Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/06/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 09/06/2023

Abertura d'A Feira do Livro | © Gabriel GuaranyA segunda edição d’A Feira do Livro começou na noite de quarta-feira (7) de uma maneira bem diferente da sua primeira edição: com céu limpo, clima agradável, com mais estandes e editoras e com todos os lugares da tenda principal ocupados para assistir a mesa de abertura "O espírito da floresta", com o jornalista britânico Tom Philips, as antropólogas Manuela Carneiro da Cunha e Hanna Limulja e o músico e jornalista Xavier Bartaburu. “Passamos quatro anos de absoluto caos na área cultural, inclusive com sabotagem na nossa Lei de Incentivo à Cultura e esse ano, a simples ordem natural das coisas já permite que a gente faça essa feira. Isso se chama república”, disse Paulo Werneck, fundador da Feira, em seu discurso de abertura. Ele também agradeceu ao Ministério da Cultura, homenageou a tradutora Heloisa Jahn, destacou a política de isenção para todas as editoras presentes na Feira com proprietários negros, indígenas e periféricos, e mencionou o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa – tema que pautou a primeira mesa do evento. Evocando o encerramento da primeira edição – quando os autores presentes prestaram uma homenagem a Bruno Pereira e Dom Phillips, cujos corpos haviam sido descobertos pela polícia naqueles dias –, A Feira do Livro quis resgatar o debate sobre o povo yanomami, o garimpo, e o trabalho fundamental dos antropólogos e jornalistas nessa jornada. Clique no Leia mais para conferir a íntegra desta matéria.

PublishNews, Guilherme Sobota, 09/06/2023

O pódio da Lista de Mais Vendidos do PublishNews praticamente não teve mudanças nesta semana em relação à semana anterior: Rita Lee continua no topo, com sua Outra autobiografia (Globo Livros), seguida por Café com Deus pai (Editora Vida), que desde o fim do ano passado é presença constante entre os primeiros colocados, e Mais esperto que o diabo (Citadel). Os dados divulgados nesta sexta-feira (9) dizem respeito às vendas em livararias contabilizadas pela Lista no período de 29/05 a 4/06. A novidade mais bem colocada desta sexta-feira é Pessoas precisam de pessoas: estratégias para o novo mundo (Gente), líder da categoria Negócios logo na sua primeira semana na relação. Na categoria Não ficção, são quatro novidades. Entre no metaverso (Alta Books), de Mark van Rijmenam, e Criando pensadores críticos (Alta Life), Julie Bogart, estão entre elas. Aparecem ainda O Jesus negro (Planeta), do deputado federal e pastor Henrique Vieira, e O sentido da vida (Paidós), o livro póstumo do psicanalista e escritor Contardo Calligaris. Entre as editoras, o top 5 da semana ficou: Sextante (com 12 livros), Planeta (10), Grupo Companhia das Letras e Grupo Editorial Record (9), e Grupo Editorial Alta Books (8). Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/06/2023

Em entrevista à Folha de S. Paulo, o deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) falou sobre seu novo livro, O Jesus negro (Planeta), e defendeu uma integração do projeto político da esquerda com a fé cristã. Não existe "projeto popular no Brasil com capacidade de vitória tratando a fé cristã como inimiga", disse ao jornal. A colunista Mônica Bergamo anunciou que a editora Todavia vai lançar em julho o novo romance do escritor Joca Reiners Terron. No contexto d'A Feira do Livro, o jornal publicou resenhas do livro de Pedro Cesarino e entrevista com João Silvério Trevisan. O jornal O Povo informou que a Livraria Leitura vai abrir sua quarta loja em Fortaleza (CE), dessa vez no Shopping Iguatemi Bosque. O Globo entrevistou o roteirista belga Zidrou, cujas edições brasileiras de Verões felizes (Pipoca & Nanquim) finalmente chegaram às lojas. Já o Estadão falou com a escritora Fabiane Guimarães sobre o novo Como se fosse um monstro (Alfaguara), romance situado em Brasília sobre uma pessoa que decide adentrar o mundo da barriga de aluguel. O jornal também falou com o escritor Wesley Barbosa, que está lançando um novo livro pela editora Numa. A Exame trouxe uma matéria sobre a plataforma Minha Biblioteca: "Streaming de livros digitais coloca e-books acadêmicos em alta; Estudo realizado pela plataforma Minha Biblioteca projeta crescimento de 10% até o final de 2023", diz a chamada. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews+, Redação, 09/06/2023

O PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PN, tem adiantado, semanalmente, os livros que só chegarão às livrarias em 45 dias. O serviço, chamado de Próximo Capítulo, é realizado graças a uma parceria com a MVB / Metabooks e tem por objetivo municiar livreiros de informações do que está no prelo das editoras. Nessa semana, o Próximo Capítulo traz as novidades que chegarão às livrarias entre 23 e 29 de julho de 2023. Estão entre as novidades o novo livro de Santiago Nazarian, Veado assassino (Companhia das Letras), sobre um presidente de extrema-direita é morto por um adolescente não binário; os dois volumes da série Ilha de Little Bridge: Sem julgamentos e Sem ofensas (Record) escrita por Meg Cabot; e as edições especiais dos dois primeiros volumes da série Trono de vidro, A lâmina assassina e Trono de vidro (Galera), de Sarah J. Maas. Confira todas as novidades clicando aqui. Por enquanto, o Próximo Capítulo está aberto para todos os que se cadastrarem na plataforma, mas em breve o serviço ficará exclusivo para os assinantes do PN+. A nova seção se soma a outros serviços oferecidos aos assinantes do PN+, como o Radar de Licitações. Clique aqui para saber como ser um assinante do PN+.

PublishNews, Guilherme Sobota, 09/06/2023

Uma nova edição da POC CON – feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQ+ – será realizada nesta sexta (9) e sábado (10) no Centro Cultural São Paulo (CCSP – Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo / SP). A feira fica aberta das 15h às 21h e tem entrada gratuita. O evento reúne mais de 80 artistas expositores e este ano homenageia a criadora das personagens Katita e Dodô, Anita Costa Prado. Paulistana formada pela Faculdade de Educação Campos Salles, ela publica quadrinhos com temáticas LGBTQIA+ desde 1995. A programação inclui mesas de debates, palestras, entrevistas, oficinas e sessões de autógrafos. Diversos autores vão aproveitar a feira para fazer seus lançamentos. Uma delas é a quadrinista e ilustradora Amanda Miranda, que lança na feira o livro Juízo, uma HQ de body horror que explora "o terror de buscar controle e agência em um corpo que não é seu". Outro destaque é a participação virtual de Maia Kobabe, que terá uma entrevista transmitida no canal do YouTube da feira. Clique no Leia mais para ver a programação completa.

PublishNews, Redação, 09/06/2023

A Global Editora – casa editorial de autores como Cecília Meireles, Gilberto Freyre e Cora Coralina – completa 50 anos e está de cara nova. Como parte das iniciativas para marcar a data, a Global lançou nesta semana seu novo site e blog: grupoeditorialglobal.com.br. Projetada para aprimorar a experiência dos leitores e adotarem as melhores práticas de usabilidade e desenvolvimento, a plataforma também busca melhorar a integração com o recém-lançado e-commerce da editora. De acordo com a casa, o novo site representa um marco significativo em sua busca para se aproximar de seus leitores, atender às suas necessidades constantes de evolução e construir os próximos 50 anos de sucesso. O projeto é assinado pela Agência Toborino. Os recursos de usabilidade aprimorados, como a pesquisa otimizada e a organização eficiente dos conteúdos, permitirão que os visitantes encontrem rapidamente os livros desejados e explorem o vasto catálogo da editora. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 09/06/2023

Franco e afirmativo, Asas (Carambaia, 200 pp, R$ 101,90 – Trad.: Francisco de Araújo) foi o primeiro romance russo a tratar abertamente da homossexualidade e tornou-se um dos textos-chave da história da literatura queer. A obra foi publicada em 1906 e obteve notoriedade imediata – enquanto os críticos conservadores rejeitavam sua ousadia, grande parte do público passou a admirar seu autor, Mikhail Kuzmin. Com ares de romance de formação, o enredo tem como protagonista o jovem Ivan Smúrov, ou Vánia, que sai do interior para estudar em São Petersburgo, onde vai morar com a família de um tutor e é introduzido num ambiente da classe alta culta. Nele se destaca Stroop, homem refinado e desenvolto, que não esconde a natureza de sua relação com outros homens e se tornará uma espécie de mentor, ao mesmo tempo temido e admirado pelo rapaz. A narrativa veloz de Asas, feita de cenas curtas e sem subterfúgios, abriga diversos personagens que constroem uma polifonia de ideias e pontos de vista sobre temas como a beleza, a moral e a sensibilidade.

PublishNews, Redação, 09/06/2023

Escrito pelo jornalista Renan Quinalha e organizado por Paulo Souto Maior, Novas fronteiras das histórias LGBTI+ (Elefante, 610 pp, R$ 69), apresenta ao público um conjunto de 24 artigos inéditos sobre dimensões ainda pouco exploradas da história LGBTI+ no Brasil. “A despeito de um notável crescimento no interesse pelo tema nos últimos anos, o fato é que a maior parte das pesquisas ainda tem se concentrado em períodos recentes, com foco no Sudeste brasileiro, e adotado recortes mais consagrados. Os estudos aqui presentes buscam, precisamente, suprir lacunas e evidenciar zonas de silenciamento e de invisibilização na literatura especializada, pois privilegiam momentos menos visitados desde o período colonial até a atualidade, adotam um recorte espacial que procura interiorizar e ruralizar os olhares e abordam temáticas que colocam em primeiro plano a vivência LGBTI+ em contextos de maior vulnerabilidade e precariedade”, explicam Renan e Paulo na apresentação da obra.

“Eu tenho absoluta convicção de que eu sou uma guerreira pelas causas mais justas da humanidade.”
Sueli Carneiro
Filósofa brasileira
1.
Rita Lee - outra autobiografia
2.
Café com Deus pai
3.
Mais esperto que o diabo
4.
Menos é mais
5.
Pessoas precisam de pessoas: estratégias para o novo mundo
6.
Rita Lee - uma autobiografia
7.
É assim que acaba
8.
É assim que começa
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
#umdiasemreclamar
 
PublishNews, Redação, 09/06/2023

Em seu primeiro romance, Match perfeito (Intrínseca, 368 pp, R$ 59,90 – Trad.: Mayumi Aibe), Lauren Forsythe pretende conquistar os fãs de comédias românticas, combinando situações inusitadas a um dos tropos literários mais queridos do momento: “de amigos a amantes”. A história acompanha Aly, uma mulher de 33 anos que, desde que se entende por gente, conserta tudo ao seu redor: o casamento dos pais, os problemas dos colegas de trabalho e até a vida amorosa dos amigos. Após esbarrar com um ex-namorado, ela descobre que, em apenas três anos, o sujeito saiu do porão dos pais, casou e se tornou um gerente de projetos bem-sucedido. Com ajuda dos amigos, algumas planilhas e relatórios, Aly se dá conta de que ajeitou a vida de todos os namorados que já teve. Mas não a própria vida. Aly então decide usar seus talentos para criar a Match Perfeito, uma agência secreta exclusiva para mulheres cansadas de tentar mudar a vida dos namorados. Usando pequenos truques e dicas, Aly e seus sócios incentivam os homens a tomar decisões importantes, como sair do emprego que odeiam, fazer aquele workshop de crescimento profissional, focar na família etc. A empreitada dá tão certo que, em pouco tempo, uma influenciadora famosa contrata o grupo para “consertar” seu namorado. É a cliente mais importante da empresa até o momento. O único problema é que o namorado em questão é o melhor amigo de infância de Aly e, de quebra, seu primeiro amor.

PublishNews, Redação, 09/06/2023

O livro de estreia da atriz Robinne Lee (Cinquenta tons mais escuros, Cinquenta tons de liberdade), Uma ideia de você (Globo Livros, 416 pp, R$ 59,90 – Trad.: Gabriela Peres Gomes) faz uma reflexão sobre a diferença de idade nos relacionamentos amorosos, a pressão da sociedade e da mídia sobre a vida pessoal dos famosos, além do desafio de se encontrar a felicidade em meio a um mundo que valoriza tanto a aparência e a juventude. Solène Marchand é uma mulher de 39 anos, proprietária de uma badalada galeria de arte em Los Angeles. Recém-divorciada, ela se vê obrigada a levar a filha Isabelle no show da August Moon, boy band preferida da adolescente. Só que a última coisa que Solène esperava era se envolver com o atraente e sedutor vocalista Hayes Campbell, 19 anos mais novo do que ela. O que começa como uma série de encontros clandestinos, rapidamente evolui para um relacionamento apaixonado, repleto de festas, diversão e muito sexo pelos destinos mais luxuosos do mundo. Para Solène, é um resgate de si mesma e uma redescoberta da felicidade e do amor, mas quando o romance se torna alvo de fãs enlouquecidas e da mídia insaciável, ela descobre que namorar um ídolo adolescente é muito mais complicado do que jamais imaginou. Uma ideia de você será adaptado para o cinema com Anne Hathaway no papel principal.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 09/06/2023

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.