Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
|
PublishNews, Leonardo Neto, 23/05/2016
Pelo segundo ano, o PublishNews terá uma casa em Paraty durante a Flip (29/06 a 03/07). Em novo endereço (Rua do Comércio, 149), a Casa PublishNews Coworking vai ter como parceiros, a Feira do Livro de Frankfurt, a agregadora digital Bookwire, as editoras Edições Sesc SP, Hoo e a Ubook, especializada em audiolivros. Nesse ano, duas novidades importantes. Primeiro, a casa terá uma programação especial, com bate-papos, debates e encontro com editores e autores, além dos já tradicionais happy hours (quinta, sexta e sábado) que, nesse ano, terá o patrocínio da International Paper. A outra novidade é que a casa vai ultrapassar os seus muros e fará uma festa aberta na praia. A Bookwire und PublishNews Strandparty -- ou em português, Festa do Alemão -- acontece na sexta (1º), no quiosque Pizzaria da Praia, na Praia do Pontal, que fica logo atrás da tenda dos autores. As pick-ups serão comandadas por profissionais do livro, entre eles a dupla alemã Jens Klingelhöfer e Dirk Kosian, CEO e diretor da Bookwire, respectivamente. Clique no Leia Mais e veja outros detalhes da Casa PublishNews Coworking em Paraty.
PublishNews, Redação, 22/05/2016
A Revista sãopaulo, encartada na Folha de S.Paulo no último fim de semana, trouxe o especial O melhor de sãopaulo - serviços, resultado de uma pesquisa realizada pelo Datafolha entre paulistanos das classes A e B. A Saraiva foi eleita na categoria Livrarias, então a revista trouxe uma matéria sobre a varejista, em que Jorge Saraiva Neto, presidente da empresa, diz que, no primeiro trimestre de 2016, a varejista vendeu um milhão de e-books. A matéria revela ainda que 69% do faturamento da empresa vem da venda de itens de papelaria, multimídia, música, filmes e periódicos. "O que conquista o público é o acervo variado e a degustação de café dentro da loja", avaliou o presidente.
The Guardian, Alison Flood, 20/05/2016
Ela pode ser querida e ter vendido milhares de exemplares de livros que se tornaram clássicos do universo infantojuvenil, mas Judy Blume diz que acorda todos os dias e "olho para os céus e digo 'quem quer que esteja aí, eu te agradeço por não ter que escrever hoje". Blume não tem que escrever por que, aos 78 anos, ela embarcou em uma nova carreira: ela agora é uma livreira independente. Junto com seu marido, George Cooper, ela abriu uma pequena livraria sem fins lucrativos em Key West, na Flórida, onde ela trabalha quase todos os dias. E ela está amando isso. O negócio para livrarias independentes nos EUA está indo bem, no geral. "Eu penso que as pessoas estão famintas por livrarias reais novamente. Não somos os únicos que estamos indo bem. Há muitas livrarias independentes se dando bem nesse momento", disse. Recentemente, na BookExpo America, a American Booksellers Association (ABA) anunciou que pelo sétimo ano seguido, aumentou o número de livrarias associadas. Hoje são 1.775 membros que operam em 2.311 localidades. Em 2009, eram 1.401 membros em 1.651 lugares. Em 2015, diz a ABA, as vendas em livrarias independentes subiram mais de 10% e a tendência é que permaneçam fortes em 2016.
O ESTADO DE S. PAULO, LÚCIA GUIMARÃES, 22/05/2016
A nova edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada na última quarta-feira, 18, é um desafio para aqueles que gostam de ver o copo meio cheio. Sim, o número de leitores no Brasil aumentou desde 2011. Eles passaram de 50% a 56%. Mas, quando se considera que 44% dos habitantes da oitava economia do mundo não leem regularmente, em pleno século 21, e que 30% nunca adquiriram um livro, é difícil encontrar causa para celebração. “Mas que números tristes”, lamentou a psicóloga e educadora Susan Neuman sobre a pesquisa dos hábitos de leitura no Brasil. Neuman é professora da Universidade de Nova York e reconhecida como uma das principais autoridades dos EUA em desenvolvimento na primeira infância e alfabetização. A especialista concedeu uma entrevista ao Estadão, que pode ser lida clicando aqui. Na entrevista, Neuman fala sobre alfabetização, como preparar crianças para leitura e como formar o hábito de leitura. “Se uma criança não vê ninguém lendo habitualmente já é ruim, porque ela está sempre à procura de modelos que indiquem como o mundo funciona. Se não observa à sua volta uma cultura de leitura, tem menos chances de se sentir atraída por livros”, comentou.
O Estado de S. Paulo, ISABELA BONFIM, 21/05/2016
Depois de diversas críticas, o presidente em exercício Michel Temer decidiu voltar atrás e manter o Ministério da Cultura. O ministro da pasta será Marcelo Calero que, na última quarta-feira, 18, foi anunciado como secretário nacional da Cultura. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Desta forma, a Cultura deixa de ser uma secretaria subordinada ao Ministério da Educação.
O Globo, Ancelmo Gois, 20/05/2016
Maria (Globo Livros), a biografia da mãe de Jesus escrita por Rodrigo Alvarez, está em segundo lugar na lista dos mais vendidos na Bertrand, a prestigiada rede de livrarias de Portugal. E por falar na Terrinha, o livro infantil A raiva, de Blandina Franco e José Carlos Lollo, editado aqui pela Pequena Zahar e vencedor do Jabuti 2015, será lançado em Portugal pela Penguin Random House. A negociação foi da agência Riff, a mesma que vendeu o título para publicação na China. As informações são do “coleguinha” Ancelmo Gois.
O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 21/05/2016
Em fase de planejamento e apoio, o Prêmio Jabuticaba deve ser lançado em março de 2017 na Primavera Literária de Paris. Idealizado por Fabíola Braga e dedicado a reconhecer obras infantis, terá um júri especial. A criançada vai poder votar pela internet em seu livro preferido, na melhor capa, etc. As informações são da coluna Babel.
O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues, 21/05/2016
Para o leitor de A invenção de Hugo Cabret, ou para aquele que gostou do filme de Scorsese, a dica é o novo volume do escritor e ilustrador americano Brian Selznick. Grande aposta das Edições SM para 2016, Os Marvels chega às livrarias entre junho e julho, noticiou a coluna Babel do último sábado. Em nada menos de 700 páginas, o autor conta, para leitores a partir dos 10 anos, duas histórias que vão se conectar. A primeira, por meio de imagens a lápis, acompanha a família Marvel formada por atores de teatro, desde o século 18. De repente, o autor inicia a parte textual, já nos 1990, quando um garoto foge do colégio interno e vai para Londres procurar o tio, um homem excêntrico que vive numa casa parada no tempo. A ideia é discutir, sem facilitar para o leitor, as relações entre ficção e realidade, e se as duas podem ser verdadeiras.
|
“Livro tem uma característica de garrafas lançadas ao mar.”
|
1.
|
A coroa
|
|
2.
|
Como eu era antes de você
|
|
3.
|
Encontros
|
|
4.
|
Herobrine - A lenda
|
|
5.
|
Depois de você
|
|
6.
|
De volta ao jogo
|
|
7.
|
Ruah
|
|
8.
|
AuthenticGames
|
|
9.
|
Todo seu
|
|
10.
|
Segredos da Bel para meninas
|
|
|
|
O Globo, ANCELMO GOIS, 21/05/2016
Brasileira que é fenômeno de popularidade na internet (um só vídeo da moça chega a ter mais de 2 milhões de visualizações), a youtuber Jout Jout, 25 anos, estreia na literatura: lança esta semana, pela Companhia das Letras, Tá todo mundo mal, noticiou Ancelmo Gois. No livro, ela fala, de forma bem-humorada, sobre suas “melhores angústias”, citando relacionamentos amorosos, família, amigos e trabalho.
PublishNews, Redação, 23/05/2016
A região Amazônica se prepara para receber entre os dias 27 de maio e 5 de junho a 20ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Para celebrar as duas décadas do evento, a escritora paraense Amarílis Tupiassú foi a escolhida para ser a homenageada. Durante a feira, ela vai lançar Escritores amazônicos e de outros nortes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). São 28 ensaios sobre obras de autores amazônicos, nacionais e internacionais, como Inglês de Souza, Eneida de Moraes, Ariano Suassuna, Milton Hatoum, Fernando Pessoa, Miguel de Cervantes, entre outros. A partir de sua quinta edição, a Feira passou a escolher um país para celebrar. Neste ano, a organização resolveu reverenciar o planeta Terra, como uma grande nação. A entrada na Feira é franca e a visitação acontece das 10h às 22h, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém / PA).
O Globo, Ancelmo Gois, 20/05/2016
Presença rara em grandes eventos, Lygia Bojunga, 84 anos, aceitou um convite para dar palestra no 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que acontecerá em junho, no Rio, noticiou Ancelmo Gois em sua coluna. Ela foi a primeira autora fora do eixo Estados Unidos-Europa a receber o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantojuvenil.
O Globo, Cleo Guimarães, 22/05/2016
Lançado há um ano pela Editora Foz, o livro Casa das estrelas, que traz 500 definições de crianças sobre assuntos como amor, mulher, Deus, inveja, mãe, medo, entre outros, virou um case de sucesso. A coluna Gente Boa noticiou que o livro, que foi o mais vendido na rede Travessa no Dia das Mães, teve os direitos comprados para virar série de TV e será transformado em música por Adriana Calcanhotto.
PublishNews, Redação, 23/05/2016
A pedido da Unicamp, a Prima, empresa que detém a marca SophiA e desenvolve soluções tecnológicas para o gerenciamento de bibliotecas e instituições de ensino, criou um aplicativo com os serviços do Terminal Web do software integrado ao aplicativo geral da universidade. O App pode ser baixado tanto em dispositivos que utilizam o sistema operacional Android, quanto IOS, e possui a possibilidade de renovação, reservas, últimas aquisições e serviços, e link para o chat com a biblioteca. Além disso, é possível ter acesso a todas as bibliotecas da rede, com a descrição, endereço, telefone, e-mail de contato e inclusive visualizar a localização de uma unidade específica por meio do Google Maps dentro do aplicativo.
PublishNews, Redação, 23/05/2016
O jornal Tribuna do Ceará trouxe uma matéria curiosa. O instituto Politizar e o projeto Plantando o Bem começaram recentemente a instalar geladeiras com livros para compartilhar. A segunda “biblioteca” foi instalada no bairro do Benfica na última quarta-feira (18), mas não durou nem um dia. Na quinta-feira mesmo, a geladeira e os livros foram furtados. “Colocamos no Benfica, mas não ‘benficou’. O que chama a atenção é que fizemos uma estrutura de cimento no chão. A gente coloca o cimento na base para que não movimentem ela, não tirem do lugar, e também funciona como uma maneira de coibir o vandalismo; mas, mesmo assim, levaram a geladeira”, disse ao jornal Lúcia Silveira, idealizadora do Plantando O Bem.
PublishNews, Redação, 18/05/2016
Uma viagem pelo universo literário através de um espaço cenográfico tematizado. Essa é a proposta da Cidade do Livro (Al. Afonso Schmidt, 877 / 879, Sta. Terezinha, Zona Norte, São Paulo / SP), projeto educativo que ajuda a formar desde cedo o hábito da leitura. Nos vários ambientes distribuídos por uma área de 2 mil m², os visitantes aprendem a importância dos livros e abordam temas transversais como saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania. No projeto Kids da Cidade, as crianças com faixa etária entre 3 e 8 anos passam por uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância da leitura. Já no projeto Teens, para crianças entre 9 e 12 anos, o passeio é marcado pelo clima de mistério com a ajuda do Detetive Xerox Holmes. No local, os alunos iniciam uma investigação em uma editora abandonada.
PublishNews, Redação, 20/05/2016
A Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) acaba de lançar um edital de publicação para lançamento de um livro em comemoração aos 30 anos da entidade. No próximo ano, será publicado um livro com uma compilação de textos selecionados sobre a edição universitária, estruturados em torno de três eixos temáticos: memória histórica, experiências exitosas e prospecção. O anuncio foi feito na semana passada, na XXIX Reunião Anual da Abeu. O encontro aconteceu na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, com o lema Construção de uma Política Editorial Universitária no Brasil: em busca da unidade. Durante os dois dias foram discutidas questões referentes aos desafios da acessibilidade, direitos autorais na contemporaneidade, além da internacionalização e gestão das editoras universitárias.
|
|
|