Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 28/08/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 28/08/2023

A Sabatina PublishNews #17 recebeu o trio de curadores da Bienal do Livro Rio 2023 (Clara Alves, Mateus Baldi e Stephanie Borges) para uma conversa sobre o evento – considerado o maior do mercado editorial brasileiro – e sobre assuntos atuais do setor. Este ano, um coletivo curador, dedicado a trabalhar de forma transversal e integrada, montou a programação dos principais espaços da Bienal para, segundo a organização, apontar para o futuro e se renovar com atrações em formatos variados e experiências para fãs de histórias, literatura, audiovisual, games e outras narrativas. "Nosso primeiro trabalho foi pensar nos conceitos que a Bienal esperava, e em paralelo a isso tivemos muitas reuniões com editoras e agentes literários, para entender o que estava sendo lançado neste ano", comenta a escritora Clara Alves, em sua primeira experiência de curadoria de um evento deste porte. Stephanie Borges explica que uma das intenções primeiras era misturar estilos literários, pensando em cativar também não-leitores que visitam a Bienal. "A curadoria não é para nós", explica a poeta e tradutora. "O mais legal é você descentralizar o seu olhar, em algum nível", completa Mateus Baldi, também escritor. Clique no Leia Mais para ouvir o podcast.

PublishNews, Redação, 28/08/2023

A BBC procurou responder uma das perguntas do momento no mercado editorial global: por que tiktokers são tão bons em convencer pessoas a comprarem livros? Segundo a matéria, uma das possibilidades de resposta recai sobre a "credibilidade da fonte". Na VejaSP, uma nota aponta que o CEO da Livraria Cultura, Sergio Herz, considera que o prêmio recebido pela revista – o topo da categoria livrarias na votação popular Os Mais Amados de SP 2023 – é uma sinalização. "Esse prêmio tem a ver com a nossa luta pela sobrevivência, por tudo que fazemos para não deixar a empresa fechar", disse. A Folha de S. Paulo noticiou neste fim de semana a publicação inédita em livro de um conjunto de poemas de Gregório de Matos, a sair na Coleção Folha Clássicos da Literatura Luso-Brasileira. Também na Folha, o jornalista Ubiratan Brasil entrevistou o quadrinista Rafael Granpá, que criou "versão psicótica do Batman em Gotham City similar a São Paulo". O Globo falou sobre como a Bienal do Livro Rio passou de feira literária para megaevento, e, no Estadão, uma entrevista dupla com Blake Crouch e Alice Braga – escritor e atriz participam da Bienal do Livro Rio para falar sobre a adaptação audiovisual de Matéria escura, livro publicado pela Intrínseca. Na coluna Babel, o valor milionário que a Buzz pagou pela biografia de Britney Spears. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/08/2023

A Amazon Brasil estará presente na edição especial de 40 anos da Bienal do Livro Rio com um estande próprio. A marca levará para o evento atrações como o anúncio de um novo concurso literário, palestras e um encontro de autores do Kindle Direct Publishing (KDP). O destaque será a plenária Kindle Direct Publishing, onde serão realizadas 35 palestras literárias, com a presença de 128 escritores e profissionais do mercado, especialistas e professores, que irão apresentar conteúdos sobre escrita, divulgação, técnicas criativas, diversidade e inclusão, gêneros literários e outros assuntos. Ações especiais estão voltadas para os atuais concursos literários da Amazon, como o Prêmio Kindle de Literatura, que terá uma apresentação com um bate papo entre vencedores e finalistas no estande. Ainda durante o evento, será anunciada uma nova ação em colaboração com a HarperCollins, voltado para o público jovem adulto. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/08/2023

A Rocco marca presença na edição que comemora os 40 anos da Bienal do Livro Rio com uma programação com foco em diversos segmentos do público jovem adulto. De romances com referências musicais a literatura de fantasia, estão entre os convidados a americana K.L. Walther (Uma tempestade de verão), Thalita Rebouças, autora best-seller com mais de 2,3 milhões de exemplares vendidos, Babi Dewet (As coisas que eu não disse), a jornalista Bruna Maia (Com todo o meu rancor) e Pedro – Um cartão, cujo perfil no Instagram conta com 4,6 milhões de seguidores. Ao todo, 12 autores da Rocco participam do evento, seja como atrações da programação oficial ou nas sessões de autógrafos organizadas no estande da editora. A Bienal do Livro Rio ocupa o Riocentro entre os dias 1º e 10 de setembro. O espaço da Rocco na Bienal terá 230 m² e contará com o baú do Almanaque Mágico do Harry Potter, além de uma galeria de quadros do personagem – o livro só será lançado mundialmente no dia 10 de outubro, mas no estande da Rocco os fãs terão a oportunidade de ver em primeira mão algumas páginas e interagir com a capa. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/08/2023

Com quase uma década de atuação no mercado editorial brasileiro, a Editora Malê – referência na publicação de obras de autoria negra – dá mais um passo importante para ampliar a diversidade e a visibilidade literária do país. Pela primeira vez, a Malê terá um estande próprio na Bienal do Livro Rio, onde promoverá diariamente lançamentos, sessão de autógrafos, contação de histórias e encontros com os autores. Pelo espaço de 40m², localizado no Pavilhão 4 (Verde), estande P33, próximo ao Café Literário, passarão grandes nomes da literatura contemporânea, entre eles a multipremiada escritora Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz, e Marcelo Moutinho. A programação inclui, ainda, as presenças de Fernando Molica, Jessé Andarilho, Sandra Menezes, Zeferina, Jonathan Raymundo, Ronald Lincoln, entre outros. Além disso, seis de seus autores participam da programação oficial do evento em encontros no Café Literário e outros espaços. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 28/08/2023

A editora Oficina de Textos está contratando um estagiário de e-commerce para atuação em São Paulo (SP). Entre as responsabilidades e atribuições, está o cadastro de produtos na plataforma online; suporte na gestão de plataforma de e-commerce: auxiliar na atualização e manutenção do catálogo de produtos, incluindo descrições, imagens, preços e informações técnicas; contribuir na execução de campanhas de marketing digital, como e-mail marketing e promoções; envio de acesso a produtos digitais; auxiliar na resposta a dúvidas de clientes. São requisitos: Ensino Superior cursando em Administração, Marketing, Produção Editorial ou cursos relacionados; boa capacidade de comunicação escrita; habilidades organizacionais e atenção aos detalhes, ser proativo, ter iniciativa e disposição para aprender. Será um diferencial ter conhecimentos básicos em Adobe Photoshop ou Adobe Illustrator. Bolsa auxilio e vale transporte.

PublishNews, Redação, 28/08/2023

No último dia 24 de agosto, quinta-feira, tomou posse a nova diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE) para a gestão 2023/2025, presidida novamente por Ricardo Ramos Filho. A atual direção executiva é formada por: Ricardo de Medeiros Ramos Filho, Presidente; Ricardo Assumpção Fernandes, 1º Vice-Presidente; Paulo Eduardo Mauá, 2º Vice-Presidente; Carlos Rogério Duarte Barreiros, Secretário-Geral; Jayme Ribeiro Serva Jr, 1º Secretário; Vanessa Campos Ratton Ferreira, 2ª Secretária; Luiz Fernando Dezena da Silva, Tesoureiro-Geral; Maria Teresa Tavares de Miranda,1ª Tesoureira; e Sandra Regina Ferro Espilotro, 2ª Tesoureira. A UBE – União Brasileira de Escritores – foi criada em 17 de janeiro de 1958, com a fusão da seção paulista da Associação Brasileira de Escritores e da Sociedade Paulista de Escritores. Entre as iniciativas recentes da UBE, estão o Prêmio Nelly Novaes Coelho 2023 de Literatura Infantil e Juvenil, o Prêmio Claudio Willer e o Troféu Juca Pato. Mais informações, no site: https://ube.org.br/.

PublishNews, Guilherme Sobota, 28/08/2023

O livro Aufzeichnungen von hoher See (Hagebutte Verlag, Munique, 2023), do escritor e professor universitário Leonardo Tonus, inicialmente publicado no Brasil em 2021 como Diários em mar aberto (Folhas de Relva Edições), compõe a lista "Melhores livros de editoras independentes de 2023 da região Baviera", em relação promovida pelo governo local. O prêmio também premia editoras independentes, que estarão de 18 a 22 de outubro de 2023 no estande da XPLR: MEDIA in Bavaria, na Feira do Livro de Frankfurt, que é patrocinada pela Chancelaria do Estado da Baviera em cooperação com a Börsenverein des Deutschen Buchhandels Bayern. De 2 a 3 de dezembro de 2023, elas também estarão representadas em um estande conjunto na feira Andere Bücher 2023. Markt der unabhängigen Verlage, na Literaturhaus, em Munique. Clique no Leia Mais para ler a nota na íntegra.

“Nem a arte nem a literatura têm de nos dar lições de moral.”
José Saramago
Escritor português (1922-2010)
1.
Chega de ser empresidiário
2.
A arte da comunicação de impacto
3.
Supersono
4.
Onde estão as flores
5.
Nunca foi segredo
6.
Café com Deus pai
7.
A biblioteca da meia-noite
8.
Mais esperto que o diabo
9.
É assim que acaba
10.
Tudo é rio
 
PublishNews, Redação, 28/08/2023

Em Uga (Peirópolis, 64 pp, R$ 64), Kaká Werá Jecupé nos apresenta, mais uma vez, o jeito indígena de contar histórias, trazendo as fábulas como importante patrimônio imaterial dos povos originários. Os animais das florestas brasileiras representam aqui o poder da diversidade e da sabedoria em um enredo que também põe em evidência como diferentes pontos de vista podem causar conflito, e como, com sensibilidade e empatia, podemos ajudar a solucioná-lo. Uga e Jabu, velhos amigos, caminham pela floresta em busca de deliciosas jabuticabas. O trajeto é longo, e eles, quelônios que são, andam muito devagar. Será que vão conseguir chegar? Passo a passo, eles refletem sobre a vida e a amizade, enfrentam desafios e acabam por descobrir o valor da solidariedade. Esta história é a primeira da série Fabulosas Fábulas, de Kaká Werá.

PublishNews, Redação, 28/08/2023

Uma fantástica viagem pelo mundo das histórias narrada por um menino que adora prová-las. Com muito humor, em Meu pai deveria ser bromatólogo (WMF Martins Fontes, 45 pp, R$ 69,90), de Nazaré de Souza, Frederico descreve, para nós e para a sua família, como se sente em suas experiências literárias (e gastronômicas). Ele ingere monstros que não provocam turbulências digestivas, viaja dentro de uma baleia, empresta vassouras para bruxas e até diminui de tamanho!

PublishNews, Redação, 28/08/2023

“– O que acontece com as coisas quando elas desacontecem?” Essa foi a pergunta de Gabriela, enquanto observava o vai e vem das ondas pela manhã. A menina busca entender como as ideias acontecem e desacontecem em sua cabeça e, assim, busca respostas para saber o que acontece quando algo ou alguém acaba. A partir da observação, Gabriela entende que a natureza e a vida se transformam ao seu redor: quando algo deixa de existir, existe beleza no que passa a ser. Isso também acontece diante de sentimentos ou desejos, como o medo, que vira coragem; ou os sonhos, que esperam para serem vividos de verdade. Mas e quando as pessoas desacontecem? E as ideias? Para onde vão? Em Quando as coisas desacontecem (Gaivota, 56 pp, R$ 65), os questionamentos sobre processos da vida acontecem, com ilustrações riquíssimas de Odilon Moraes e texto de Alessandra Roscoe. Primeira parceria de publicação entre Odilon Moraes e a Editora Gaivota, o título é a quarta publicação da autora pela casa.

PublishNews, Redação, 28/08/2023

Em Gato escondido com rabo de fora (Edelbra, 32 pp, R$ 67), a autora Rosângela Lima apresenta uma nova obra para bebês e leitores iniciantes com poemas de rimas divertidas mostrando situações inusitadas de animais em seu habitat natural e em locais e situações que despertam a imaginação das crianças. O projeto gráfico vintage criado a partir da capa e ilustrações de Rafa Anton permitem que este pequeno livro encante não somente as crianças, mas também os pais leitores. Rosângela Lima nascida em Recife, Pernambuco é Mestra em Formação de Educadores, escritora e professora. Tem mais de quarenta livros ilustrados para o público infantojuvenil.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.