A WorldCon na China: imaginar o futuro a partir do outro lado do globo
PublishNews, Ana Rüsche*, 07/12/2023
Como a edição chinesa da World Science Fiction Convention propõe um outro olhar à ficção científica internacional

O escritor e roteirista peruano César Santivañez e sua plateia de estudantes
O escritor e roteirista peruano César Santivañez e sua plateia de estudantes
Realizada há 81 anos, a World Science Fiction Convention é a convenção mais importante de fantasia, ficção científica e horror do mundo, com uma quantidade imensa de painéis e workshops simultâneos, feira de livros e sessões de autógrafos, coroada com a entrega do Prêmio Hugo. Anualmente organizada pela própria comunidade, incluindo editoras, revistas e outras iniciativas, é um evento essencial para entender tendências desse mercado.

Participei como convidada da 81ª edição e, para o PublishNews, escolhi comentar o que pode interessar o mercado literário brasileiro: uma convenção para marcar época e suas pontes para o futuro.

Uma conferência mundial digna do nome

A edição de 2023 foi em Chengdu e impôs um outro ritmo ao evento: “Finalmente colocaram o ‘world’ na WorldCon”, foi o que mais se escutou nos bastidores, comentário irônico sobre a centralização histórica do evento nos Estados Unidos. Em 81 anos, houve doze edições fora dos EUA e, para ilustrar a desproporção, ocorreram oito só na cidade de Chicago. Fora do eixo anglófono, somente Alemanha, Japão, Finlândia, Países Baixos, além da China, sediaram edições.

Pudera, a questão linguística impõe um desafio. Taiyo Fujii, escritor japonês, comentou o quão complexo foi realizar um evento falado todo em inglês no Japão ainda em 2007. Em 2023, entraram em campo a popularização de aplicativos de tradução no celular e muitos intérpretes contratados pela organização, tecnologias humanas e eletrônicas que permitiram uma comunicação fluida entre painelistas e público.

A vinda de escritores de diferentes países também marcou a edição. Além do número significativo de escritores da América Latina e de países asiáticos, como Coréia do Sul, Índia e Japão, foi possível a participação de escritores de países pouco representados, como Arábia Saudita, Nigéria e Romênia. Em painel, o editor Neil Clark (EUA) defendeu que “a ficção científica não conhece fronteiras entre países, não pertence a uma única tradição”, o que parecia ser bastante evidente em Chengdu.

Um dos efeitos prováveis da WorldCon em Chengdu é aprofundar os laços entre regiões, minimizando a atual validação dos EUA nessa produção. A presença da editora italiana FutureFiction, que publica ficção científica de diferentes idiomas em italiano, é uma mostra desses caminhos.

Na delegação latina, a maioria conhecia-se por força de conferências virtuais, a exemplo da Mexicona (México), AlciffCon (Chile), Relampeio (Brasil), FutureCon (internacional) e a própria WorldCon; e também por conta de antologias regionais, como a Futuras: Cuentos de ciencia ficción ecofeminista (Comfama, 2023) e El tercer mundo después del sol (Minotauro, 2022), ambas organizadas pelo colombiano Rodrigo Bastidas Pérez.

A inauguração do Museu de Ficção Científica da China

Detalhe do Museu da Ficção Científica, em Chengdu
Detalhe do Museu da Ficção Científica, em Chengdu
Chengdu é uma cidade situada na província de Sichuan, terra do urso panda. Agora, quer ser conhecida por um novo atributo: um polo de inovação tecnológica. Para a WorldCon, inauguraram o Museu da Ficção Científica, com proporções niemeyerianas, quase o dobro do nosso Museu do Amanhã. Com 59 mil m2, o projeto é de Zaha Hadid, mesclando as formas fluidas do lago que o circunda, com metais e espelhos, quando o desenho de uma nave espacial se funde em um templo budista.

É essa mescla de ancestral com futurista que a China pretende imprimir em sua ficção científica, mostrando que veio para se consolidar. Essa magnitude completou-se com uma feira de tecnologia que acompanhou os debates literários, apontando como a imaginação presente nas páginas de livros flui entre os circuitos de robôs em exposição.

Um festival para o futuro

Um dos destaques do festival, sem dúvida, foi a participação ativa de crianças e jovens, proporcionada por um projeto pedagógico da província de Sichuan. Concursos de redação e de ilustração entre estudantes coroaram essa presença sorridente e animada, mostrando o raciocínio chinês em apostar na ficção científica para estar à altura dos desafios das próximas gerações, cuja única certeza é lidar com a mudança tecnológica cada vez mais veloz.

O público numeroso juvenil aclamou todas as aparições de Cixin Liu, convidado de honra do evento, autor do premiado O problema dos três corpos (Companhia das Letras, Trad.: Leonardo Alves), trilogia adaptada para a Netflix pelos mesmos criadores de Game of Thrones. O lançamento da série está previsto para janeiro de 2024 e parece que a força da ficção científica chinesa logo pousará em diferentes sofás ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

A próxima WorldCon será em Glasgow (Escócia), nos dias 8 a 12 de agosto de 2024. Em 2025, em Seattle (EUA). Será que ainda teremos uma WorldCon latinoamericana? A próxima década nos responderá.


PublishNews: https://www.publishnews.com.br/materias/2023/10/17/worldcon-e-realizada-na-china-e-recebe-autores-latinos-como-a-brasileira-ana-rusche

Podcast Página Cinco: A ficção científica e as formas de elaborar o futuro, Rodrigo Casarin entrevista Ana Rüsche sobre sua ida à China.

Sonhos e futuros na terra do urso panda, edição da newsletter Anacronista, ensaio sobre experiências de viagem [a ser enviada em 6/12/23].


* Ana Rüsche é escritora e realiza pós-doutorado sobre ficção científica e mudança climática no depto. de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. Entre seus livros publicados estão Do amor: o dia em Rimbaud decidiu vender armas (Quelônio, 2018), finalista do prêmio Nascente, e A telepatia são os outros (Monomito, 2019), publicado na Itália como Telempatia (FutureFiction, 2023), vencedor do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica e finalista dos prêmios Argos e Jabuti. Escreve a newsletter Anacronista: anarusche.substack.com

[07/12/2023 10:50:00]