Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas passa a se chamar Bienal do Livro do Sul de Minas em 2024
PublishNews, Guilherme Sobota, 07/03/2023
Edição de 2023 do evento foi adiada; já o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) ocorre entre os dias 3 e 7 de maio de 2023

A organizadora da Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), GSC Eventos, anunciou nesta terça-feira (7) mudanças para as próximas edições. A Feira Nacional não irá mais acontecer em 2023, voltando em 2024 com nome diferente: Bienal do Livro do Sul de Minas. Já o Flipoços continua com a edição de 2023, agora de 3 a 7 de maio, no Teatro da Urca de Poços de Caldas. Os dois eventos aconteciam ao mesmo tempo.

Segundo a GSC Eventos, a decisão foi tomada em conjunto com a prefeitura da cidade e com outros parceiros. "Apesar da conjuntura política atual trazer bons ares e uma perspectiva positiva de retomada do setor cultural do País nos esperançando com a volta da Cultura em sua plenitude, o tempo que dispomos para a captação de recursos necessários não foi suficiente para acreditarmos que daria para realizar a Feira e o Festival no formato que nos propusemos para a edição de 2023", diz o comunicado.

Outro motivo foi a informação de que a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais vai reformular a política de distribuição de vales-livros para os alunos e professores da rede estadual de ensino, retomando-a no segundo semestre, e não contar com essa política seria um prejuízo significativo para a Feira – que resolveu então adiar a próxima edição e passar por um rebranding.

A nova Bienal do Livro do Sul de Minas será focada especialmente nos negócios da cadeia do livro, lançamentos exclusivos, divulgação dos livros, editoras e livrarias, vendas e comércio de livros e afins, além do fomento e suporte ao mercado editorial regional e nacional, segundo o comunicado.

A proposta é envolver também outras cidades do sul de Minas no contexto da Bienal. A data da primeira Bienal do Livro do Sul de Minas já está marcada: de 27 de abril a 5 de maio de 2024, no Parque José Afonso Junqueira. O Flipoços também passa a ser realizado uma vez a cada dois anos, intercalando a partir de agora com a nova Bienal.

“Sempre fui aberta a novos desafios e fazer este 'rebranding', com a proposta da Feira e do Festival, certamente, trará novos ares e outras perspectivas", diz ao PublishNews a diretora da GSC Eventos, Gisele Corrêa Ferreira. "A Bienal do Livro do Sul de Minas vem para contribuir com o mercado editorial, como apoio ao negócio do livro, focando em novos lançamentos, discussões, internacionalização e valorização do produto livro. Já o Festival manterá sua característica de valorização do autor, da obra, do pensamento crítico, do conhecimento e será ainda mais focado na formação de novos leitores. Todos sairão ganhando com esta nova proposta, tendo todos os anos um evento bem diferenciado. Um ano Bienal do Livro do Sul de Minas e no outro Flipoços – Festival Internacional do Livro de Poços de Caldas”, explica.

Calendário Flipoços e Bienal do Livro do Sul de Minas:

  • Flipoços 2023 – de 3 a 7 de maio de 2023;
  • Bienal Sul Mineira do Livro 2024 – de 27 de abril a 5 de maio;
  • Flipoços 2025 – de 30 de abril a 4 de maio;
  • Bienal Sul Mineira do Livro 2026 – 1º a 10 de maio.
[07/03/2023 10:10:00]