A Feira do Livro ganha versão infantil em novembro com seminário sobre livro, leitura e biblioteca
PublishNews, Redação, 09/10/2023
A Feirinha do Livro ocorrerá em 10, 11 e 12 de novembro na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo

A Feira do Livro 2ª edição | © Divulgação
A Feira do Livro 2ª edição | © Divulgação

Nasce em novembro A Feirinha do Livro, festival literário infantojuvenil que ocorrerá em 10, 11 e 12 de novembro, na capital paulista. A iniciativa faz parte do projeto d'A Feira do Livro – organizada pela Associação Quatro Cinco Um e Maré Produções – para atender diferentes segmentos do mercado editorial com versões reduzidas e mais focadas.

Seguindo os passos bem-sucedidos do evento principal, A Feirinha do Livro também será gratuita e ocupará a praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Além da necessidade de uma agenda mais forte voltada para o incentivo da leitura na infância e juventude, a forte presença das crianças nos ambientes de contação de histórias, teatro, oficinas, bate-papos com autores d’A Feira do Livro 2023 mostrou que há espaço para um festival de livros infantojuvenil no modelo de rua.

Para contribuir com o debate sobre as políticas públicas para formar mais leitores, o novo festival literário também promoverá um seminário sobre livro, leitura, literatura e biblioteca – evento preparatório para a elaboração do Plano do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PLLLB) do Estado de São Paulo. O seminário, que ocorrerá em 10 de novembro, no auditório Armando Nogueira (Museu do Futebol), vai reunir críticos, autores, ilustradores, educadores, bibliotecários, livreiros, gestores públicos e outros especialistas para debater a leitura na primeira infância.

Os Planos do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca são considerados a mais eficiente legislação para formar leitores no país e podem ser implantados em nível municipal, estadual e nacional. Embora já exista um plano municipal na capital paulista, e nos estados do Rio de Janeiro e do Mato Grosso, o estado de São Paulo, que concentra a maior parte dos leitores e uma parcela significativa do mercado editorial brasileiro, ainda está apenas começando a trabalhar em um Plano de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca.

O novo evento de literatura chega em um momento no qual o mercado editorial tem olhado com mais atenção para os pequenos leitores. A Todavia anunciou recentemente o Baião Livros, selo que traz em seu catálogo A menina dos cabelos d’água, de Sidnei Nogueira; Boa Noite, Bo, de Kjersti Annesdatter Skomsvold e Mari Kanstad Johnsen; e Um senhor notável, de Olga Tokarczuk e Joanna Concejo. Também lançado neste ano pela Nós, o pequeNós, já tem os títulos: De galo em galo, de Paulo Netho e Ana Lasevicius; Vovó virou semente e Sarauzim: poemas para a molecada, de Rodrigo Ciríaco, A avó adormecida, de Roberto Parmeggiani; O menino, o assovio e a encruzilhada, de Afonso Borges.

O evento realizado em junho atraiu, em cinco dias, cerca de 35 mil visitantes que assistiram a conversas históricas entre autores, receberam autógrafos e conheceram as principais novidades editoriais. Com mais de 60 autores e 154 expositores, entre editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura, o festival literário se consolidou no calendário cultural de São Paulo.

[09/10/2023 10:00:00]