Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 26/11/2021
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 25/11/2021

Na cerimônia realizada na noite desta quinta (25) pelo segundo ano consecutivo de forma on-line, o Prêmio Jabuti anunciou os vencedores da sua 63ª edição. A obra Sagatrissuinorana (Ôzé Editora), de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz, vencedora da categoria Infantil, foi escolhida como Livro do Ano. A obra é uma homenagem a João Guimarães Rosa que reconta a fábula dos Três Porquinhos, mas tendo como pano de fundo o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho. “É legal pensar que a gente está tocando as crianças, as gerações do futuro, para falar para elas saibam como é importante pensar no meio ambiente”, disse João Luiz, autor da obra, em seu agradecimento. Emocionado, Nelson completou frisando o fato da narrativa da ilustração ter ganhado um espaço especial junto com a autoria da obra. “Eu só poderia levar para o público jovem aquilo que me formou, que é a literatura”, finalizou. Os dois levam para casa o prêmio de R$ 100 mil, além do Jabuti dourado. Com uma apresentação descontraída de Dan Stulbach e grande participação do público on-line, o 63º Jabuti premiou dentro do Eixo Literatura, na categoria Romance a obra O avesso da pele (Companhia das letras), de Jeferson Tenório. Também finalista do Prêmio Oceanos, a obra de Tenório é um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude. Em Romance de Entretenimento, o vencedor foi Corpos secos (Alfaguara), de Luisa Geisler, Marcelo rocha Ferroni, Natalia Borges Polesso, Samir Machado de Machado e Marcelo Ferroni. A obra acompanha os sobreviventes de uma terra pós-apocalíptica em busca de um porto seguro. Clique no Leia Mais para conferir a íntegra desta nota.

PublishNews, Leonardo Neto, 26/11/2021

A Companhia das Letras publicou há pouco o primeiro volume da biografia do ex-presidente Lula escrita por Fernando Morais (na foto ao lado). O tomo cobre a infância do ex-presidente, o seu protagonismo no novo sindicalismo, as greves do ABC, a fundação do PT e a primeira campanha eleitoral. O título veio parar na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews, ocupando a segunda posição de Não Ficção, com 1.288 exemplares vendidos na semana de estreia. E Lula não está sozinho. Além da biografia, a lista trouxe outras oito novidades, cinco delas pontuaram no Ranking Geral, incluindo o livro de Fernando Morais que está na 11ª posição. Na terceira posição do Ranking Geral, apareceu pela primeira vez Inovação emocional (Gente), de Heloisa Capelas. Foram 2.561 cópias vendidas, suficiente para colocar o título na primeira posição da Lista de Autoajuda. O desfile de novidades segue em Autoajuda. Na segunda posição da categoria – e quarta da Lista Geral –, estreou A inteligência do século (Alta Life), de Pyero Tavolazzi, com 2.068. Junto com Lula, em Não Ficção, estreou Decifre e fortaleça seu filho (Gente), de Paulo Vieira, Sara Braga e Viviane Vieira Távaro. O livro está na posição de número um da categoria e na décima do Ranking Geral. Na semana de estreia, foram vendidos 1.314 exemplares. Em Negócios, mais um que conseguiu um espaço no Ranking Geral: Seja egoísta com sua carreira (Gente Autoridade), de Luciano Santos, estreou ocupando a quarta posição da categoria e a 20ª no Geral. Clique no Leia Mais e confira outros destaques da Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews.

PublishNews, Redação, 26/11/2021

Montagem da nova loja da Livraria da Travessa em Brasília Neste sábado (27), Brasília ganhará a sua primeira unidade da Livraria da Travessa. A novidade foi antecipada pelo PublishNews em julho. A loja ocupará um espaço de mil m² do Shopping CasaPark (SGCV Sul, Lt 22 - 4A), onde antes estava instalada a Livraria Cultura, fechada em janeiro. A unidade nasce com café, auditório e galeria. Com esse novo ponto, a Travessa terá 11 lojas, incluindo a unidade lisboeta. No próprio sábado, a Travessa do CasaPark recebe o lançamento de Maravilhas de Brasília (Contexto), de Dad Squarisi, a partir das 18h. No domingo (28), será a vez do lançamento de Renato, o Russo, de Julliany Mucury, a partir das 17h. O projeto arquitetônico da loja é mais uma vez de Bel Lobo.

PublishNews, Redação, 26/11/2021

A partir deste sábado (27), os assinantes do PublishNews passarão a receber uma newsletter a mais, com o resumo da semana. O boletim será enviado automaticamente para o e-mail cadastrado na nossa base, sempre aos sábados, e reunirá as principais matérias da semana, com curadoria da redação.

PublishNews, Redação, 26/11/2021

Logo mais, às 16h30, o PublishNews conversa com Belita Cermelli, diretora de Cultura e Educação da Flip. Nesse bate-papo Belita contará mais sobre os projetos do Educativo Flip, as ações pontuais realizadas durante o ano, o desafio de mobilizar a comunidade paratiense e público geral, e ainda sobre a Flipinha, que continua com sua programação até este sábado (27). A conversa acontecerá pelo Instagram do PublishNews e todas as mesas da Flipinha já aconteceram até agora podem ser assistidas clicando aqui.

PublishNews, Redação, 26/11/2021

Livraria café FCCDA | © Comunicação FCCDANo início do mês, a Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA - Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Itabira / MG), reinaugurou a Livraria Clube da Leitura. O espaço, que passava por dificuldades para a manutenção das suas atividades, foi o único a cumprir os requisitos do Processo Licitatório 005/2021 realizado pela FCCDA. O pregão tinha como objetivo a concessão de parte do espaço da galeria da instituição para atividades voltadas para a literatura e o fomento às atividades artísticas e culturais. Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA, conta que uma das maiores metas da atual gestão da Fundação é transformar a instituição na casa dos artistas e da literatura. “Queremos uma Fundação dinâmica que valorize todas as manifestações artísticas e a livraria café vai possibilitar a integração da população à FCCDA, tornando a instituição viva e repleta de atividades constantes”, afirma. “A Fundação e a Clube da Leitura têm o mesmo objetivo: formar leitores e transformar vidas através da literatura, da arte e da cultura. Aqui, a livraria passa a integrar um espaço compatível com a sua proposta. Os benefícios serão inúmeros e mútuos”, comemora Juliana Naves, proprietária do espaço.

PublishNews, Redação, 25/11/2021

A Academia Brasileira de Letras realizou nesta quinta-feira (25), a sua quarta eleição no mês de novembro e elegeu o advogado e romancista José Paulo Cavalcanti para a Cadeira 39, vaga com o falecimento do acadêmico e ex-vice-presidente Marco Maciel. Ele recebeu 21 votos dos 34 que participaram da eleição. José Paulo Cavalcanti Filho nasceu no Recife no dia 21 de maio de 1948. É advogado, membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), consultor da Unesco e do Banco Mundial e ocupa atualmente a cadeira 27 da Academia Pernambucana de Letras. No seu lado escritor, possui 18 títulos escritos, alguns já publicados no exterior. Profundo conhecedor da obra do escritor português Fernando Pessoa e o maior colecionador de objetos pessoais do poeta, Cavalcanti escreveu, em 2011, a obra Fernando Pessoa — Uma quase autobiografia (Record). É autor também de Fernando Pessoa: O livro das citações e Somente a verdade.

PublishNews, Redação, 25/11/2021

A editora Alta Books está à procura de tradutores e diagramadores. O tradutor atuará como freelancer. Já o diagramador, além do freela também há a opção presencial com contratação CLT. Inicialmente as vagas são para atuarem no selo Alta Novel, que publica obras Young Adult, ficção e romances. Os interessados devem enviar currículos para o e-mail rh@altabooks.com.br.

“O livro é o reduto da imaginação.”
Dan Stulbach
Ator brasileiro e mestre de cerimônia do Jabuti 2021
1.
Sucesso é o resultado de times apaixonados
2.
Mindset milionário
3.
Inovação emocional
4.
A inteligência do século
5.
Mais esperto que o diabo
6.
Os sete maridos de Evelyn Hugo
7.
O poder da autorresponsabilidade
8.
Amor & gelato
9.
Torto arado
10.
Decifre e fortaleça seu filho
 
PublishNews, Redação, 26/11/2021

Depois de realizar uma edição presencial, o Festival Literário de São Gonçalo, inicia nesta sexta-feira (26) e segue até domingo (28), com uma programação on-line no YouTube do Q-Cria. Com curadoria do ativista sociocultural Alberto Rodrigues, a E-Flisgo, como o festival virtual foi batizado, tem como objetivo focar na interação com o fazer literário digital e com o mercado do marketing digital literário. Na programação, hoje às 18h, acontece a conferência de abertura sobre os novos caminhos do mercado literário, com participação de Vagner Amaro (Malê), em seguida o primeiro painel do evento, Literatura como resistência, terá a participação de Shirley Vitorino, Tainara Cardoso, Carmen Faustino e Daynara Ferreira. A E-Flisgo terá ainda oficinas de marketing digital literário e sobre autopublicação em e-book. Para se inscrever e conferir a programação completa é só clicar aqui.

PublishNews, Redação, 26/11/2021

Celebrado mundialmente como desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa deixa de lado sua querida turminha para falar de um assunto muito importante: a água. Em Sou um rio (Nova Fronteira, 36 pp, R$ 59,90) o leitor acompanha o percurso de um rio, desde seu nascimento, quando ainda é um filete de água, até o seu destino final, quando, já caudaloso, encontra o mar. Narrada em primeira pessoa, o livro fala às crianças sobre a beleza das nossas águas, sobre a importância dos nossos recursos naturais e sobre a urgência de preservá-los. Ao escrever a obra, Mauricio revisitou memórias de sua infância, lembrando-se da época em que vivia em Mogi das Cruzes e brincava às margens de um Tietê ainda limpo. “O que aconteceu com o Tietê aconteceu também com muitos outros rios Brasil afora. O livro retrata todos os rios do mundo”, ressalta. Com ilustrações de Mauro Souza, que mantém a identidade visual das obras do pai, e prefácio de Gabriela Yamaguchi, diretora do WWF-Brasil, Sou um rio é um livro para todas as idades, mas sobretudo é um livro sobre o agora. A edição vem em capa dura.

PublishNews, Redação, 26/11/2021

A revolução dos bichos (Oficina Raquel, 80 pp, R$ 49), clássico de George Orwell, ganhou adaptação para a realidade brasileira pelas mãos de Henrique Rodrigues. O título tem como público-alvo o jovem leitor. O colunista do PublishNews ambienta a história no Cerrado. "Ainda que o original se passe na Inglaterra, cometi uma pequena ousadia, situando a narrativa no Brasil. Sim, aqui mesmo, na região no Cerrado, perto da nossa capital Brasília. Essa adaptação não altera em praticamente nada a história, mas revela o quanto ela é não só atual, mas universal", explica o próprio autor. O volume é ilustrado por Adriana Cataldo. O livro será lançado neste sábado (27), das 14h às 16h, na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97- Botafogo – Rio de Janeiro / RJ).

PublishNews, Redação, 26/11/2021

Escrita por Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, a obra Seu banco (Companhia das Letrinhas, 40 pp, R$ 49,90 – Trad.: Nina Rizzi) fala sobre o vínculo especial entre pai e filho – visto pelos olhos da mãe. Inspirada por seu próprio marido e filho, a estreia da Duquesa de Sussex na literatura captura de forma comovente a evolução e expansão do relacionamento entre pais e filhos, e lembra os leitores das muitas formas que o amor pode ter em uma família moderna. Nesse banco, pai e filho vão se encontrar muitas vezes ao longo da vida: nas horas de alegria e celebração, mas também nas de consolo e acolhida. Na obra, o ilustrador e best-seller Christian Robinson, amplia o seu estilo característico, trabalhando pela primeira vez com aquarela para trazer alegria e suavidade às páginas e refletir a beleza do amor de um pai, vista pelos olhos da mãe.

PublishNews, Estevão Ribeiro, 26/11/2021

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.