Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 16/06/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Guilherme Sobota, 16/06/2023

Com o perdão do trocadilho, o Grupo Editorial Alta Books segue em "alta" na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews: na relação divulgada nesta sexta-feira (16), o Grupo emplacou mais quatro títulos pela primeira vez e se consolidou no segundo lugar do ano no ranking das editoras em 2023 – a primeira segue sendo a Editora Gente. Em Não ficção, o Grupo Alta emplacou A serviço do servo (Alta Life), de Danny Goldberg – memórias de um dos empresários do Nirvana sobre os anos com que trabalhou com o cantor Kurt Cobain; e Contagem regressiva (Alaúde), de Shanna H. Swan e Stacey Colino – em que as autoras reúnem pesquisas de diferentes partes do mundo para estudar um declínio na fertilidade masculina e discutir o desenvolvimento sexual da espécie. Na categoria Autoajuda, o selo Alta Life aparece com dois novos títulos nesta semana. Diferente depois de você (Alta Life), de Michele Neff Hernandez, e também Mindset de explorador (Alta Life), de Julia Galef. Também em Autoajuda, em segundo lugar na categoria, estreou o livro Ressuscite os seus sentidos (Angelus), de Marcos Carvalho, livro religioso que procura orientar o leitor a encontrar sua própria vida espiritual. Também em Não ficção, aparece pela primeira vez a edição Eu te amo porque... (Sextante), da coleção Preencha com Amor. Em Negócios, a Sextante ainda colocou um outro livro: Essencialismo, de Greg McKeown. E uma editora fez sua estreia na Lista, chegando logo em primeiro lugar na categora Infantojuvenil: Marvin Grinn e a chave mestra, de Armando Ribas Neto, marca a estreia, em grande estilo, da Editora Vitrola na Lista. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

Representantes de entidades ligadas ao setor editorial participaram nos últimos dias de audiências públicas na Câmara dos Deputados, ocasião em que defenderam a manutenção da imunidade tributária do livro. Durante uma audiência na quarta (14), Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária, afirmou que “está contemplada a imunidade dos livros dentro da reforma". Na quinta-feira (15), foi realizada uma audiência pública pela Comissão de Educação da Câmara, para discutir os impactos da reforma tributária. Convocada pela deputada Socorro Neri (PP-AC), a audiência contou com a presença também da presidente da CBL, Sevani Matos, e dos presidentes da Abrelivros, Ângelo Xavier, e do SNEL, Dante Cid. O presidente da Abrelivros destacou a importância do livro como instrumento de transformação social e defendeu a manutenção da imunidade tributária. “Diante de um cenário ainda incerto, no qual não está claro se o modelo de IVA Dual, que está sendo discutido na Reforma Tributária, considera criar uma tributação com característica de contribuição, preservar a situação do livro e criar garantias para que não seja modificada é fundamental para a evitar o agravamento do cenário desfavorável para a educação, para a cultura e para a leitura”, afirmou. Já o presidente do SNEL, Dante Cid, defendeu que a reforma tributária deve unificar os tributos na forma de impostos, o que evita excessiva complexidade e garante as imunidades previstas na Constituição Federal. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

Nesta semana, os principais veículos do país repercutiram o caso de fraude contábil na Americanas. A Folha noticiou que o rombo é de R$ 25 bilhões, segundo a própria varejista. Mas segundo outra matéria, a admissão não deve interferir na negociação com os credores. O Valor pontuou que o esquema de sucessivas fraudes ainda traz muitos questionamentos. De acordo com um relatório preliminar, a origem da fraude pode residir em uma série de contratos de bonificações com lançamentos artificiais. A Revista Crescer lançou sua já tradicional – são 18 anos – lista de 30 melhores livros infantis do ano. Já o Valor publicou ainda um perfil da editora francesa Paula Anacaona, que vem publicando livros de autoras brasileiras na França. No Distrito Federal, uma pesquisa da UnB apontou que a maioria da população não leu nenhum livro nos últimos três meses, segundo matéria no G1. A Folha ainda lembrou os 10 anos da morte da escritora Tatiana Belinky, e seu encontro inusitado com Monteiro Lobato; destacou a morte do desenhista John Romita Sr., autor de destaque de diversos super-heróis; e reuniu numa matéria editoras de HQs que estão relançando edições de quadrinhos clássicos no Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

A Federation of European Publishers (FEP) (Federação de Editores Europeus) manifestou seu apoio à elaboração e votação do Artificial Intelligence (AI) Act no Parlamento Europeu. O ato marca a primeira tentativa global para definir uma legislação para o funcionamento da inteligência artificial, numa tentativa de garantir que a tecnologia possa se desenvolver sem causar danos à sociedade. "Enquanto que a IA oferece grandes oportunidades, inclusive para a indústria editorial, ela também levanta preocupações sérias, particularmente no campo do direito autoral e da transparência", diz uma nota da FEP. Na quarta-feira (14), o Parlamento decidiu iniciar a discussão e elaborar um texto nesse sentido. O Parlamento Europeu reconheceu a seriedade da questão ao criar obrigações específicas para IAs generativas e destacar a necessidade de se respeitar os direitos autorais, o que inclui a possibilidade de os detentores dos direitos optarem por ficar de fora. Ricardo Levi, presidente da FEP, declarou nesta semana que "o Parlamento Europeu mostrou o caminho ao decidir encarar o desafio da IA generativa. Sem transparência de verdade, nossos direitos se tornarão apenas virtuais, para o benefício de grandes empresas de tecnologia e em detrimento da sociedade e da diversidade cultural". Clique no Leia mais para ler a notícia na íntegra.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

A Ciranda Cultural abriu duas vagas no seu time. A primeira delas é para o cargo de consultor de vendas educacionais e é preciso ter experiência mínima de três anos na área e de dois anos no mercado editorial. As funções da vaga incluem a divulgação de material em escolas, gestão de negócios educacionais, atender programas de governo e parceiros da editora. A segunda oportunidade é para o cargo de promotor de livraria que deverá, entre outras atividades, divulgar livros do catálogo da editora em livrarias; coletar informações sobre tendência de mercado, ações concorrentes, pontos de melhoria; treinar equipes nas livrarias e reportar resultados. É preciso ter disponibilidade para viagem, experiência anterior no mercado editorial e domínio do pacote Office. Interessados devem encaminhar currículos para grupo.rh@cirandacultural.com.br informando no assunto o nome do cargo desejado.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

A empresa GSC Eventos, organizadora do Flipoços e da nova Bienal do Livro do Sul de Minas, está à procura de uma pessoa para integrar o seu setor comercial. As funções do cargo incluem a venda de cotas de patrocínio para eventos internos da GSC; captação de clientes que buscam assessoria e suporte para montagem e coordenação de evento próprio; assessoria nos processos de captação via lei de incentivo; e apoio comercial à equipe de coordenação de eventos. É preciso ter ensino superior completo ou cursando Administração, Economia, Marketing ou áreas afins; habilitação; e disponibilidade para viagens. É desejável também cursos na área de vendas e prospecção de clientes. A vaga é CLT e interessados devem enviar currículos para coordenação@gsceventos.com.br.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

A Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AELRJ) elegeu a chapa Papiro, presidida por Borgópio D’Oliveira, da Triuno Livraria (Irajá / RJ) para o biênio 2023/25. Os outros integrantes da nova diretoria são Ivan Costa Silva (Livraria Belle Époque, Méier), na vice-presidência; Sérgio Ronaldo Santos Silva (Livraria Castro Alves, em Araruama), como primeiro tesoureiro; Alécio Alvico Teixeira Júnior (Livraria Eldorado, Tijuca), como segundo tesoureiro; e Denilsa Moreira de Sousa (Livraria Lumen Cristhi, Centro), como secretária geral. No conselho fiscal estão Anna Valle (Casa da Fábula, em Petrópolis), Adroaldo Peixoto (Livraria Panorama Romanceiro, em Niterói) e Danilo Avellar Bragança (Livraria São Francisco, Grajaú). O presidente eleito disse que a nova diretoria “vai aprofundar o debate sobre as propostas que estão na mesa, definindo prioridades com objetivo de desobstruir a agenda”. Entre elas está o aumento do quadro de associadas da entidade e consolidação de parcerias não só com entidades ligadas ao livro, mas com demais associações comerciais. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

Mano Brown e Conceição Evaristo | © Jef Delgado / SpotifyJá está no ar o novo episódio do podcast Mano a Mano – do rapper e compositor Mano Brown –, desta vez com a escritora Conceição Evaristo. Durante a conversa – com quase 2h30 de duração –, a escritora, que teve uma carreira como pesquisadora-docente universitária e ficou conhecida por ser uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, conta como a história de um tio que foi maltratado a inspirou a escrever o livro Becos da memória. "Para mim, a literatura também é um espaço de vingança. Não só pelo texto em si, mas para toda a minha família", afirma a escritora. "Eu sempre digo que a minha literatura me persegue desde o ventre materno, quando eu e minha mãe íamos trabalhar em casa de família. Hoje, ter a oportunidade de estar em um livro que trata de escritores mineiros e ter meu nome na mesma obra de autores que foram patrões da minha mãe é uma realização", completa. Permeando assuntos marcantes, durante a conversa a entrevistada mineira comenta que frequentemente é colocada na posição de "uma escritora negra", como se sua raça fosse destacada o tempo todo como uma extensão de seu nome. "Uma das melhores escritoras negras… Raramente se diz uma das melhores escritoras da literatura brasileira. Esse 'negra' está sempre colado", cita. Clique no Leia mais para ouvir o episódio.

“Editores têm o poder de mudar o mundo quando inspiram e educam a partir dos livros que publicamos.”
Karine Pansa
Presidente da IPA
1.
Rita Lee - outra autobiografia
2.
Onde estão as flores
3.
Mais esperto que o diabo
4.
Café com Deus pai
5.
Rita Lee - uma autobiografia
6.
É assim que acaba
7.
É assim que começa
8.
Marvin Grinn e a chave mestra
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
Ressuscite os seus sentidos
 
PublishNews, Redação, 15/06/2023

O governo do Rio de Janeiro inaugura um novo complexo cinematográfico da Rede Cine+ em Paraty nesta quinta-feira (15), às 19h. O espaço vai oferecer cerca de 1500 sessões por ano e cursos de audiovisual para jovens, tudo gratuito, e fica na Avenida Roberto Silveira, 687 (uma das principais vias do centro da cidade), próximo ao centro histórico. O Cine+ conta com realização da Quitanda Soluções Criativas e, de acordo com Paulo Feitosa, mestre em Ciências da Cultura e CEO da empresa, o projeto funciona como cinema-escola e vai oferecer capacitação técnica e artística para jovens que tenham interesse em adquirir conhecimento na área de gestão para equipamentos de fruição audiovisual. Clique no Leia mais para ler a íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 15/06/2023

A autora e professora de Tradução Literária na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Carolina Alves Magaldi, está pronta para conquistar o público com seu romance Young Adult de estreia, intitulado Dharma (Paratexto, 190 pp, R$ 54,90). O lançamento, com sessão de autógrafos, ocorreu na quinta-feira (15). A obra é uma ficção de aventura com a espiritualidade como pano de fundo. “O livro é uma fantasia de cunho pessoal e espiritual, voltado para jovens que querem imaginar um mundo melhor e buscar um sentido maior na vida, seja na espiritualidade ou no mundo da leitura e escrita”, comenta a autora. Clique no Leia mais para saber mais sobre o lançamento.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

Autora de obras como Corpos secos e Extinção das abelhas, Natalia Borges Polesso embarca em uma nova aventura, lançando seu primeiro livro infantil. Formiguinhas (FTD Educação, 32 pp, R$ 51 – Ilustração: PriWi) é a adaptação de um conto que está presente em seu primeiro livro, Recortes para álbum de fotografia sem gente. “Esse é um conto bem pessoal, que fiz a partir de uma fotografia minha de infância, em que estou realmente olhando formiguinhas com um arame numa pracinha”, explica a escritora. Indicado para leitores a partir dos sete anos, o livro conta a história de uma família que sai para passear na praça antes do almoço. A mãe está grávida e quer descansar um pouco enquanto esquenta os pés no sol. O pai faz companhia para ela e a filha se aventura pela praça, munida de uma lupa imaginária feita de arame. O encontro com formiguinhas que devoram uma aranha faz a menina pensar na bala que não deveria estar comendo antes do almoço e no irmão que em breve irá nascer. Trata-se de uma delicada e divertida narrativa em que uma criança precisa enfrentar, a partir de uma situação corriqueira, os desafios do amadurecimento diante das mudanças que ocorrem na vida.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

A escritora Julia Donaldson e o ilustrador Axel Scheffler formam uma dupla bastante conhecida na literatura infantil, principalmente por títulos como O gigante mais elegante da cidade, Apertada e sem espaço e O Grúfalo. Agora, eles estão de volta com O livro preferido de um garoto sabido (Brinque-Book, 32 pp, R$ 54,90 – Ilustração: Axel Scheffler). A obra rimada conta uma história circular, que começa e termina com um garoto sentado na poltrona lendo seu livro preferido. O livro lido pelo menino tem como personagem principal um pirata, que encontra no baú do tesouro a história de Cachinhos Dourados. A Cachinhos Dourados, por sua vez, é encontrada pelos três ursos no quarto lendo um livro sobre o duelo entre um cavaleiro e um dragão, e assim por diante. Dessa forma, a narrativa se desdobra em várias histórias diferentes, cada uma delas com personagens principais populares na literatura infantil. Nelas, os personagens leem suas histórias favoritas, e o livro se utiliza desse recurso metalinguístico para criar identificação e se aproximar dos pequenos leitores. Outro aspecto interessante do livro é a diversidade de gêneros textuais, como anúncios de revista e verbetes enciclopédicos com curiosidades.

PublishNews, Redação, 16/06/2023

Uma das mais premiadas escritoras brasileiras da atualidade, a mineira Stella Maris Rezende lança A casa da poesia no mundo assustado (Melhoramentos, 64 pp, R$ 49,90). No novo livro, a vencedora de quatro Prêmios Jabuti se joga na poesia para conectar gerações. A obra retrata uma casa admirada e visitada por muita gente, onde é possível encontrar afetos, risos, viagens e encontros. Um lar cheio de pais e filhos, avós e netas, tios e sobrinhos, que compartilham suas vivências, diferenças, felicidades e angústias. Junto com os poemas, as ilustrações de Talita Nozomi remetem a um mundo de sonhos, trazendo beleza e leveza aos mais diversos sentimentos explorados pela autora. A união desses elementos transforma o livro em uma ferramenta fundamental não só de leitura, mas também de reflexão sobre a convivência familiar e as emoções da vida. Ideal para crianças, jovens e adultos. O evento de lançamento com leitura de trechos e sessão de autógrafos acontece nesta sexta (16), a partir das 17h, na Livraria Paradeiro (Asa Norte CLN 309 BL D Loja 60 - Asa Norte – Brasília / DF).

PublishNews, Redação, 16/06/2023

Inquieta com as possibilidades encontradas neste gênero literário da crônica e comovida com a história de Dona Elvira, uma mulher cuja vida lhe trouxe questões insolucionáveis, Nina e seus colegas se comprometem em promover atividades escolares que pudessem ultrapassar as paredes da sala de aula. Nesta obra, Maria José Silveira oferece aos leitores um caminho de aprimoramento do olhar e de descoberta das crônicas. A partir do trabalho do professor de Nina e das referências a grandes cronistas brasileiros que permeiam a obra, Tudo é crônica! Como encontrar a sua (Biruta, 112 pp, R$ 64), com posfácio de Susana Ventura, é um convite ao encantamento com histórias de seus personagens.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 16/06/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.