Publicidade
Flipoços continua até o dia 5 de maio com relevantes nomes da literatura e do pensamento crítico contemporâneo
PublishNews, Redação, 02/05/2024
Presença de Ruy Castro e mesa em homenagem a Nélida Piñon são alguns dos destaques da agenda dos próximos dias em Poços de Caldas (MG)

Flipoços realiza sua 19ª edição até o próximo domingo (5) | © Flipoços
Flipoços realiza sua 19ª edição até o próximo domingo (5) | © Flipoços
A programação do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) continua nesta semana – até o dia 5 de maio – com relevantes nomes da literatura e do pensamento crítico contemporâneo. As próximas mesas contemplam discussões urgentes e oportunas, além de promover destaque a escritores lusófonos, uma mesa comemorativa aos 90 anos de Nélida Piñon e a ilustre presença do imortal, Ruy Castro, um dos grandes destaques da programação.

Na linha diversidade, o Flipoços recebe nesta quinta-feira (02), às 17h30, no Palco Sulfurosa, uma mesa dedicada à Literatura LGBTQIA+, com o professor Guilherme Terreri, criador da persona Rita Von Hunty. A mediação é de Valmir Moratelli, jornalista e escritor, colunista da Revista Veja.

Confira a programação completa clicando aqui.

Na sexta-feira (03), às 19h, no Hall das Thermas Antônio Carlos, o Festival recebe a Mesa comemorativa aos 90 Anos de Nélida Piñon, com Rodrigo Lacerda (editor da Editora Record), Eric Nepomuceno (tradutor, escritor e cronista) e Karla Vasconcelos, assessora da Nélida. Na oportunidade, será lançado o livro póstumo Os rostos que tenho (Record). Mediação Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.

Ruy Castro tem um encontro marcado com o público, no sábado (04 de maio), às 19h, no Coreto Cultural. Ele é reconhecido como um dos mais importantes biógrafos do Brasil, pelos livros O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues (1992), Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha (1995) e Carmen – Uma biografia (2005), além de livros de reconstituição histórica, como Chega de saudade (1990), A noite do meu bem (2015) e Metrópole à beira-mar (2019). O imortal estará pela primeira vez no Flipoços e apresenta palestra sobre o tema do Festival 2024: A crônica nossa de cada dia. Apresentação de Rodrigo Falconi, cocurador do Flipoços.

Também no dia 04 de maio, às 12h, no Coreto Cultural, o evento recebe o encontro sobre Literatura Lusófona, com a especial presença de Cristina Drios, escritora portuguesa residente do Festival, e Pau de Cabinda (Angola). Às 16h30, no Coreto Cultural, a mesa Literatura e História | Leopoldina e Maria da Glória – Duas Rainhas, Vidas e dores, conta com a presença de Mary Del Priore, historiadora que faz o lançamento do livro homônimo no Flipoços 2024 pela editora José Olympio.

O evento ainda recebe, também no dia 04 de maio, às 14h30, no Palco Sesc Sulfurosa, a presença de Sueli Carneiro, renomada professora, escritora e filósofa, que integra a mesa Mulheres Negras e a Reparação da Escravidão, ao lado da escritora Adriana Santana, da escritora e professora Maria José (Tita) e da escritora Helena Vieira. Mediação: Thais Costa.

Eric Nepomuceno é destaque da programação, novamente, no dia 05 de maio, às 12h30, no Palco Coreto Cultural, com a mesa ‘Literatura Latino-Americana’ – “Em agosto nos vemos”, falando do livro póstumo de Gabriel García Márquez, lançado no ano em que o autor colombiano completaria 97 anos.

Flipoços

O Festival tem uma programação intensa, com atividades simultâneas que acontecerão no palco central, chamado “Coreto Cultural” e em outros locais, como as Thermas, o Palco Sulfuroso e estabelecimentos parceiros, que receberão os ilustres convidados e a diversidade de temas e assuntos.

Com inúmeros lançamentos exclusivos, o Flipoços recebe convidados de norte a sul do País, além de Portugal, países de língua portuguesa, de Poços de Caldas e de toda a região.

Alinhada com a temática central “a crônica nossa de cada dia” as mesas de bate-papos contam com autores, jornalistas, profissionais, críticos literários e artistas, que vão trazer luz a este gênero literário meio esquecido.

O Festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Althaia, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo. Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Parceria Cultural: Sesc Minas. Apoio Cultural: Sebrae, Leitura Play, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo e Cine Marquise. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Portal Autêntica, Coluna Bastidores, Rabiscos, Fruta Madura 50+ e PublishNews, Portal de Poços, EPTV, Brand News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já, TV Poços e Poços Com. Rádio Oficial Jovem Pan Poços. Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Ação Sustentável - Ação Reciclar, Conexão SA. E IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Internet Exclusiva - Telemídia. Festivais parceiros - Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip. Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social.

[02/05/2024 10:40:00]
Matérias relacionadas
Em mesa do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, fundadores e editores de quatro revistas conversaram sobre os desafios de manter uma publicação; foram elas: Aboio, Aorta, Canarana e Philos
Festival chegou à 19ª edição em 2024 com a inauguração da Vila Literária, localizada no histórico Parque José Affonso Junqueira
Lançamento de 'Cantos da Terra', de Alexandre de Sousa e ilustrado por Daniel Kondo, ocorre no dia 1º; e 'A rosa que queria ser margarida', de Bárbara Silveira Stefanelli e ilustrado por Elisa Sbardellini Aliende, no dia 4
Leia também
Festa Literária Internacional de Paraty será celebrada de 9 a 13 de outubro, na chamada de semana do "saco cheio", adotada por algumas instituições de ensino pelo Brasil
Inspirada na tradição ensaística de autoras como Susan Sontag, autora reflete sobre os variados aspectos da vida masculina a partir da sua experiência como mulher e leitora
Evento entre 23 e 25 de maio terá a presença de mais de vinte escritores, entre eles o autor e filósofo espanhol Santiago Beruete e o brasileiro Milton Hatoum