Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/07/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 26/07/2016

Cortes no MinC afetam também a Fundação Biblioteca Nacional | DivulgaçãoO PublishNews trouxe, na edição da última terça-feira (26), a notícia da reestruturação da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB) do Ministério da Cultura. Além da DLLLB, o MinC mexeu também na Fundação Biblioteca Nacional. O Diário Oficial da União trouxe também a exoneração de Angela Fatorelli, que ocupava o cargo de chefe de gabinete, e de Moema Salgado, coordenadora-geral do Centro de Cooperação e Difusão, departamento responsável pela internacionalização da literatura brasileira, incluindo aqui o Programa de Apoio à Tradução da BN. Clique no Leia Mais e veja a repercussão das demissões.

PublishNews, Henderson Fürst, 27/07/2016

Nosso colunista Henderson Fürst teve pesadelos durante essa semana. Sonhou que o tão falado projeto de lei que pretende instituir o "Programa Escola Sem Partido" tinha sido aprovado. Muitas pessoas saíram à Avenida Paulista e celebraram com a pluralíssima camisa-de-todas-as-causas-nacionais da seleção brasileira. As gráficas tiveram um aquecimento de mercado imprimindo santinhos com os novos princípios da educação e com as novas restrições aos professores. Mais que isso: o MEC criou uma nova Secretaria de Interesses Apartidários (a “SIA”), que pensou numa série de medidas apartidárias para tornar a lei mais eficiente e, entre elas, o Programa Editora Sem Partido (também conhecido pela sigla “PrESePa”, cujas medidas passaram a ser chamadas, carinhosamente, de “presepadas” por editores e autores). Entre outras presepadas, o programa estabelecia que nenhum livro seria comprado pelo governo se houvesse algum sinal de prevalecimento de qualquer ideologia, viés ou linha doutrinária. Da mesma forma, tais livros tampouco poderiam constar nos programas de disciplinas das escolas e universidades, públicas ou privadas. "Foi o caos. Acordei desesperado. Agarrei-me num punhado de livros que estavam à minha cabeceira e comecei a folheá-los para ver posicionamentos e doutrinas. Após o oitavo livro, respirei aliviado. Não passava de um sonho ruim!", lembra Henderson. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra do relato do "Pesadelo de Hendy".

PublishNews, Leonardo Neto, 27/07/2016

A norte americana Elizabeth Strout concorre ao Man Booker Prize com ‘My name is Lucy Barton’, publicado no Brasil pela Companhia das Letras | © DivulgaçãoA organização do prêmio The Man Booker Prize anunciou, nesta manhã, a lista de semifinalistas da edição de 2016. Ao todo, são 13 trabalhos, incluindo My name is Lucy Barton, da norte-americana Elizabeth Strout (publicado no Brasil pela Companhia das Letras); The schooldays of Jesus, de J.M.Coetzee (África do Sul / Austrália); Hystopia, de David Means (EUA), e Hot milk, de Deborah Levy (Reino Unido). O Man Booker Prize reconhece livros escritos originalmente em inglês por autores de qualquer nacionalidade desde que já publicados no Reino Unido. Em 2016, o prêmio recebeu 155 inscritos. No dia 13 de setembro, a organização do prêmio deve divulgar a lista dos finalistas. O ganhador, que levará para casa o prêmio de 50 mil libras, será anunciado no dia 25 de outubro. Por falar no Man Booker Prize, o braço internacional do prêmio – The Man Booker International Prize, que permite a inscrição de trabalhos escritos em qualquer língua desde que já traduzidos para o inglês e publicados no Reino Unido – está com inscrições abertas para a sua edição de 2017. Interessados em submeter seus trabalhos têm até o dia 7 de outubro. Na edição passada, vencida pela coreana Han Kang, o brasileiro Raduan Nassar e o angolano José Eduardo Agualusa estavam entre os semifinalistas. Mais informações, clique aqui e clique no Leia Mais para ver a lista de semifinalistas do Man Booker Prize.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

No Reino Unido, editores e escritores autopublicados terão a suas vidas facilitadas pela Nielsen. É que a empresa está colocando no ar um novo serviço que promete a venda de ISBNs on line em "poucos minutos". Antes, editores e autores que quisessem comprar até mil ISBNs tinham um trabalhão que envolvia encaminhar, por e-mail, um formulário e esperar até dez dias para o desembaraço de todo o processo. Agora, o serviço será totalmente automatizado. A Nielsen estima que, com os novos padrões, tudo ficará pronto muito rapidamente. Outra facilidade prometida pela Nielsen britânica é que os ISBNs poderão ser comprados individualmente - antes só eram vendidos em pacotes de dez unidades. Um único ISBN sai por 89 libras mais os custos de administração. Um bloco com 100 ISBNs pode ser comprado por 349 libras mais os custos de administração. A medida visa facilitar a vida de pequenos editores e autores independentes já que compras de mais de mil ISBNs deverá ser feita pelo modo tradicional. O PublishNews questionou ao braço brasileiro da Nielsen sobre a possibilidade de implantação de serviço semelhante por aqui e foi informado de que ainda não há planos para tal. No Brasil, hoje, a atribuição de ISBNs é feita exclusivamente pela Fundação Biblioteca Nacional.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

Como analisar e otimizar os resultados de uma editora - Marketing Analytics para o mercado editorial é o tema do curso que a Universidade do Livro (Praça da Se, 108 - São Paulo / SP) realiza entre os dias 9 e 12 de agosto. O objetivo é capacitar os participantes a coletarem, analisarem e utilizarem resultados de iniciativas de marketing e comunicação de empresas do mercado editorial, como base para tomadas de decisões conscientes por meio do Google Analytics. O curso articulará conceitos, cases e experiências vivenciadas pelos participantes. A condução das aulas será das jornalistas Daniela Senador e Mila Paes Leme Marques.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

Carol Bensimon conduz oficina de contos no CCBB de BH | © Roberta Sant'AnnaO Projeto Literaturas [Encontro com autores da nova literatura brasileira], realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), está com as inscrições abertas para interessados em participar de oficina literária com a escritora gaúcha Carol Bensimon. A convidada irá abordar o tema O conto brasileiro, em encontro que acontece no dia 10 de agosto, das 16h30 às 18h30, no CCBB de Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450). A participação é gratuita e interessados devem garantir a vaga pelo e-mail textointermidia@textointermidia.com.br. No corpo do e-mail devem constar o nome completo do interessado, idade, ocupação, RG e, em anexo, currículo de no máximo 20 linhas, além de carta de intenção, defendendo a participação na oficina, com até 20 linhas. O prazo para envio das informações é até 5 de agosto.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

O Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93. São Paulo / SP) recebe nesta quarta-feira (27), às 20h, o encontro Poesia Além da Página, com a presença de Augusto de Campos e dos estudiosos Marjorie Perloff e Gonzalo Aguilar para conversa sobre as características do universo da poesia concreta e visual. Marjorie e Aguilar estudam os parâmetros e contextos de produção da poesia experimental moderna e contemporânea. Daniel Rangel, curador da exposição Rever Augusto de Campos, localizada na área de convivência do Sesc Pompeia até o dia 31 de julho, fará a mediação da conversa. A entrada é franca. É possível retirar os ingressos a partir das 19h no local.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

A 4ª Ciranda Literária de Macaé (CLIM), que acontecerá de 11 a 14 de agosto, na Praia dos Cavaleiros, promete conquistar ainda mais seguidores nesse ano. O evento acontece em parceria com o Festival Macaé de Cultura e Gastronomia. Com o tema Literatura e o mundo, o evento receberá convidados como a autora Nara Vidal, brasileira que vive em Londres desde 2001, a argentina Andrea Viviana Taubman, que vive no Brasil desde sua infância e da chef Joelma Celestrini. O trio participa de um bate-papo mediado pela jornalista e autora Flávia Vasconcelos. Estão programados encontros com outros autores, contadores de histórias, editores, mediadores de leitura e professores. A festa também terá lançamentos, a presença de ilustradores e de chefs da cidade, além do Sarau Jequitibá de Poesia, com um roteiro exclusivo para a 4ª CLIM, um Papo Jovem com blogueiras locais e a leitura de uma peça de teatro com o ator mirim Luiz Eduardo Toledo, protagonista da novela Dez Mandamentos.

“A literatura é a cura e a doença. Eu entrei nesse jogo.”
João Paulo Cuenca
Escritor brasileiro
1.
Como eu era antes de você
2.
O diário de Larissa Manoela
3.
Depois de você
4.
Lava Jato
5.
A coroa
6.
AuthenticGames
7.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
8.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
9.
Herobrine - A lenda
10.
Ruah
 
PublishNews, Redação, 27/07/2016

Os poetas de plantão já podem separar os poemas da literatura fantástica para apresentar na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37. São Paulo / SP). No próximo sábado (30), o espaço realizará mais uma edição do Sarau Poesia em Concurso, às 19h. A competição será entre poetas, cujos três destaques serão presenteados com kits de livros temáticos e, contará ainda, com a presença de três importantes poetas como jurados, avaliando as performances, a qualidade dos textos e a criatividade dos participantes. Os interessados podem se inscrever na recepção da Casa das Rosas com uma hora de antecedência do evento. O poema tem que ser de autoria própria e o tema deve fazer parte do universo fantástico.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) promoverá no mês de agosto o curso Inovação e Empreendedorismo em Bibliotecas. O objetivo é capacitar profissionais para que apliquem os fundamentos de empreendedorismo e intraemprendedorismo no contexto das bibliotecas por meio da criatividade, cultura da inovação e troca de experiências. O curso passará pelas cidades de Auriflama (15/08); José Bonifácio (16/08) e Herculândia (17/08), sempre das 10h às 17h. A condução será da doutora em Ciências da Comunicação, Valéria Valls.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

O 16º ano do projeto Oficinas do Texto, da Positivo Informática Tecnologia Educacional, já está no ar e, neste ano, com uma novidade: vídeos convites gravados pelos autores parceiros do projeto e traduzidos por um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A iniciativa existe desde 2000 e, este ano, os parceiros são o cartunista Ziraldo, o escritor Ilan Brenman e o ilustrador Daniel Cabral. A edição vai desafiar os alunos para escreverem sobre um sonho inventado, a partir de uma série de imagens criadas por Ziraldo. As histórias podem ser escritas em português, inglês ou espanhol. Além de livros, o projeto também prevê a criação de um jornal e possibilita que o aluno grave um áudio com a história que criou e que depois pode ser ouvido em tablets e smartphones por meio de um QR Code. Desde que foi criado, o projeto conta com mais de 1,3 milhão de livros escritos por crianças e jovens em coautoria com grandes autores.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

A japonesa Marie Kondo revolucionou casas – e vidas – após lançar, em 2015, A mágica da arrumação. Seu método sensível de organização se tornou um sucesso. Agora, Marie se aprofunda no tema e lança Isso me traz alegria (Sextante; 272 pp.; R$ 34,90 – Trad. Débora Chaves), um guia ilustrado que ensina passo a passo como arrumar da forma mais eficiente possível cada cômodo da casa: do quarto ao banheiro, da sala à cozinha. Cheio de dicas práticas e explicações detalhadas, o livro ensina como guardar cada tipo de roupa, documento e utensílio, como arrumar armários, armazenar alimentos, organizar maquiagens, CDs e fotografias, como envolver as crianças no processo e muito mais.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

Thais Godinho defende que a organização da casa não precisa – nem deve – ser uma tarefa desgastante. Você também se sente frustrado por ver seu tempo perdido em arrumações que logo serão perdidas? Sua casa vira uma bagunça pouco tempo depois de você colocar tudo no lugar? No livro Casa organizada – A arte da organização para transformar a casa e a rotina de quem não tem tempo (Gente, 224 pp.; R$ 29,90) ensinará o leitor a ajustar as expectativas em relação à casa de acordo com o seu estilo de vida sem deixar de lado a satisfação de ter um lugar com a sua cara. A autora ensina a manter a casa organizada por meio de simples ações diárias, como criar um sistema de organização em que todos participem.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

No livro O zen na arte da cerimônia do chá (Pensamento, 152 pp.; R$ 25), Horst Hammitzsch mostra a trajetória do chá a partir de sua condição de mera bebida até se tornar o centro de um tipo de reunião social. Além de analisar os aspectos históricos e sociais da cerimônia do chá, o autor se detém numa das etapas mais importantes de sua trajetória: aquela em que o Caminho do Chá e o Zen se cruzam nos mosteiros budistas. O autor defende que estes dois elementos se interligam de uma forma tão perfeita ao ponto de que, quando um homem descobre em si uma tendência interior que o liga ao Caminho do Chá, ele já preencheu o objetivo intrínseco do Caminho Zen.

PublishNews, Redação, 27/07/2016

A roda de cura pelo aiurveda (Alaúde, 280 pp.; R$ 32,50) é um guia prático para uma vida equilibrada por meio da medicina tradicional indiana. A autora Michelle Fondin apresenta os fundamentos e metodologia e incentiva os leitores a colocá-los em prática enquanto discorre sobre os oito aros da “roda de cura” (saúde física e emocional, que inclui a saúde amorosa e a cura do passado; saúde espiritual; saúde ambiental; saúde profissional e saúde financeira). A obra faz uma abordagem holística: não apenas dieta, exercício e genética, mas também relacionamentos, propósito de vida e finanças podem gerar desequilíbrios que resultam na manifestação de doenças.


 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.