Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 28/10/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Cassia Carrenho, 28/10/2016

Paulo Vieira assume a dianteira da lista geral desta semana | © DivulgaçãoO livro Fator de enriquecimento (Gente), do autor Paulo Vieira, conseguiu o feito de deixar youtubers e estrelas mirins para trás e assumiu o primeiro lugar na lista geral, com 4.881 exemplares vendidos. Paulo é autor de outro best-seller: O poder da ação (Gente), que também entrou na lista de autoajuda, em oitavo lugar, com 1.243 exemplares vendidos. Esse livro já vendeu 84.880 exemplares na lista anual. O diário de Larissa Manoela (HarperCollins Brasil) continua firme na liderança da lista infantojuvenil, com 3.829 na semana, e na lista geral mensal, com 26.981 exemplares vendidos em outubro. A Intrínseca também tem motivos para comemorar. Pela segunda semana consecutiva, alcançou o primeiro lugar no ranking das editoras da semana, dessa vez isolada, repetindo os 16 títulos da semana anterior. Em segundo, a Sextante, com 15, seguida por Companhia das Letras, com 14. No ranking mensal de outubro, o Grupo Companhia das Letras assumiu a liderança com 20 títulos, deixando a Sextante com 19 e a Intrínseca com 18. Clique no Leia Mais e veja outros destaques da lista desta semana.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Geraldo Carneiro é o novo ocupante da Cadeira 24 | © DivulgaçãoA Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu ontem (27) o novo ocupante da Cadeira 24. O vencedor foi o poeta, tradutor, letrista e roteirista mineiro Geraldo Carneiro, que obteve 33 votos e foi eleito no primeiro escrutínio, sucedendo o crítico teatral, teatrólogo, jornalista, professor, ensaísta e historiador Sábato Magaldi, falecido no dia 14 de julho deste ano. Geraldo é autor dos livros de poesia Em busca do Sete-Estrelo , Verão vagabundo, Piquenique em Xanadu (prêmio Lei Sarney de melhor livro do ano), Pandemônio, Folias metafísicas, entre outros. Em 2011, recebeu o prêmio Emmy Internacional, pela adaptação de O astro, escrita no ano anterior em parceria com Alcides Nogueira e em 2013 publicou O discurso do amor rasgado, que ficou entre os finalistas do Prêmio Jabuti.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Murilo Rubião é o homenageado do Fórum das Letras de Poços de Caldas deste ano | © DivulgaçãoA cidade de Ouro Preto realiza entre os dias 10 e 15 de novembro, mais uma edição do Fórum das Letras. Este ano, o evento que já se consolidou como um dos mais importantes do gênero será norteado pelo tema O Brasil e terá como patrono o escritor Murilo Rubião. A programação gratuita incluirá discussões sobre a produção literária, a cultura, o atual contexto político e de resistência e também a forma como o país é visto no exterior e contará com a participação de dezenas de convidados nacionais e internacionais. Uma das novidades previstas para este ano será a realização do Cineclube Futura, em parceria com o canal de televisão. O projeto, voltado para educadores, estudantes e moradores da região, tem foco na exibição de conteúdos audiovisuais que abordam questões como direitos dos povos indígenas, novas questões de gênero e seus desafios, conflitos de origem étnica e racial, dentre outros. A programação completa do evento estará disponível em breve no site do Fórum das Letras, mas por enquanto, o músico Emicida e o escritor Ferréz já estão confirmados para participar de um debate na mesa de abertura do evento.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Ziraldo participará da 'Festa Literária de Pirenópolis (FLIPIRI)' | © Ana CollaA Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) chega à sua oitava edição e terá como tema deste ano Literatura & Natureza. O evento, que acontece de 18 a 20 de novembro, tem como objetivo fomentar a produção literária e a formação de novos leitores. Para isso, a festa levará para diversos prédios históricos e espaços culturais da cidade goiana, eventos como oficinas, bate-papos, mesas e palestras com mais de 25 escritores, dentre eles, Ziraldo, Elder Rocha Lima, Tiago de Melo Andrade, Ignácio de Loyola Brandão, Rita Gullo, Nurit Bensusan e Christie Queiroz. Dentre as atividades que merecem destaque está a Flipiri Itinerante, ação educativa que a cada edição garante aos jovens e crianças, de toda a rede de ensino da região, o acesso ao universo literário com ações educativas e culturais. Já o Encontro FLIPIRI de Ilustradores, que promove o contato de profissionais da área com leitores e escritores, terá três mesas sobre ilustração e literatura e duas oficinas sobre ilustração para crianças e adultos. E ainda, alinhado ao tema deste ano, acontece uma mesa sobre a ilustração do cerrado. A programação completa da festa já está disponível no site da Flipiri.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

São Miguel Paulista, um dos bairros mais populosos da Zona Leste paulistana, se uniu às escolas, instituições locais, coletivos culturais e universidades para realizar a sétima edição do Festival do Livro e da Literatura de São Miguel Paulista. O evento, marcado para acontecer do dia 9 a 11 de novembro, terá como tema as Narrativas de gênero: feminino, feminismo e outras histórias e terá uma pré-programação com duas caminhadas no dia 8 de novembro contra o machismo, no bairro União de Vila Nova, às 9h, e no Jardim Lapenna, às 14h. Ao longo dos três dias, o evento terá mais de 180 atividades em 46 pontos do bairro e contará com a presença da filósofa e ativista Djamila Ribeiro, a poetisa Miriam Alves e a historiadora Cidinha Campos. A programação completa do Festival você confere clicando aqui.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Depois de tanto mistério, a cantora Ana Carolina respondeu à pergunta que invadiu suas redes sociais na última semana: ‘o que é ruído branco?’. Depois de também ter vazado um áudio com trechos de um poema, a cantora revelou que lançará seu primeiro livro pela Editora Planeta já em dezembro. Escrito nos últimos dois anos, Ruído branco reunirá poemas e pinturas criadas pela artista, memórias da cantora contadas em prosa poética e fotos e letras de músicas inéditas.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Outra editora carioca vem por aí. Na quarta-feira (3), o advogado e escritor de obras de autoajuda, Villardo Prior, lança seu próprio selo editorial, a Villardo. A ideia é que a nova editora carioca publique livros de autores de sucesso na web, além de querer negociar a publicação de escritores consagrados nacionalmente. “Queremos negociar com os autores percentuais de direitos autorais que sejam mais atraentes para eles e que os possibilitem retorno financeiro mais rápido. Além disso, vamos lançar produtos que estejam vinculados aos livros, como mouse pads, canecas, canetas, capa de celulares, entre outros”, explicou Villardo. No coquetel de inauguração do selo que acontecerá na FNAC do Barra Shopping (Av. das Américas, 4666, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro / RJ), às 19h, será lançado ainda três títulos: 10 regras para um vencedor e Como melhor crescer na vida, do próprio Villardo e Sem olhos, de Luciana Castro. O evento será aberto ao público.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Em homenagem ao Dia Nacional do Livro (29/10) a Estante Virtual, plataforma que comercializa livros usados, fez um levantamento e divulgou os títulos nacionais mais procurados no site. Entre os campeões de venda estão os clássicos Vidas secas, de Graciliano Ramos; Memórias póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, ambos de Machado de Assis; Capitães de areia, de Jorge Amado; e Iracema, de José de Alencar. Somente em 2016, foram vendidos pelo site mais de 116 mil livros de literatura nacional, cerca de 17% a mais que no ano passado.

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.”
Rubem Alves
Escritor brasileiro (1933-2014)
1.
Fator de enriquecimento
2.
O diário de Larissa Manoela
3.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
4.
Por que fazemos o que fazemos?
5.
Tá gravando. E agora?
6.
Todo mundo tem um anjo da guarda
7.
Como eu era antes de você
8.
O homem mais inteligente da história
9.
A garota no trem
10.
Ruah
 
PublishNews, Redação, 28/10/2016

Maja Lunde lança o romance ‘Tudo que deixamos para trás’ | © DivulgaçãoAproveitando a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre (28/10 a 15/11), a escritora e roteirista norueguesa Maja Lunde vem ao Brasil para lançar seu romance Tudo que deixamos para trás (Morro Branco). Com uma escrita fluida entre três linhas temporais, Maja Lunde cria um panorama global da humanidade e sua relação com a natureza. Ela relata na obra como o desaparecimento das abelhas pode afetar o mundo todo, especialmente os humanos, e conta uma história sobre o relacionamento entre pais e filhos e o sacrifício dos progenitores por seus descendentes. A autora participa do painel A literatura norueguesa de Maja Lunde no dia 2 de outubro, às 18h, na Sala Oeste do Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico – Porto Alegre / RS) com mediação de Cláudia Laitano, e às 20h inicia-se a sessão de autógrafos. No dia seguinte (3), Maja parte para São Paulo para outro evento de lançamento, às 19h, na Livraria da Vila Lorena (Al. Lorena, 1731 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Na próxima quarta (3), o escritor português Valter Hugo Mãe lança seu novo romance Homens imprudentes poéticos (Biblioteca Azul / Globo Livros). A obra conta a história de Itaro, o artesão, e Saburo, o oleiro, vizinhos e inimigos num Japão antigo, onde a morte e a ausência de amor servem de pano de fundo para a linguagem lírica do autor. O evento que acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – São Paulo / SP), às 18h, terá ainda um bate-papo com Valter Hugo mediado pelo jornalista Ubiratan Brasil, seguido de sessão de autógrafos.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Como o título sugere, Criaturas estranhas (Fantástica Rocco / Rocco, 400 pp, R$ 44,50 – Trad.:Antônio Xerxenesky e Bruno Matos), de Neil Gaiman em parceria com Maria Dahvana Headley, é uma coletânea de 15 contos povoados por seres fantásticos, magníficos e às vezes assustadores. Assinadas por autores clássicos de ficção científica e fantasia, como Anthony Boucher e Diana Wynne Jones, a escritores contemporâneos, como Nnedi Okorafor e o próprio Gaiman, as histórias, que parecem ter saído de um sonho, ou talvez de um pesadelo, têm em comum o olhar atento e único de Neil Gaiman para o insólito. Além de uma introdução explicando a ideia por trás de Criaturas estranhas, cada um dos contos da coletânea é precedido por uma pequena biografia do autor e comentários de Gaiman e Headley sobre o que o leitor pode esperar do texto.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

A sétima cela (Astral Cultural, 320 pp, R$ 34,90 – Trad.: Ivar Panazzolo Junior), de Kerry Drewery, é o primeiro livro da trilogia A cela e conta a história de Martha Honeydew, a primeira adolescente a ser presa no novo sistema de justiça da Inglaterra. A polícia a encontrou ao lado do corpo de Jackson Paige, uma das celebridades mais queridas do país. Nesse novo sistema de justiça, o condenado tem sete dias – cada dia em uma cela diferente – para ter seu destino determinado pelos votos dos telespectadores. Se a audiência do programa decidir pela inocência do preso, ele será solto. Caso contrário, será morto na cadeira elétrica. Martha se declara culpada, mas há algo por trás da cena do crime que os telespectadores não sabem. Quem é, de verdade, Jackson Paige? Martha Honeydew é realmente a culpada? Será que esse sistema jurídico é justo? Nesta distopia eletrizante, todas essas questões nos fazem refletir sobre o poder do dinheiro que, muitas vezes, prevalece sobre a justiça. E Martha, uma adolescente forte e destemida, mostra sua crença em uma sociedade verdadeiramente justa, na força da amizade e do amor. Mesmo que isso possa custar sua própria vida.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

O martelo de Thor (Intrínseca , 400 pp, R$ 29,90 – Trad.: Regiane Winarski) continua as aventuras do sarcástico Magnus Chase, que divide seu tempo entre Boston e Valhala, o lár pós-vida dos guerreiros vikings. No primeiro volume da trilogia, A espada do verão, o jovem, que desde a morte da mãe vivia sozinho nas ruas da capital de Massachusetts, não só é morto por um gigante do fogo como descobre ser filho de Frey, o deus da fertilidade e da cura. Neste segundo livro da saga, que se passa seis semanas após o final do antecessor, Rick Riordan aposta novamente na mitologia nórdica atrelada a um senso de humor certeiro. Desta vez, porém, uma arma muito mais conhecida foi perdida: o martelo de Thor. O deus do Trovão e seu irmão Loki, são peças-chave desta jornada, recheada de criaturas mitológicas e sobrenaturais, mas também de referências ao cotidiano atual. Assim, enquanto lida com os questionamentos próprios da idade, Magnus tem mais uma vez que provar seu valor em meio aos soldados de Odin.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Não é uma cena incomum em filmes com adolescentes: nos acampamentos, à noite, em volta da fogueira, eles se reúnem para contar conhecidas historinhas de terror. Em Histórias assustadoras para contar no escuro (José Olympio / Record, 128 pp, R$ 29,90 – Trad.: Cristiane Pacanowski), o autor Alvin Schwartz lista uma série destes contos inspirados no folclore americano e nas lendas urbanas.Voltada para o público infantojuvenil, a obra dá dicas de como contar as histórias para assustar os amigos: que palavras enfatizar ou em que momento soltar um grito de pavor, por exemplo. Os textos são divididos por temas: há uma seção só de enredos de fantasmas, uma de tramas bizarras / nonsense, outra de narrativas mais recentes e contemporâneas, e até uma lista de histórias engraçadas para dar umas risadas depois dos sustos. No fim do livro, Schwartz escreve uma espécie de glossário, contando detalhes sobre as origens dos contos e das lendas urbanas. O diretor e roteirista Guillermo del Toro já comprou os direitos de adaptação de Histórias assustadoras para contar no escuro para o cinema.

PublishNews, Redação, 28/10/2016

Em Orrameu! A noite mais perigosa do mundo (Ibep Jovem, 184 pp, R$ 34,90), de Tony Brandão, os personagens Ana Clara, Léo e Didi se aventuram nas ruas de São Paulo, na noite que acontecerá o alinhamento circular de planetas. Trata-se da noite mais perigosa do mundo, quando os segredos indígenas correm o perigo de ser descobertos caso o guardião desses mistérios seja tirado de seu repouso. Nessa nova aventura, o trio luta contra os Homens Metálicos que desejam conquistar a cultura indígena e até estão dispostos a destruir um importante monumento da cidade, onde está o guardião. A coleção Brasil de Arrepiar apresenta aventuras cheias de mistério e suspense dos primos Ana Clara e Léo, ao lado de sua tia Didi, em cidades brasileiras que sofrem ameaças contra seus patrimônios culturais.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 28/10/2016

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.