Publicidade
Lucro do Pottermore, editora digital do mundo de 'Harry Potter', cai 40% em 2022
PublishNews, Redação, 05/01/2023
Resultados da marca lançada em 2012 são um espelho da diminuição de vendas no pós-Covid; saldo não desanima equipe

A Pottermore, a editora digital global do mundo de Harry Potter, criado pela escritora J. K. Rowling, teve um baque nos lucros no ano de 2022. Após o superávit de vendas em 2021, o ano passado registrou uma queda da plataforma: 40% a menos do que no ano anterior.

Os lucros caíram de £ 9,5 milhões em 2021 para £ 5,7 milhões em 2022, com a receitas também diminuindo em 6,4%, de £ 40,4 milhões para £ 37,8 milhões. Segundo o The Bookseller, os dados refletem as movimentações de vendas durante o lockdown; o aumento em 2020 foi brutal, de mais de 150% nas vendas, com os livros digitais e os audiolivros estourando nas telas dos dispositivos de todo o mundo. No contexto atual, parece que os números estão retomando à condição normal, assim como a vida das pessoas no pós pandemia.

Porém, de acordo com a empresa, os resultados não desanimam. O ano de 2022 deu grandes conquistas aos livros de J. K., como o anúncio de que mais de um bilhão de horas de histórias de Harry Potter já foram ouvidas no Audible.

Jennie McCann, diretora administrativa, disse: “Pottermore foi lançado em 2012 e se tornou uma das marcas de publicação digital de maior sucesso no mundo. Isso se deve à narrativa convincente do conteúdo do Mundo Mágico, ao trabalho árduo da equipe Pottermore e à força de nossas parcerias comerciais. Nosso trabalho é garantir que o maior número possível de pessoas em todo o mundo possa desfrutar das histórias de Harry Potter em formatos digitais. Embarcando na segunda década da jornada do Pottermore, com planos de construir nosso sucesso, olhamos para o futuro com considerável entusiasmo”.

[05/01/2023 09:00:00]
Matérias relacionadas
Exposição interativa 'Harry Potter™: The exhibition' estreia na América do Sul, na OCA, no Parque do Ibirapuera, em SP, em agosto; venda de ingressos inicia em 23 de abril
Com trechos da passagem de Natal de 'Harry Potter e a pedra filosofal' e novas ilustrações de Ziyi Gao, a edição capa dura tem 48 páginas e chegará às livrarias em lançamento mundial
Livro foi lançado no Brasil pela Rocco de maneira simultânea com outras partes do mundo e contém artes criadas por sete ilustradores de diferentes origens
Leia também
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade
Atuação é no Rio de Janeiro e é preciso ter experiência comprovada na área
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido