Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 19/04/2016
Seja você um autor em busca de polimento final para seu manuscrito, uma editora que deseja expandir sua presença global com traduções confiáveis ou quem procura roteiros cativantes na linguagem de quadrinhos, estamos aqui para ajudar
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 19/04/2016

O primeiro Painel das Vendas de Livros no Brasil de 2016, divulgado pela Nielsen e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em março, apontava um crescimento expressivo na ordem de 14,9% no faturamento, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Na ocasião, Ismael Borges, gestor da Bookscan, ferramenta que monitora a venda de livros no Brasil, ressaltou que o crescimento era explicado pela antecipação da volta às aulas e também pela alta do dólar que puxou para cima o preço de livros importados, que ganharam importância no período. Na época, Ismael alertou ainda que era necessário esperar os próximos períodos para que pudesse avaliar se se tratava de uma tendência de recuperação. O próximo período chegou e o SNEL e a Nielsen acabam de divulgar os resultados do Painel de 2016, trazendo dados de fevereiro e março e apontando quedas sucessivas tanto no volume quanto no faturamento e um “momento delicado no mercado”. Clique no Leia Mais e veja os números e detalhes do relatório.

The Guardian, Alison Flood, 15/04/2016

Um estudo realizado pela plataforma de e-books Kobo demonstrou que 75% dos leitores mais ativos de livros digitais- definidos como aqueles que passam em média 30 minutos ou mais lendo livros eletrônicos por dia- são mulheres acima de 45 anos. Além disso a pesquisa também mostra que 30% do público que consome e-books mais frequentemente está na faixa etária de 55 a 64 anos. A Kobo declarou ainda que, em uma amostragem realizada entre 16 mil clientes, foi possível observar que as mulheres de meia idade são as leitoras mais assíduas, mas os homens também representam uma porcentagem significante. Enquanto os homens entre 18 e 34 anos somam apenas 13% dos leitores mais ativos, os de mais de 65 anos contabilizam 34% dos mais entusiasmados.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

O Sempre um Papo segue com a programação comemorativa dos 30 anos, recebendo Frei Betto, Leonardo Boff e Mario Sérgio Cortella, para debate e lançamento do livro Felicidade foi-se embora? (Vozes). O encontro acontece nesta quarta-feira (20), às 19h30, no Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315, Centro, Belo Horizonte / MG), mediante a doação de um livro literário novo ou usado. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 17h30. Na obra, os três autores se reúnem para falar da felicidade e inspiram o leitor a buscar a felicidade em todos os momentos da vida, até nos mais difíceis.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

Exibição do filme 'Macunaíma', de Joaquim Pedro Andrade, é um dos destaques das comemorações aos 90 anos do livro escrito por Mário de Andrade | © ReproduçãoA partir deste mês, até o final do ano, a programação da Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo / SP) terá uma série de atividades em homenagem aos 90 anos da criação do romance Macunaíma, cuja versão original foi toda escrita em dezembro de 1926. A primeira delas será a exposição inédita Criação de Macunaíma, que será aberta hoje (19), a partir das 14h. O público poderá ver uma série de objetos referentes à criação do livro. Como, por exemplo, fac-símiles dos originais do romance, exemplar da edição original autografada do livro de Mário de Andrade, pertencente ao acervo da Casa Guilherme de Almeida. Das 19h às 20h, será apresentada Macunaíma Aula-Show, com a cantora Iara Rennó. O fio condutor serão as músicas do seu álbum Macunaíma Ópera Tupi (selo SESC, 2008). Também haverá uma sessão especial do filme clássico Macunaíma – Herói sem nenhum caráter, do diretor Joaquim Pedro de Andrade, de 1969, com comentários do pesquisador em cinema brasileiro Adilson Mendes. A entrada é franca.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

A edição de abril do jornal Cândido, publicado pela Biblioteca Pública do Paraná, discute a obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, morto há 20 anos. A partir de entrevistas com especialistas, críticos e amigos do escritor, o jornal resgata a trajetória intelectual de Caio F., como o escritor era conhecido pelos amigos. O poeta, crítico e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Italo Moriconi afirma que toda a literatura do gaúcho gira em torno dos “afetos”. Além de Moriconi, a reportagem entrevistou outros estudiosos. Para a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Tânia Pellegrini, Caio dialogou literariamente com dois renomados autores brasileiros. “O mais claro diálogo acontece com Clarice Lispector”, afirma, acrescentando que outra interlocução do escritor se dá com Graciliano Ramos. O Cândido ainda traz uma entrevista com o escritor e compositor Jorge Mautner, que acaba de lançar Kaos total. A publicação é distribuída gratuitamente e também pode ser lida aqui na versão online.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

A Universidade do Livro (Praça da Sé, 108, Centro, São Paulo / SP) lança o curso A produção gráfica no livro infantil, que tem por objetivo fornecer elementos para compreensão do processo de produção gráfica editorial, anatomia, suportes, sistemas de acabamento e recursos especiais de enobrecimento, específicos do livro infantil. Durante as aulas ministradas por Marcia Signorini, serão analisados os diversos componentes do livro destinado a crianças e sua relação com o processo produtivo a partir dos elementos: sobrecapa, capa, guardas, cadernos, tipo de encadernação, formato, tipo de papel, cor, tipo de impressão, conteúdo, texto, imagem, diagramação. Os encontros acontecem de 26 a 29 de abril, das 18h30 às 21h30.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

A ensaísta e jornalista cultural Alicia Torres desembarca no Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), vinda do Uruguai, para mostrar o cenário atual da literatura do país vizinho. Ela participa da programação no dia 1º de maio, às 15h, no Teatro da Urca. Na ocasião, Alicia falará sobre os talentos da literatura uruguaia, onde ela nasceu e vive atualmente. Onetti, Benedetti e Galeano: impulso ou freio para os jovens escritores uruguaios? é o tema sobre o qual a ensaísta discorrerá. Há 25 anos ela dedica-se ao estudo da nova literatura do país. Como ponto de partida, estão escritores consagrados no país de Alicia, conhecidos mundo afora, caso de Juan Carlos Onetti, Mario Benedetti e Eduardo Galeano. A mediação será de Suzana Ventura, mestre em doutora em letras, especialista em literatura brasileira e portuguesa. O Uruguai é o país homenageado do Flipoços.

El País Brasil, CAMILA MORAES, 17/04/2016

Um dia, não muito tempo atrás, depois de ler algumas de suas histórias para um grupo escolar em Salta, no norte da Argentina, Eduardo Galeano recebeu um conselho: “Continua escrevendo, que você vai melhorar”, advertiu uma das crianças por escrito. A carta não precisava ter chegado ao uruguaio, morto em 13 de abril de 2015, porque Galeano sempre foi um escritor prolífico e cuidadoso, cuja pluma buscava transcender. O fato é que ele seguiu o conselho até o fim, o que permite aos admiradores de sua prosa amorosa, bem-humorada e certeira ter hoje em mãos um novo livro seu, lançado um ano após a sua morte. O caçador de histórias circula em espanhol na Espanha, no México, na Colômbia e na Argentina desde 28 de março e deverá sair no Brasil em maio pela L&PM, com tradução ao português de Eric Nepomuceno. São 250 páginas, escritas durante os anos de 2012 e 2013, quando Galeano já padecia de câncer de pulmão, e que o escritor deu por terminadas no verão de 2014.

“Precisamos que nossas crianças entrem na escada da leitura: qualquer coisa que eles gostarem de ler irá movê-las, degrau por degrau, à alfabetização.”
Neil Gaiman
Escritor inglês
1.
Todo seu
2.
Como eu era antes de você
3.
Ruah
4.
AuthenticGames
5.
Depois de você
6.
Segredos da Bel para meninas
7.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
8.
O funcionamento da mente
9.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
10.
Dois mundos, um herói
 
O Estado de S. Paulo, AFP, 17/04/2016

Todas as edições das obras de Gabriel García Márquez, assim como livros sobre o Nobel de Literatura colombiano, estão disponíveis no portal digital La Gaboteca, nome escolhido em referência ao apelido do escritor e jornalista, Gabo. Este imenso catálogo virtual foi apresentado na quinta-feira (14), em Bogotá, por ocasião do segundo aniversário da morte do autor de Cem anos de solidão, em 17 de abril de 2014. O portal se divide em quatro grandes categorias: as obras de Gabo, suas traduções, os livros publicados sobre ele e uma seção sobre a vida e as viagens do criador da mítica localidade de Macondo. Na Gaboteca, as obras estão divididas em dez categorias - romance, conto, jornalismo, cinema, memórias, poesia, teatro, prólogos, discursos, ensaios, entrevistas e diálogos -, uma prova da riqueza criativa e da diversidade de Gabo.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

Até a próxima sexta-feira (22) a Livraria Dublinense realiza a semana do conto, com a venda de títulos do gênero com desconto. Todos os livros de contos premiados ou selecionados para premiações das editoras Dublinense, Não Editora e Terceiro Selo estão sendo vendidos por R$ 13,90. Para conferir os títulos em promoção, clique aqui.

The Guardian, Alison Flood, 13/04/2016

Nove entre dez britânicos declararam achar importante a existência de bibliotecas públicas e a manutenção delas. A pesquisa foi respondida por 30 mil pessoas pelo site Money Saving Expert. A página recebeu cerca de 29, 856 votos. No total, 89% das pessoas declararam acreditar ser importante a manutenção das bibliotecas, visitando elas ou não. Em relação a faixa etária, a pesquisa demonstrou que 92% das pessoas com 65 anos ou mais pensam ser crucial a existência de bibliotecas, 89% entre 35 e 49 anos e entre 50-64. 85% das pessoas entre 25 e 34 anos e 70% dos com menos de 25 anos também acreditam ser essencial a presença de bibliotecas. Apenas 6% das pessoas disse não achar que esse seja um bom uso do dinheiro público.

Universo HQ, Marcelo Naranjo, 12/04/2016

O Social Comics abriu o concurso Sua história de amor em quadrinhos, celebrando o Dia dos Namorados. Serão selecionados quatro romances para serem adaptados e disponibilizados exclusivamente na plataforma, que poderão ser lidas pelos assinantes do serviço. Para participar, basta acessar o formulário no Facebook. O prazo para envio é até o próximo dia 28 de abril. O resultado será divulgado no próximo dia 12 de junho e a adaptação ficará por conta do Dínamo Estúdio.

O Globo, Ancelmo Gois, 18/04/2016

O coleguinha Ancelmo Gois contou que hoje a Academia Brasileira de Letras (ABL) presta uma homenagem, com entrega de placa, a Maria Carmen Oliveira, que completa 80 anos. Trata-se da secretária da Academia há 50 anos. Pessoa querida na Casa, ela lidou com 15 presidentes, a começar por Austregésilo de Athayde (1898-1993).

PublishNews, Redação, 19/04/2016

Chega às livrarias a controversa obra Deus ou nada – Entrevista sobre a fé com Nicolas Diat (Loyola / Fons Sapientiae; 368 pp., R$ 59,90; Trad. J. Figueiredo e Eliane da Costa Nunes Brito), compilação de uma extensa entrevista que o cardeal guineense Robert Sarah concedeu ao jornalista e escritor francês Nicolas Diat. Neste livro estão expostos a essência do pensamento do cardeal africano, que fala sobre novos paradigmas da igreja. Questões como o drama de abusos sexuais do clero até as grandes teses do mundo pós-moderno, que vive como se Deus não existisse, estão entre os diferentes temas que nortearam a entrevista que resultou na obra. Entre suas páginas, ainda se alternam intensas discussões sobre política, permeadas com a história de vida do cardeal e da igreja em sua terra natal.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

Manual prático de mindfulness – Um programa de oito semanas para libertar você da depressão, da ansiedade e do estresse emocional (Pensamento, 240 pp., + CD, R$55,00) traz um curso completo em formato de livro interativo (texto, caderno de exercícios e um CD com meditações guiadas) sobre a técnica de meditação criada em universidades norte-americanas. Escrito por um médico, Mark Willians, e dois psicólogos, John Teasdale e Zindel Segal, o livro foi prefaciado pelo médico Jon Kabat-Zinn, que desenvolveu o programa para reduzir o estresse com base na prática do Mindfulness. A obra traz exercícios para o leitor realizar, de forma prática e objetiva, por meio das técnicas, para reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, além de aliviar sintomas de transtornos alimentares, TOC e distúrbios de memória.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

Nesta terça-feira (19), a partir das 19h, a Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, Rio de Janeiro/RJ) recebe o economista e escritor Eduardo Moreira para o lançamento de A vida é sua! (Alaúde, 184 pp.; R$ 25). O evento se inicia com palestra do autor – aberta ao público – sobre alguns dos temas abordados no livro, como superação de crises (pessoais e profissionais). Após a palestra, Eduardo estará à disposição do público para autografar o livro. Eduardo Moreira é sócio-fundador do grupo Brasil Plural. Palestrante nas áreas de finanças pessoais, carreira e mercado de trabalho, já esteve no topo das listas de best-sellers com a obra Encantadores de vidas.

PublishNews, Redação, 19/04/2016

O corpo humano é um organismo vivo composto por várias células. Este mesmo corpo, às vezes, responde instintivamente às emoções vigentes no cérebro. Isto reflete a forma como a mente pode afetar o funcionamento do organismo. As respostas corporais variam de pessoa para pessoa e podem oscilar entre as mais simples até as mais complexas. Porém, a reação física dos órgãos ao estresse pode ultrapassar o limite do “comum”. É aí que surgem as doenças. A partir do relato das dificuldades enfrentadas pelos pacientes que tratou, a Dra. Suzanna O’Sullivan expõe em Isso é coisa da sua cabeça (BestSeller; 308 pp., R$ 42,90 Trad. Lourdes Sette) algumas doenças impossíveis de serem detectadas pelos diagnósticos. Cerca de um terço das pessoas que se consultam com um médico apresenta sintomas inexplicáveis do ponto de vista clínico. O livro aposta em uma linguagem prática e equilibra histórias verdadeiras e comentários sobre como a autora chegou ao diagnóstico.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.