Escritor e ilustrador brasileiro Guilherme Karsten é convidado da Feira Internacional de Livros Infantis de Xangai
PublishNews, Redação, 10/11/2023
Participação na China é resultado da premiação do Golden Pinwheel Grand Award, conquistado em 2019

Guilherme Karsten com seu livro 'Aaahhh!' | © Divulgação
Guilherme Karsten com seu livro 'Aaahhh!' | © Divulgação
Foi com imagens repletas de cores, junto a uma história divertida e uma reflexão importante, que Guilherme Karsten apresentou ao mundo seu livro Aaahhh! (HarperCollins), publicado em 2019. E foi esta a obra que garantiu a ele a presença como autor convidado na CCBF – China Shanghai International Children’s Book Fair (Feira Internacional de Livros Infantis de Xangai na China), entre os dias 17 e 19 de novembro. O convite foi feito ao escritor e ilustrador como prêmio por ter sido o vencedor do Golden Pinwheel Grand Award em 2019, mesmo ano de publicação do livro.

A viagem, que aconteceria em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia, será dividida em duas etapas. A primeira será sua participação na 10ª edição da Feira, onde vai fazer parte de mesas de conversas com outros autores, revisão de portfólios de ilustradores e ministrar workshops para artistas. Na ocasião, Karsten também vai participar de eventos e encontros com editores.

Na segunda parte, o autor vai percorrer mais quatro cidades do interior da China: Guilin, Changsha, Kunming e Shenzhen. Acompanhado de sua editora chinesa, a Magic Elephant Books, o autor vai participar de uma programação que engloba visitas a escolas e universidades, além de exibições em museus e outros eventos.

Outro destaque da viagem é a exposição do seu trabalho que está sendo organizada pela editora, na Guangxi Normal University Art Gallery, em Guilin. O trabalho de Karsten estará em exibição entre os dias 18 de novembro e 18 de dezembro.

Para o escritor e ilustrador, a participação na CCBF e o tour pelo país representam a consolidação do seu trabalho através do reconhecimento internacional. “A China é um país totalmente novo para mim e vai ser inspirador poder apresentar o meu trabalho em uma cultura diferente. Quero estar em diversos lugares, sempre levando a mensagem mais importante: divirtam-se! É assim que desejo que os pais e educadores se conectem com as crianças, independente do local ou cultura”, afirma Karsten, em nota.

Sobre Guilherme Karsten

Escritor e ilustrador de livros infantis, Guilherme Karsten possui sete livros de autoria própria, publicados em mais de 15 idiomas, além de já ter ilustrado mais de 30 livros para autores nacionais e internacionais. Conhecido pelo estilo característico e histórias divertidas, o autor busca despertar a imaginação do leitor de forma lúdica, com o objetivo de transformar seus livros na porta de entrada para o mundo da leitura na vida das crianças. Entre os prêmios conquistados por ele, estão o Prêmio Jabuti de “Melhor Livro Ilustrado” em 2021, o Golden Pinwheel Grand Award (China) em 2019 e a Golden Plaque da Bienal de Ilustrações de Bratislava (Eslováquia) em 2019.

[10/11/2023 11:00:00]