Clube de Leitura Japan House São Paulo + Quatro Cinco Um celebra 50º encontro
PublishNews, Redação, 26/03/2024
Edição de março comemora a parceria; 'Meus dias na livraria Morisaki' será tema da conversa com participação de Rui Campos

Capa do livro da edição de março © Divulgação
Capa do livro da edição de março © Divulgação
Em Meus dias na livraria Morisaki (Bertrand Brasil), de Satoshi Yagisawa, a vida de Takako é relativamente tranquila, até que seu namorado, com quem pretendia formar uma família, anuncia que vai se casar com outra pessoa. A vida da jovem de 25 anos vira de cabeça para baixo e ela entra em uma depressão profunda. A próxima edição do Clube de Leitura Japan House São Paulo+Quatro CincoUm vai conversar sobre a experiência de Takako, que, em momento de crise, vai desenvolver uma paixão pelos livros.

Mediado por Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um, e Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, o encontro será no dia 28 de março e recebe Rui Campos, dono da rede Livraria da Travessa, como convidado especial. Este será o 50º encontro do clube de leitura marcando cinco anos de parceria entre a Japan House e a Associação Quatro Cinco Um. Criado em 2019, o projeto divulga e valoriza a literatura nipônica e o trânsito entre os idiomas japonês e português por meio da tradução direta, uma prática que teve grande contribuição de Leiko Gotoda.

Em Meus dias na livraria Morisaki (Bertrand Brasil), de Satoshi Yagisawa, acompanhamos a mudança da jovem, a convite do tio Satoru, para um prédio antigo, em Jinbôchô, o bairro das livrarias de Tóquio, um paraíso para os leitores. O prédio é a livraria Morisaki, que está na família há três gerações. A mudança é temporária, só até ela se reerguer. Porém, nos meses que se seguem, Takako se surpreende ao desenvolver uma paixão pela literatura e tornar-se frequentadora assídua de um café local - onde faz novos amigos e acaba por conhecer um jovem editor que trabalha ali perto e também está passando por um momento difícil. E, à medida que o verão se vai e o outono chega, Satoru e Takako descobrem que têm mais em comum do que pensavam. Best-seller internacional, Meus dias na livraria Morisaki é uma história sobre recomeços e o poder transformador da literatura.

O livro, com tradução para o português de Andrei Cunha, ganhou Prêmio Literário de Chiyoda e foi adaptado ao cinema. É um dos títulos mais vendidos fora do Japão, publicado em mais de 20 países, dando origem ao segundo título da série, Uma Noite na Livraria Morisaki.

Títulos traduzidos por Gotoda já figuraram vários encontros, inclusive o décimo, em julho de 2020, em que participou como convidada para comentar o clássico O livro do chá, de Kakuzo Okakura. Livros de grandes nomes da literatura japonesa contemporânea como Haruki Murakami, Yoko Ogawa e Yoko Tawada foram selecionados para os encontros e comentados por intelectuais brasileiros como Itamar Vieira Jr, Natalia Timerman, Alexandre Vidal Porto, Tati Bernardi e Xico Sá.

Com a mediação de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JHSP, e Paulo Werneck, diretor de redação da revista Quatro Cinco Um, o Clube discute livros de autores nipônicos traduzidos diretamente do japonês para o português, com o objetivo de ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. Todo mês, o encontro de caráter informal conta também com a presença de um leitor convidado, e já recebeu grandes profissionais da tradução japonesa no Brasil, autores brasileiros contemporâneos, editores, críticos, jornalistas e personalidades da cultura.

SERVIÇO

  • Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um | 50º encontro Meus dias na livraria Morisaki, de Satoshi Yagisawa
  • Quando: quinta-feira, 28/3
  • Horário: 19h
  • Convidado: Rui Campos
  • Duração: cerca de 60 minutos
[26/03/2024 09:00:00]