MinC leva comitiva de escritores e quadrinistas para a 32ª Feira Internacional do Livro de Havana
PublishNews, Redação, 15/02/2024
FILH 2024 vai até o dia 25 de fevereiro e tem o Brasil como país homenageado

Cartaz da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana
Cartaz da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana
O Brasil é o país homenageado da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana (FILH 2024), que ocorrerá de 15 a 25 de fevereiro, na capital cubana. A cerimônia de abertura do evento contará com a presença do presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes. A agenda do Ministério da Cultura (MinC) em Cuba vai até 19 de fevereiro e tem como objetivo potencializar as ações conjuntas de cooperação e intercâmbio na área cultural entre os dois países.

Além da ministra, a comitiva do MinC contará com a presença do secretário de Formação, Livro e Leitura, Fabiano Piúba, e do presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi. A pasta levará uma delegação de 15 escritores e escritoras brasileiros escolhidos por meio da curadoria tripartite composta por integrantes do Ministério, da FBN e o Instituto Guimarães Rosa (IGR), unidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Fazem parte da comitiva os escritores e escritoras Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz, Elisa Lucinda, Emicida, Frei Betto, Jarid Arraes, Jeferson Tenório, Marcelo D' Salete, Márcia Kambeba, Cidinha da Silva, Graça Graúna, Otávio Júnior, Socorro Acioly e Patricia Melo.

O evento contará também com a participação dos quadrinistas brasileiros Ana Luiza de Souza Freitas, Gidalti Oliveira Moura Júnior, Alcimar Mendes Frazão, João Carlos Pires Pinheiro, Sirlene Francisco Barbosa e a curadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Luciana Falcon Anselmi.

A ministra Margareth Menezes aponta que Brasil e Cuba têm desafios comuns no setor cultural. “Acreditamos que a cultura é um elemento agregador, que tem um valor intrínseco, simbólico, mas também um papel transformador da sociedade. A cultura forma cidadãos, cria repertórios, ajuda a desenvolvermos uma leitura crítica do mundo. A cultura tem também um papel no desenvolvimento, gera trabalho e emprego gera riqueza, de forma sustentável”, reforça, em nota do Ministério.

Para o secretário Fabiano Piúba, a FILH é uma das mais importantes da América Latina e, certamente, a mais importante do Caribe neste universo literário. “Trata-se de uma feira democrática que ocorre nas ruas e praças de Havana. Para nós é uma grande honra preparamos uma programação com um grupo de escritores e escritoras que irão compartilhar suas experiências literárias, acadêmicas e artísticas, traduzindo uma diversidade cultural brasileira em Cuba. Mas, para além dessa agenda, sob a chefia e liderança da ministra Margareth Menezes, será assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre os ministérios da Cultura de ambos os países”, ressalta.

O MoU visa a realização de ações conjuntas de cooperação e intercâmbio na área cultural e será assinado no sábado, às 9h30, durante reunião bilateral da ministra Margareth Menezes com o ministro da Cultura de Cuba, Alpidio Alonso Grau. Além da Feira do Livro, a ministra da Cultura cumprirá agenda de reuniões bilaterais com autoridades cubanas e visitará equipamentos culturais.

Presença confirmada

Ganhadora do Prêmio Jabuti de Contos 2022, a escritora carioca Eliana Alves Cruz comentou sobre a oportunidade de representar a literatura brasileira no país caribenho. “Esta é a primeira grande delegação brasileira de escritores e escritoras (do Ministério) para um evento internacional literário, após um período terrível de ataques ao pensamento, à cultura e a democracia. Já é histórico, mas se torna ainda mais emblemático por ser em Cuba, um local com processo colonial e diáspora africana tão semelhantes ao do Brasil. Certamente um grande momento que ficará para as gerações futuras”, destaca.

Feira Internacional do Livro de Havana

Nesta edição, sob o tema “Ler é construir identidade”, a FILH 2024 se consolida como um ambiente de intercâmbio cultural, colocando a literatura como principal ferramenta para a troca de conhecimento entre Cuba-Brasil. O festival também simboliza a relação entre os países na promoção da cultura, na divulgação dos escritores para a formação da consciência individual e coletiva do pensamento crítico autêntico.

Para tal, a programação teórico-cultural do evento inclui uma variedade de espaços associados à literatura e ao saber, entre os quais se destacam: o Salão Profissional do Livro, onde ocorrerão a Oficina Nacional do Livreiro e o Encontro de Editores e Tradutores Literários.

Da mesma forma, será realizado o Encontro de Historiadores e os colóquios de Ciências Sociais e de Saúde Humana e Meio Ambiente. Além disso, no âmbito da celebração, acontecerão o Evento de Publicações Seriais e Mídia Digital, o Encontro de Jovens Escritores da Ibero-América e o Encontro de Promotores de Poesia.

Durante a FILH 2024, escritores, tradutores e profissionais do segmento terão ainda a oportunidade de promover, comercializar, negociar e interagir com seus principais destinatários, o público leitor e os empresários do ramo.

Agenda MinC em Cuba

Quinta-feira (15/02)

Cerimônia de hasteamento das bandeiras de Cuba e do Brasil
Horário: 10h
Local: Fortaleza San Carlos de la Cabaña

Reunião com o Ministro da Cultura cubano, Alpidio Alonso Grau
Local: Ministério da Cultura de Cuba

Encontro com o Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel
Local: Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, Salão de Protocolo
Horário: 17h30

Cerimônia de abertura da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana – FILH 2024
Horário: 18h
Local: Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, Sala Nicolás Guillén

Inauguração do pavilhão do Brasil – País Convidado de Honra na FILH 2024.
Horário: 19h
Local: Fortaleza San Carlos de la Cabaña. Sala Nicolas Guillen

Sexta-feira (16/02)

Visita à “Escuela Profesional de Música de la Habana Amadeo Roldán”.
Horário: 9h30

Visita ao Centro Histórico de Havana e equipamentos culturais da cidade.
Horário: 11h

Visita ao Museu Casa de África
Horário: 15h

Encontro com o Presidente da Casa de las Américas, Abel Prieto
Inauguração de mostra bibliográfica do Brasil.
Horário: 16h30
Local: Casa de las Américas. Calle 3ra y G, Vedado

Gala Artística do país convidado de Honra – Brasil
Horário: 20h
Local: Teatro Nacional de Cuba

Sábado (17/02)

Visita à Feira Internacional do Livro de Havana e encontros com escritores brasileiros.
Horário: 15h30
Local: Fortaleza San Carlos de la Cabaña

Domingo (18/02)

Retorno para o Brasil
Horário: 11h

[15/02/2024 10:00:00]