Publicidade
PublisHer Lounge foca em ações práticas para impulsionar as mulheres do mercado editorial
PublishNews, Talita Facchini, 02/05/2024
Espaço realizou sua primeira programação durante a 3ª Conferência de Livreiros de Sharjah e ofereceu painéis e workshops focados na carreira

O PublisHer – projeto criado por Bodour Al Qasimi com o objetivo de reunir a força feminina do mercado editorial – aplicou uma abordagem direta à sua missão de capacitar as mulheres no setor editorial, oferecendo um programa focado na carreira durante a 3ª Conferência de Livreiros de Sharjah.

O programa de dois dias, realizado em colaboração com a Sharjah Book Authority (SBA), contou com palestrantes especializados no palco do primeiro PublisHer Lounge, realizado em parceria com a Visa, um espaço exclusivo para mulheres e que ofereceu assistência diversificada na construção de carreira.

“Sempre procuramos ajudar as mulheres a construir suas carreiras editoriais, mas o primeiro PublisHer Lounge é uma abordagem diferente para nós. As mulheres nos dizem consistentemente que valorizam dicas e orientações práticas, e o que procuramos fazer na Conferência, em grande parte graças a voluntários generosos, é a nossa resposta. Estamos oferecendo valor imediato e prático às mulheres do livro, para complementar a construção de rede que é a força permanente do PublisHer”, explicou Bodour.

O programa começou com um painel que entrevistou a Dra. Raja Al Gurg, presidente do Grupo Easa Saleh Al Gurg e autora de The power of authenticity (O poder da autenticidade).

Na conversa, Raja contou sua trajetória até chegar ao seu cargo atual e deu conselhos para crescermos profissionalmente. “As mulheres têm que acreditar em si mesmas”, disse, contando ainda que mesmo que não soubesse de algum assunto específico, ela sempre aceitou os desafios. “Eu pedia alguns dias para estudar, entender do assunto para depois ter uma chance de mostrar do que sou capaz. É tudo sobre oportunidade”.

Raja frisou ainda que quando entrou para o mundo dos negócios entrou para o mundo dos homens. “A questão é que não quero competir com ninguém. Quero entender meus limites e trabalhar com autenticidade”, contou. E contrariando a ideia pré-concebida que muitos têm sobre os EAU, Raja acrescentou: “Temos a sorte de viver num país que empodera as mulheres e tem exemplos de fortes líderes femininas, como Sheika Bodour, e o trabalho que ela realiza tanto localmente como no cenário global”.

Para finalizar, aconselhou: “Primeiro acredite em você, depois acredite nas pessoas ao seu redor”.

Painéis e workshops práticos

Focando na praticidade, a programação do PublisHer Lounge realizou sessões direcionadas cobrindo desde a construção de perfis impactantes no LinkedIn, com Diala Jarrar, diretora da rede nos EAU; uma masterclass de estilo; até sessões de mentoria com Nadia Wassaf, cofundadora da Diwan Livrarias; Sarah Arbuthnot, CCO e Diretora de Operações, Supadu; ou Sandra Tamele, fundadora da Editora Trinta Zero Nove.

Na sessão final do primeiro, Eleni Papailia, do departamento de design de carreira da American University of Sharjah, ministrou um seminário sobre construção de marca pessoal e estratégias de networking.

Além disso, o espaço contou com uma fotógrafa profissional para tirar fotos de qualidade para currículos, LinkedIn e outros pontos de contato profissionais.

No segundo dia da Conferência, um painel comandado por Kritee Sharrma, gerente de parcerias da iniciativa SheTrades no International Trade Centre, em Genebra, apresentou dados sobre as barreiras no mercado editorial, com foco na superação de questões de confiança, gênero e influência.

*A repórter viajou a convite da Sharjah Book Autorithy.

[02/05/2024 08:00:00]
Matérias relacionadas
Foram 12 dias de evento com mais de mil horas de programação; visando incentivar a indústria do livro regional e global, governo local destinou recursos para compras de novos títulos
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Com 20 anos de experiência na indústria editorial global, Emma é a curadora e consultora das conferências realizadas em Sharjah e é o nome por trás do novo formato de mesas-redondas implementadas nesses eventos
Leia também
Atividade é voltada para alunos com idades entre 10 e 11 anos
Escritor vai compartilhar suas inspirações literárias e interagir com o público participante
Festa Literária Internacional de Paraty será celebrada de 9 a 13 de outubro, na chamada de semana do "saco cheio", adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil