Quedas no Painel do Varejo de Livros no Brasil chegam a quatro meses consecutivos
PublishNews, Redação, 1º/11/2023
Pesquisa da Nielsen e do Snel apresentou variação negativa em relação a 2022 pela quarta vez desde agosto

Questões como o fenômeno dos álbuns de figurinhas da Copa e a ausência dos números da Livraria Saraiva fizeram o 10º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023 apresentar uma grande queda do período 10 em relação a 2022: foram 3,33 milhões de livros vendidos, contra os 4,03 milhões no mesmo período do ano passado, registrando uma variação de -17,21%.

A pesquisa é realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). É o quarto mês consecutivo em que a variação é negativa.

Mesmo com um preço médio superior, o faturamento de 2023 também não conseguiu alcançar a performance do período de 2022, registrando R$ 153,67 milhões contra R$ 173,36 milhões, uma variação de -11,36%.

Variação de faturamento nos períodos do Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023 | © Nielsen/SNEL
Variação de faturamento nos períodos do Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023 | © Nielsen/SNEL
Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, comenta: “o período vinha com uma tarefa difícil de superação, já que o período 10 de 2022 contabilizava bons números devido as ações promocionais e também contava com o fenômeno dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo. Além de um período menos agressivo, o setor não pôde contar com os números da Livraria Saraiva, que deixa de existir”.

A variação superlativa do período impactou no acumulado de 2023, tanto no volume como em valor, registrando -6,43% e -0,68%, respectivamente.

Do início do ano até 8 de outubro de 2023, o setor livreiro apresenta a venda de 41,08 milhões de livros com uma arrecadação de R$1,88 bilhão. Já em 2022, o volume de livros comercializados chegou à marca de 43,9 milhões, acumulando uma receita de R$1,90 bilhão.

“Neste período, a ausência de grandes lançamentos esperados pelo público e a espera pelos descontos da black friday que se aproxima, podem ajudar a explicar a continuidade da queda do faturamento. Por isso é sempre importante destacar a necessidade de uma maior bibliodiversidade no mercado, com novas apostas que atraiam o público às livrarias”, lembrou Dante Cid, presidente do SNEL, em nota.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país. O 10º período de 2023 diz respeito às vendas entre os dias 11/09 a 08/10/2023.

Clique aqui para ver o Painel do mês na íntegra.

[01/11/2023 09:13:41]