Nielsen: Semana do Consumidor impulsiona as vendas do varejo de livros
PublishNews, Talita Facchini, 14/04/2023
O 3º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023 registrou aumento de 5,32% em volume e 10,46% em valor, em relação ao mesmo período de 2022; no acumulado do ano, há leve aumento no faturamento, mas queda no volume

Livraria Martins Fontes | © Alf Ribeiro / Shutterstock
Livraria Martins Fontes | © Alf Ribeiro / Shutterstock

As ações da Semana do Consumidor (13 a 20 de maio) impulsionaram as vendas do varejo de livros no país. É o que aponta o terceiro Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, divulgado pela Nielsen Book e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e que cobre o período de 27 de fevereiro a 26 de março.

Com as melhores performances do setor até agora – sendo o primeiro resultado positivo em volume do ano – o Painel registrou a comercialização de 4,63 milhões de livros, com um faturamento de R$ 211,63 milhões. Isso significa um aumento de 5,32% em volume e 10,46% em valor em relação ao mesmo período de 2022.

O preço médio também apresentou um aumento de 4,89%, saindo de R$ 43,58 em 2022 para R$ 45,71 em 2023.

Primeiro trimestre 2022 x 2023

Com a difícil tarefa de superar o ano anterior, 2023 apresenta um primeiro trimestre com uma leve superioridade em faturamento (1,37%), mas não em volume (-4,55%), sobre 2022.

Em números absolutos, no primeiro trimestre de 2023, o varejo de livros registrou a movimentação de 13,9 milhões de livros contra 14,56 milhões no primeiro trimestre de 2022 – resultado que explica a queda. Já em faturamento, foram R$ 670,35 milhões nesse primeiro trimestre contra R$ 661,31 em 2022, este sendo o maior faturamento do primeiro trimestre dos últimos cinco anos.

Sobre o preço médio do livro, o crescimento em 2023 foi superior em 6,20% em relação a 2022. Se no ano passado o valor médio dos livros era de R$ 45,41 esse número subiu para R$ 48,23 em 2023.

Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, comenta em nota: “Depois de três anos seguidos de crescimento de vendas em volume e valor no primeiro trimestre, os bons números do terceiro período de 2023 não foram suficientes para manter essa sequência de alta. Ainda chama a atenção o preço médio do livro praticado acima da inflação. Esse fenômeno é a soma do aumento de preço de catálogo revisado pela indústria e também o patamar de desconto oferecido abaixo da média por parte do varejo”.

Importância dos gêneros

Entre os gêneros analisados pelo Painel, o que mais ganhou importância no faturamento nesse terceiro período foi Não Ficção Trade, com aumento de 1,43 p.p. e passando a representar 25,80% do faturamento. Ficção também apresentou leve crescimento de 0,30 p.p.

Infantil, Juvenil e Educacional apresentou queda de 1,05 p.p., passando de 29,52% do faturamento em 2022 para 28,47 em 2023. Por fim, Não Ficção Especialista também trouxe queda de 0,68 p.p.

Dante Cid, presidente do SNEL, destaca que “com este novo período ficou mais clara a segmentação dos desempenhos, com crescimento nas obras gerais e queda em Educacional e Profissional. Infelizmente o crescimento acumulado em valor não supera a inflação, o que se pode verificar também pela queda em volume. Esperamos poder ao menos igualar em termos reais o ano passado, que foi muito bom para o setor".

Metodologia

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados on-line e atualizados semanalmente.

As varejistas monitoradas pela Nielsen são: A Página Livraria, Amazon.br, Americanas, Americanas.com, BIG BIG, Bom Preço, Carrefour, Cultura, Curitiba, Disal, Escariz, Extra, Leitura, Livraria da Vila, Livraria Loyola, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Pão de Açúcar, Saraiva, Shoptime, Submarino.

Clique aqui para conferir o terceiro painel de 2023.

[14/04/2023 08:00:00]