Eventos nos museus-casas de São Paulo abordam patrimônio cultural, mulheres do modernismo e personagens negros na literatura
PublishNews, Redação, 16/05/2023
Agenda de maio também inclui cursos e lançamentos

No mês de maio, os eventos na Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida abordam temas relacionados ao patrimônio cultural, aos casarões da Avenida Paulista, a mulheres que participaram do movimento modernista e destacam, ainda, personagens negros da literatura brasileira. As três museus-casas pertencem à Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e são gerenciados pela Poiesis. Abaixo todos os eventos realizados por cada um dos espaços.

Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – São Paulo / SP)

Dia 24 de maio, às 19h, os amantes da literatura brasileira poderão acompanhar o lançamento do livro Revisão de Oswald de Andrade: textos dispersos, de Haroldo de Campos. A obra é organizada por Thiago de Melo Barbosa, e o encontro contará com a presença do professor Marcos Siscar, da Unicamp, e os tradutores Fábio Roberto Lucas e Daniel Glaydson Ribeiro, tratando-se de um olhar da obra de Oswald a partir de textos críticos publicados pelo poeta Haroldo de Campos. A atividade será on-line, por meio da plataforma Zoom. Os interessados devem se inscrever nolink, já que o evento tem limite de 300 participantes.

No dia 25 de maio, das 19h às 21h, acontecerá a palestra Tombamentos e demolições na Avenida Paulista na década de 1980, com Lucília Santos Siqueira, professora de História, Memória e Patrimônio no Curso de História na UNIFESP. A atividade analisará os processos de estudo para tombamento de edificações na Avenida Paulista, abertos em 1982 — ano em que algumas mansões do local foram demolidas da noite para o dia, contrariando as determinações do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Também serão abordadas as atas das reuniões do Conselho e matérias jornalísticas da época. Inscrições para participação por Zoom podem ser feitasaqui.

Casa Guilherme de Almeida (R. Macapá, 187 – São Paulo / SP)

O museu Casa Guilherme de Almeida preparou para este mês a oficina LETRA E IMAGEM: a poesia em síntese, do haikai ao logograma, que acontecerá em quatro encontros, nos dias 24 e 31 de maio, 7 e 14 de junho, das 19h às 21h. Nesta atividade Bruno Oliveira, artista gráfico, professor e pesquisador nos campos de Arte e Comunicação, trará uma reflexão sobre os processos de construção da poesia de vanguarda do século XX, que tem como uma de suas principais características a visualidade em termos gráficos e a síntese. A atividade será on-line, por meio da plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas no link.

O Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida realizará, no dia 25 de maio, das 14h às 15h30, o curso As Mulheres do Modernismo, que pretende trazer um panorama sobre as mulheres modernistas, artistas ou atuantes nos bastidores do movimento, e relacioná-las com Baby de Almeida, esposa do escritor Guilherme de Almeida e figura importante para o museu. A atividade é voltada para professores e educadores em geral, que deverão se inscrever por meio do link. São 40 vagas para o evento, que será realizado presencialmente.

Casa Mário de Andrade (R. Lopes Chaves, 546 – São Paulo / SP)

No dia 27 de maio, das 15h às 17h, o público do museu Casa Mário de Andrade poderá participar da roda de conversa Personagens Negros na Literatura Brasileira, organizada pelo Núcleo de Ação Educativa da instituição. A atividade pretende abordar três personagens negros, criados em momentos históricos diferentes por três escritores negros consagrados. São eles: Prudêncio, de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Ellis, de Os contos de Belazarte, de Mário de Andrade; e Pai Ponciá, de Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. A atividade será realizada presencialmente no museu Casa das Rosas, com 20 vagas no total; as inscrições estão disponíveis no link.

Finalizando os destaques do mês, ainda no dia 27 de maio, das 16h30 às 18h, acontecerá a palestra Encontro com o cordel, organizada por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. Em cada encontro, um cordelista convidado faz uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de um dos seus cordéis. Desta forma, o público terá a oportunidade de conhecer escritores que atuam para difundir este gênero literário popular por meio de suas obras e ações. O encontro terá como convidado o escritor Moreira de Acopiara. Inscrições (300 vagas) para o formato on-line aqui. Já os interessados em assistir a palestra presencialmente (30 vagas) devem se inscrever aqui.

[16/05/2023 08:00:00]