suma importância para o desenvolvimento cultural, social e democrático do país, que merece ser apoiada e concretizada”. De autoria da senadora Fátima Bezerra (PT / RN), o PL foi proposto por José Castilho Marques Neto, em maio de 2016, quando ainda era secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). No Senado, o PL teve relatoria favorável do senador Paulo Paim (PT / RS) e, depois de aprovado, seguiu para a Câmara dos Deputados, onde ainda terá que passar pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e Cidadania. O PL tem apreciação conclusiva pelas comissões, o que significa que não passará pelo plenário antes de seguir para a sanção presidencial.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

Alexandre Martins Fontes será entrevistado por Carlo Carrenho dentro da programação da Convenção Nacional de Livrarias | © DivulgaçãoA 27ª Convenção Nacional de Livrarias, que este ano acontece nos dias 29 e 30 de agosto no Sheraton Grand Hotel (Av. Niemeyer, 121, Leblon - Rio de Janeiro / RJ) trará debates e cases que demonstrarão as diversas tendências comerciais, como os marketplaces, que hoje buscam atender eficientemente o cliente final, o leitor. Com o tema O livreiro, de leitor a gestor, a Associação Nacional de Livrarias (ANL) traz para a abertura oficial da sua 27ª Convenção, às 14h50, o cartunista e escritor Mauricio de Sousa, para participar da palestra Quando o trabalho também é paixão!. O evento discutirá ainda, dentre outros assuntos, os dados do varejo do livro no Brasil; as soluções para uma melhor circulação do livro; a formação do Livreiro Leitor; o comércio varejista do livro e a Política Nacional do livro e regulação de preços, uma das principais bandeiras da ANL. Entre os destaques da programação está a mesa Com a palavra, o CEO, em que Carlo Carrenho, fundador do PublishNews, vai entrevistar o editor e livreiro Alexandre Martins Fontes (foto ao lado). Além disso, a Convenção terá também sua tradicional Rodada de Negócios e o lançamento Guia das Livrarias Cariocas – AEL-RJ, organizado pela Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro – RJ. A programação completa pode ser acessada clicando aqui e as inscrições podem ser feitas no site da ANL.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

A 24ª Feira Internacional do Livro de Pequim (BIBF), marcada para acontecer de 23 a 27 de agosto terá novas áreas dedicadas aos livros de estilo de vida, artes e interesse doméstico, setores que atualmente apresentam um forte crescimento na China. Outras áreas que estão em constante crescimento na indústria chinesa, como livros infantis e não ficção também estarão bem representadas. O recinto da exposição deste ano inclui sete pavilhões e uma área de exposição total de 92.700 m², 14 mil a mais do que no ano anterior. Cerca de 300 mil publicações de mais de 2.500 expositores chineses e internacionais de 89 países e regiões estarão em exibição, e as principais editoras do mundo estarão presentes. A feira também terá demonstrações de culinária com os melhores chefs internacionais e degustação de vinhos para atrair a atenção e o interesse dos visitantes. Já a nova sessão dedicada às artes, Made in Creative, com 14 mil m² que abrigará a indústria criativa, incluindo museus e instituições de arte e organizações culturais. Este ano, a Feira Internacional do Livro de Pequim espera ter um aumento no número de expositores e visitantes, devido ao contínuo crescimento saudável dos mercados chinês e asiático. No ano passado, mais de 5 mil acordos de direitos foram negociados durante a feira. "Todos os anos, a BIBF atrai cada vez mais expositores internacionais, devido à melhor cooperação no exterior e à contínua globalização da indústria editorial chinesa. É cada vez mais uma via de mão dupla à medida que o número de obras traduzidas cresce - com títulos chineses agora vendidos internacionalmente em maior quantidade e conteúdo importado do exterior", comentou Liying Lin, vice-presidente da Feira.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

A Saraiva anunciou o lançamento do leitor on-line Lev, plataforma de leitura on-line da rede, que permite acessar todo o acervo da Saraiva por meio do navegador web do computador, sem a necessidade de fazer download de aplicativo. A novidade reforça a estratégia da rede de oferecer para os clientes uma experiência completa no ecossistema digital da Saraiva, com todo o seu conteúdo e plataformas integrados. Para utilizar o leitor on-line Lev, basta acessar o site pelo desktop e entrar com login e senha da conta na Saraiva. Em seguida, o usuário terá acesso a sua Biblioteca Lev Saraiva, com todos os seus livros digitais comprados na rede, além do acesso a todo o acervo da loja. O leitor conta também com recursos de notas e marcadores, que permitem realizar anotações com informações adicionais sobre o livro. O ecossistema digital da Saraiva é integrado, assim, é possível iniciar a leitura no leitor on-line Lev no computador, migrar para o Aplicativo Lev, depois utilizar o Lev, e-reader da Saraiva, e assim por diante.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegerá nesta quinta-feira (10), a partir das 16h, no Petit Trianon (Av. Presidente Wilson, 203 - Castelo - Rio de Janeiro / RJ), o novo ocupante da Cadeira 27, vaga desde a morte do acadêmico, professor e escritor Eduardo Portella, no dia 3 de maio deste ano. Concorrem à sucessão 10 candidatos, e será eleito aquele que alcançar a maioria absoluta dos votos. São eles, por ordem de inscrição: Antonio Cícero Correia Lima, Alfredo Sirkis, Cláudio Aguiar, José Itamar Abreu Costa, Eloi Angelos G. D’Aracosia, Adenildo de Lima, Delasnieve Daspet, Felisbelo da Silva, Luís Carlos de Morais Junior e Helio Begliomini. Os ocupantes anteriores da cadeira 27 foram: Joaquim Nabuco (fundador) – que escolheu como patrono Maciel Monteiro –, Dantas Barreto, Gregório da Fonseca, Levi Carneiro e Otávio de Faria.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

A Livraria da Travessa (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Rio de Janeiro / RJ), recebe logo mais, às 19h, o lançamento do livro Dois irmãos – Roteiro da série (Cobogó, 368 pp, R$ 62), escrito pela roteirista Maria Camargo, a partir da obra de Milton Hatoum. O livro contém notas e comentários da autora que revelam o processo de adaptação do romance para a televisão e apontam diferenças e semelhanças entre o roteiro e a série finalizada. Na próxima terça (14) é a vez de São Paulo receber o lançamento na Livraria da Vila (Al. Lorena, 1731 – São Paulo / SP). Nesse encontro na capital paulista, Maria e Milton participarão de um bate-papo sobre o livro às 18h30, antes da sessão de autógrafos.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

Marcelino Freire conduz a série de encontros do 'Clube de Leitura do Sesc Belenzinho | © Mario Miranda FilhoMarcelino Freire (na foto ao lado) conduz a quinta edição do Clube de Leitura do Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000 – São Paulo / SP), logo mais, às 20h. Dessa vez, o livro selecionado para pautar o encontro foi Um defeito de cor (Record, 952 pp, R$ 99,90), da mineira Ana Maria Gonçalves. A obra é inspirada em Luísa Mahin, uma ex-escrava africana, radicada no Brasil, que articulou revoltas e levantes de escravos na Província da Bahia, nas primeiras décadas do século XIX. O livro conta a trajetória de uma menina do Reino do Daomé, capturada como escrava aos oito anos até sua volta à terra natal como mulher livre. O encontro é gratuito e acontece na biblioteca da unidade.

“O declínio da literatura indica o declínio de uma nação”
Johann Goethe
Escritor alemão (1749-1832)
1.
Sapiens
2.
Milagres
3.
Na minha pele
4.
Batalha espiritual
5.
Rebeldes têm asas
6.
O mundo de Larissa Manoela
7.
O poder da ação
8.
Propósito
9.
Outros jeitos de usar a boca
10.
Prisioneiras
 
PublishNews, Redação, 10/08/2017

A ZL Editora abriu as inscrições para autores que quiserem participar da quarta edição bilíngue, português-francês, da Antologia escritores da língua portuguesa. Cada autor poderá ocupar até três páginas e terá direito a cinco exemplares da antologia. Apesar da obra prestigiar contos e crônicas, os escritores podem enviar outros tipos de textos, como poemas, prosas, entre outros. Segundo Jô Ramos, idealizadora da iniciativa, o projeto busca proporcionar aos autores maior visibilidade da sua produção literária, não só no Brasil como também no exterior. A antologia tem previsão de lançamento para 1º de dezembro, durante o evento comemorativo Troféu da Literatura Brasileira 2017, num jantar que acontecerá no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Os interessados devem se cadastrar pelo e-mail zlcomunicacao8@gmail.com até o dia 31 de agosto.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

Com sede em Blumenal (SC), a Editora Vale das Letras completa seus 15 anos no mercado. Com uma linha de produtos diversificada que inclui livros cartonados, pop-ups, capa dura, almofadados, livros interativos, banho, pano, quebra-cabeças, dentre outros itens, a editora mantém seu foco no nicho dos livros infantis com caráter didático, educacional e cultural. Com isso, a Vale das Letras se especializou na criação de livros que possam ser comercializados a preços acessíveis, sem abrir mão de um conteúdo rico e consistente. Seu objetivo é minimizar a elitização do livro infantil para que o máximo de famílias possa ter acesso à leitura. Com mais de 1.600 obras publicadas, a editora prepara para os próximos meses quatro títulos do Ursinho Bobby, um título de Colorir & Atividades e seis livros Pop-up.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

Em Todos contra todos (LeYa, 144 pp, R$ 29,90), o historiador Leandro Karnal afirma que o ódio é um dos espelhos mais poderosos para olharmos nosso próprio rosto. Que a maldade é tão próxima do ódio quanto da inveja. Em tempos de coxinhas contra petralhas, xenófobos, misóginos e homofóbicos contra imigrantes, o novo feminismo e os movimentos LGBT, em tempos do politicamente correto contra os seus críticos mais mordazes, Karnal mostra que a história e a realidade revelam um lado sombrio do brasileiro que costumamos não reconhecer: somos violentos no trânsito, nas ruas, nos comentários das redes sociais e fofocas nas esquinas; somos violentos ao torcer por nosso time e ao votar; somos violentos cotidianamente. Em Todos contra todos, ele combina erudição e leveza, profundidade e humor e escancara a polêmica das palavras agressivas, a natureza das reações raivosas dirigidas ao outro e o porquê de escondermos de nós mesmos as pequenas e grandes maldades do dia a dia.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

Em 7 de novembro de 1831, foi promulgada a lei que proibia a importação de escravos para o país e punia todos os envolvidos na atividade. O avanço legal se devia, ao menos em parte, à pressão exercida pela Coroa britânica. Como se sabe, o Estado brasileiro acabou se mostrando conivente com o tráfico ilegal de africanos e a escravização de suas vítimas nos anos seguintes. Apesar de ter tido impacto importante no avanço do movimento abolicionista, a imposição sancionada seria, no fim das contas, “para inglês ver”. Em Africanos livres (Companhia das Letras, 608 pp, R$ 74,90), Beatriz G. Mamigonian toma a lei de 1831 como o eixo narrativo, ao qual se imbricam a análise da experiência dos ex-escravos, de sua administração pelo governo imperial e dos efeitos do contrabando. Baseado em pesquisa inédita, o livro avança até a campanha abolicionista na década de 1880, quando os militantes mais radicais forçavam o reconhecimento de todos os africanos ilegalmente escravizados como “africanos livres”.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

O centenário da Revolução Russa é uma efeméride que vai muito além do fato propriamente dito. Nela está contido um processo histórico de conquistas civilizatórias, como o acelerado progresso social, as transformações políticas revolucionárias e a evolução científica – aspectos essenciais do ideal socialista ressaltados no livro 100 anos da Revolução Russa - Legados e lições (Anita Garibaldi, 362 pp, R$ 45). Com ele, a Fundação Maurício Grabois apresenta um conjunto de textos de pesquisadores e estudiosos, abrangendo um amplo leque de temas que compõem o legado e as lições da experiência socialista inaugurada com a Revolução de 1917. O livro apresenta um painel multifacetado de aspectos importantes que retrata uma panorâmica com destaques reveladores do legado e das lições da trajetória soviética e de seus desdobramentos, indicando perspectivas para esta nova fase da jornada emancipadora.

PublishNews, Redação, 10/08/2017

Tira-teimas da língua portuguesa (Gryphus, 394 pp, R$ 44,90), do professor J. Milton Gonçalves, aborda centenas de proble­mas da língua portuguesa – rigorosamente em ordem alfabética – e é uma obra de referência muito prática e com uma didática bem descontraída. Na seção Questões vernáculas, o leitor vai encontrar coisas in­suspeitas: vai perceber, por exemplo, que a locução lava jato e o termo lava-jato são modelos sem identidade linguística, apesar de serem formas amplamente difundidas pela nossa imprensa. Mais pasmado vai ficar ao descobrir que lírio do campo não tem hífen, quando a regra (segundo o novo acordo) diz que palavras compostas designativas de espécie botânica grafam-se com hífen. O capítulo Acidentes de redação mostra palavras mal-empregadas ou desnecessárias que tornam a comunicação hilariante, como neste caso: "Antes de morrer, Cristiano Araújo fez um seguro de vida beneficiando seus familiares". Os 150 pecados capitais da língua portuguesa representam um dos itens mais práticos e interessantes do livro. Nele estão os erros mais comuns provocados pela falta de conhecimentos básicos e muitas outras dicas.

 
©2001-2025 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.