Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 12/04/2023
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 12/04/2023

No ano em que celebra seus 50 anos, a Global Editora decidiu realizar algumas mudanças internas. Além do reforço no seu time de comunicação e marketing, a casa de nomes como Manuel Bandeira, Rubem Braga, Ana Maria Machado, Cora Coralina e Gilberto Freyre colocou no ar o seu e-commerce: lojaglobaleditora.com.br. A Global vem acompanhando diversos movimentos no mercado editorial e varejo trade e o lançamento de um e-commerce próprio faz parte de uma nova estratégia. “A estratégia compõe a reformulação de nossos canais digitais, site, blog com notícias, buscando desenvolver um ecossistema a serviço da literatura brasileira”, explica André Luis Silvestre Souza, o Cafu, gerente executivo de vendas da casa. As compras on-line vêm ganhando a adesão dos consumidores ao longo dos anos e com o contexto da pandemia todo o processo foi acelerado. O relatório The Global Payments Report 2022, da fintech FIS, apontou que o e-commerce brasileiro terá um crescimento de 95% até 2025. Clique no Leia mais para ler a matéria na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

Em 2020, a economia da cultura e das indústrias criativas (ECIC) do Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, o que equivale a 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no período. O dado foi divulgado no início da semana pelo Observatório Itaú Cultural, que desenvolveu uma nova metodologia para mensurar os impactos do setor, com base em microdados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor editorial está incluído na conta. Com isso, a economia da cultura e das indústrias criativas ultrapassou outros setores da economia brasileira, como o automotivo, que respondeu por 2,1% das riquezas do país em 2020. O setor engloba segmentos como moda, atividades artesanais, indústria editorial, cinema, rádio e TV, música, desenvolvimento de software e jogos digitais, serviços de tecnologia da informação dedicados ao campo criativo, arquitetura, publicidade e serviços empresariais, design, artes cênicas, artes visuais, museus e patrimônio. O levantamento demonstrou que, em 2020, o setor empregava mais de 7,4 milhões de trabalhadores. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros) debateu na última terça-feira (4) o avanço dos recursos digitais no ensino e a relação com os materiais impressos na live "E agora? O avanço digital e o futuro do livro didático". Transmitida pelo canal da Abrelivros no YouTube, a conversa entre os participantes segue disponível no canal. O evento teve o objetivo de apresentar o estudo inédito “Papel e Digital: Pesquisa sobre a eficácia dos materiais didáticos”, da International Publishers Association (IPA) e da Norwegian Publishers Association. O estudo está disponível para download na página da Abrelivros. Trata-se de uma análise da inserção dos materiais didáticos por meios digitais e como o livro impresso continua sendo importante instrumento de aprendizagem. O estudo traz uma avaliação qualitativa da eficácia dos livros digitais na educação e se propõe a verificar como os materiais didáticos podem ter seu potencial mais bem aproveitado, além de recomendar as melhores práticas para o desenvolvimento de novos produtos voltados ao ensino.

PublishNews+, Redação, 12/04/2023

O Radar de Licitações, seção fixa do PublishNews+ que reúne, semanalmente, informações sobre processos licitatórios para a compra, confecção de livros e demais serviços editoriais, tem nesta semana mais dois editais. O primeiro tem como objeto o registro de preços para eventual e futura aquisição de material pedagógico como meta disponibilizar livros com grande diversidade textual e linguística para os alunos. A disputa está marcada para 19 de abril e o valor chega a R$ 1.834.632,25. Já o segundo edital da semana também visa o registro de preços para aquisições futuras de livros destinados aos alunos e professores do ensino fundamental. O valor chega a R$ 1.004.306,86 e a disputa ocorre em 20 de abril. A seção, exclusiva para os assinantes do PN+, é alimentada pelo Radar de Licitações, consultoria de Natália Vieira que, além de buscar novas licitações, presta um serviço de apoio aos editores e distribuidores interessados em vender para governos, nas mais diversas esferas de poder. Para acessar o Radar dessa semana, clique aqui.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

ERRAMOS. Na newsletter de ontem, terça-feira (11), informamos de maneira incorreta que o Sarau do Elas Publicam – Encontro de Mulheres do Mercado Editorial seria realizado no dia 11 de abril, mas a data correta é dia 11 de maio de 2023, uma quinta-feira. Fica a correção. O encontro é coordenado pela escritora e produtora cultural Lella Malta. A iniciativa desembarca na praia de Ipanema (RJ) para um sarau "descolado" no Quitéria Café (Rua Maria Quitéria, 27 – Rio de Janeiro / RJ). O projeto receberá 30 mulheres para uma noite de literatura, gastronomia e bons vinhos. Os ingressos podem ser adquiridos por contato neste e-mail pelo valor de R$ 150 via PIX ou R$ 180 reais no cartão. Com microfone aberto, as escritoras poderão recitar poemas, trechos de crônicas, romances, contos, entre outros. Também estará aberto a divulgação de livros lançados, compartilhar detalhes do processo de escrita e percepções sobre o mercado editorial. Editoras, ilustradoras, revisoras, influenciadoras literárias e demais profissionais que participam ativamente da cadeia produtiva de um livro também poderão usar o espaço para divulgação de serviços e projetos. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

A 4ª Feira do Livro de Ipuã (Fecodi) inaugura a agenda de feiras de 2023 pelo interior de São Paulo. Realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto junto com a Prefeitura Municipal de Ipuã, o evento ocorre entre os dias 13 e 15 de abril, no Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça (Av. Augusto Fressatti, s/nº) e traz uma programação com palestras, shows musicais, oficinas, espetáculos circenses, contação de histórias e sarau, com destaque para reflexões sobre a vida e obra do escritor Monteiro Lobato, homenageado desta edição. Os autores ipuanenses Valentim Bolsoni (Bolinha), Antônio Dos Reis Sacardo (Nicola), e o professor Silvio Pena Fratin são os homenageados locais. A abertura, programada para esta quinta (13), às 20h, contará com a presença de autoridades e convidados. Na sequência, o público assistirá ao show musical Violão, Viola e Nós, com o cantor e compositor Renato Luciano. O artista mescla canções de seus três álbuns à leitura de poemas autorais. O destaque literário fica por conta da palestra com a educadora social Bel Santos Mayer, com o título Me vejo no que lemos, me leio no que vemos, no dia 14, a partir das 19h30, no Palco Principal dentro do Parque de Exposições Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Clique no Leia mais para conferir a programação completa e ter acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

A HQ Boy Magya contra o monstro do armário está em financiamento coletivo. A história, de Christian Gozatti (doutor em comunicação e fundador do canal Diversidade Nerd) em parceria com Guilherme Smee (publicitário e roteirista) e Danverdura (ilustradora), faz uma crítica a governos autoritários e buscar levar representatividade para o meio nerd. Entre as recompensas para os apoiadores, estão pôsteres e edições digitais e físicas do quadrinho e outros livros escritos e ilustrados pelos autores. A campanha começou em abril e busca alcançar R$ 30 mil para viabilizar a publicação do projeto – prevista para junho deste ano. Clique aqui para acessar o Catarse. “A HQ é um projeto que visa divertir, ser representativa e, ao mesmo tempo, servir como reflexão sobre a política e a diversidade no contexto brasileiro. É um projeto idealizado por pessoas LGBTQIA+ e 100% desenvolvido por profissionais LGBTQIA+”, conta Christian, em nota. A obra traz também várias referências à cultura pop e críticas ao ex-presidente do Brasil. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra

PublishNews, Redação, 12/4/2023

A Boutique Filmes anunciou nesta terça-feira (11) a compra de direitos do livro O beijo do rio (HarperCollins), de Stefano Volp, para a realização de uma obra audiovisual. A adaptação será realizada por Guilherme Quintella (autor e roteirista das quatro temporadas de Sintonia, da Netflix) e pelo próprio autor, e contará a história de um jornalista que descobre que seu melhor amigo de infância morreu envenenado no palco enquanto atuava em uma versão gay de Romeu e Julieta. Após a revelação, ele resolve retornar para a sua cidade natal, investigar esse caso misterioso e enfrentar seus fantasmas do passado. A direção será de Aly Muritiba – indicado ao International Emmy 2022 pela série O caso Evandro, disponível no Globoplay, e premiado no Festival de Veneza com o filme Deserto particular, em 2021. O beijo do rio já teve mais de 30 mil exemplares vendidos, segundo a Boutique. A obra foi publicada inicialmente no clube de assinatura da TAG. Clique no Leia mais para ler a nota na íntegra.

“O declínio da literatura indica o declínio de uma nação”
Goethe
Escritor alemão (1749-1832)
1.
Onde estão as flores
2.
Café com Deus pai
3.
É assim que começa
4.
É assim que acaba
5.
Nunca foi segredo
6.
O poder da autorresponsabilidade
7.
Tudo é rio
8.
Minutos de sabedoria
9.
A biblioteca da meia-noite
10.
A garota do lago
 
PublishNews, Redação, 12/04/2023

O Sesc RJ inicia, nesta quinta-feira (13), a programação 2023 do Projeto Consciências, com uma palestra da professora, pesquisadora e ex-ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes. Ela também lançará dois livros sobre a temática, intitulados Saberes das lutas do movimento negro educador e Infâncias negras, ambos publicados pela Editora Vozes. O evento vai acontecer às 13h30h, no auditório da Fecomércio (R. Marquês de Abrantes, 99 – Rio de Janeiro / RJ). A entrada é gratuita Nilma vai apresentar a palestra “Tempo de Esperançar”, em que vai abordar o crescente repúdio ao racismo na sociedade. Para a ex-ministra, embora o preconceito racial e a desigualdade ainda façam parte do dia a dia da população negra, novos ventos começaram a soprar em 2020 com a reação popular nas ruas, praças e redes sociais contra a forma com que negros são expostos à violência. Clique no Leia mais e saiba outros detalhes do evento.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

O Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM (MPGEC) é o anfitrião do evento de lançamento da obra Criatividade e emancipação nas comunidades-rede: contribuições para uma economia criativa brasileira, livro editado em parceria pelo Itaú Cultural e a editora WMF Martins Fontes, com organização e edição de Cláudia Leitão. O encontro homenageia dois ex-ministros da Cultura: o economista Celso Furtado (1920-2004), que esteve no cargo de 1986 a 1988, e o cantor e compositor Gilberto Gil, que assumiu o posto de 2003 a 2008. O evento é gratuito e acontece em formato tanto presencial, no campus ESPM Vila-Aymoré (Ladeira da Glória, 26 – Rio de Janeiro / RJ), quanto on-line, em transmissão ao vivo pelo link aqui. A noite contará com a presença de Rosa Freire D’Aguiar, jornalista e viúva de Furtado, e de Gilberto Gil. Eles se juntam a Jader Rosa, gerente do Observatório Itaú Cultural, João Luiz de Figueiredo, coordenador do MPGEC da ESPM, Cláudia Leitão e Luciana Guilherme, que são co-autoras do livro ao lado de Luiz Antônio Oliveira e Raquel Gondim. Clique no Leia mais e confira todas as informações do evento.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

A organização da sociedade civil Vaga Lume promove o terceiro encontro virtual sobre literatura, focando na relação entre Amazônia, leitura e infâncias. Com a participação do Mestre Damasceno, o evento acontece nesta sexta-feira (14) das 16h30 às 18h30 por meio do canal da Vaga Lume no Youtube. O painel “Livros que embalam as infâncias amazônicas”, mediado por Ananda Luz, educadora e pesquisadora do livro para infância, das relações étnico-raciais e das infâncias, recebe três autores que tiveram suas obras selecionadas para o acervo das bibliotecas: Carol Fernandes (Se eu fosse uma Casa), Henrique André (Afrofuturo: ancestral do amanhã) e Odilon Moraes (Vida animal). Ao final do encontro, os espectadores poderão assistir a uma breve apresentação do Mestre Damasceno, um dos grandes mestres da tradição oral brasileira ainda vivo. Afroindígena e cego desde os 19 anos, ele tem mais de 400 composições, principalmente toadas de boi-bumbá e carimbós. Clique no Leia mais e confira a nota na íntegra.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

Benjamin Alves é uma das grandes promessas da música pop brasileira. No entanto, desde que sua carreira começou a deslanchar, ele vem disputando as paradas musicais, as capas de revista e os destaques nos portais de fofocas com outro cantor, Theodoro. Essa foi a combinação perfeita para a criação de uma rivalidade estrelar e, embora saiba que a rixa não passe de ficção, Ben simplesmente não vai com a cara de Theo. Então, quando os dois são convidados para o mesmo festival, o que era para ser uma celebração de suas trajetórias se torna um grande desastre midiático. Para tentar salvar a imagem deles, as equipes dos dois combinam uma manobra de marketing: uma canção escrita em conjunto, para mostrar ao grande público que eles são amigos e não se odeiam. Mas será que eles vão conseguir parar de brigar por tempo o bastante para que a estratégia funcione? Em seu novo romance, Uma canção de amor e ódio (Naci, 288 pp, R$ 54,90), Vinícius Grossos entrega uma história apaixonante, e que faz os leitores se questionarem o quão tênue é a linha que divide o amor e o ódio.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

Escrito por Renato Ritto, Marketing do amor (Intrínseca, 528 pp, R$ 59,90) conta a história da caótica vida de Thiago. Ele tem uma família intrometida, boletos para pagar, um gato mimado e uma coleção de inseguranças. Sem falar no emprego como diretor de arte na caótica Agência Brilho. Para piorar, seus pais decidiram dar uma festa junina que tem tudo para virar caso de polícia. Contrariando as expectativas (seria finalmente uma maré de sorte?), Thiago conhece um homem maravilhoso na festa. Ele não faz ideia de como um estrangeiro recém-chegado ao Brasil foi parar no quintal da sua família, mas tem uma certeza: Vlado é apaixonante. Quando os dois se envolvem, parece o início de um romance que vai render assunto para os fofoqueiros do bairro. Só que tudo vira de ponta-cabeça: afinal, quem poderia imaginar que a Agência Brilho estava sendo vendida para uma multinacional e que aquele cara incrível seria seu novo chefe? Thiago e Vlado resolvem colocar um ponto-final nessa história e interagir de forma estritamente profissional. Parece um ótimo plano. Ou não, já que, na prática, esquecer o que aconteceu se prova bem mais difícil do que eles imaginavam. Contada através de e-mails, notícias de jornal, listas de tarefas, apps de mensagem e até cupons fiscais, Marketing do amor é uma comédia romântica perfeita para dar risada, sofrer de vergonha alheia e se emocionar.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

Cal, de 17 anos, e mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais, está acostumado a compartilhar sua vida on-line, mas quando seu pai é selecionado para uma missão espacial da NASA, ele e sua família se mudam do Brooklyn para uma base em Houston, e suas vidas se tornam uma atração especial para a imprensa de todo o país. É nesse caos, com a perda da privacidade e tentando se adaptar à nova cidade, que ele conhece o sensível e misterioso Leon, que vira seu mundo de cabeça para baixo. E à medida em que o interesse da imprensa em torno da missão cresce, o seu relacionamento também vai se tornando mais intenso. Então alguns segredos são descobertos, e Cal precisa encontrar uma maneira de revelar a verdade sem ferir as pessoas mais importantes da sua vida. O espaço entre nós (Faro Editorial, 224 pp, R$ 44,90 – Trad.: Sandra Martha Dolinsky), nova obra de Phil Stamper, captura emoções do primeiro amor, medos e dúvidas.

PublishNews, Redação, 12/04/2023

A quatro dias do Natal, a cidade de Atlanta se vê coberta de neve. E Stevie se vê prestes a perder a namorada para sempre. Afinal, Sola deu um ultimato: se Stevie não compensar o grande erro que cometeu até a meia-noite, o relacionamento das duas terminará de vez. Stevie nunca foi de fazer grandes gestos românticos, mas dessa vez terá que caprichar. Para isso, ela vai contar com a ajuda de seus amigos, cada um responsável por uma pecinha do grande plano para reconquistar Sola. O que eles não esperavam era ter que lidar com seus próprios sentimentos, romances mal resolvidos – e com a neve que não para de cair. O novo livro de um conjunto de autoras incluindo Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon, intitulado Nevasca (Seguinte, 320 pp, R$ 49,90 – Trad.: Karine Ribeiro) trata do amor em diferentes formas de flocos de neves.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.