Lista dos Mais Vendidos confirma expectativa das livrarias para vendas de Natal
PublishNews, Guilherme Sobota, 02/01/2023
Contagem registrou crescimento de 19% no volume de vendas na última semana antes da data

Livraria da Travessa em Ipanema (RJ) | © Divulgação
Livraria da Travessa em Ipanema (RJ) | © Divulgação

A Lista de Mais Vendidos de PublishNews confirmou a expectativa das livrarias e registrou crescimento de 19% no volume de vendas na última semana antes do Natal. A semana anterior também havia demonstrado um aumento de 30%.

A lista contabilizada dia 30 de dezembro considerou os livros vendidos de 19 a 25 de dezembro de 2022 e teve uma novidade no pódio: A mandíbula de Caim (Intrínseca), do pseudônimo Torquemada, ficou em 3º lugar na semana com 4.716 exemplares vendidos, atrás dos livros de Colleen Hoover publicados pela Galera Record. Torto arado (Todavia) comprovou sua resiliência na lista com o 5º lugar num período de vendas importante para as lojas, depois de passar o ano todo presente nas Listas. Todos esses na categoria Ficção.

O Guinness World Records 2023 (HarperCollins) foi o único livro que entrou pela primeira vez na contagem nesta semana, na categoria Não ficção – liderada por Mulheres que correm com os lobos (capa dura) (Rocco).

Em Autoajuda, o líder da semana foi Minutos de sabedoria (Vozes), de C. Torres Pastorino, com 2.367 cópias vendidas. Diário de um banana - Fräwda Megaxeia e Diário de um banana - Um romance em quadrinhos (VR Editora), de Jeff Kinney, lideraram a categoria Infantojuvenil, e O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira, voltou à liderança na aba Negócios.

O Grupo Companhia das Letras liderou o ranking das editoras, com 17 livros, seguido pelo Grupo Editorial Record, com 16, e pela Sextante, com 11.

O ranking de livros mais vendidos é elaborado a partir da soma simples das vendas de todas as livrarias consultadas (ver relação aqui). Trata-se, portanto, de uma amostra e não do universo da venda de livros no Brasil.

[02/01/2023 09:00:00]