Markus Dohle, CEO da Penguin Random House, deixa seu cargo
PublishNews, Redação, 09/12/2022
À frente da maior editora dos EUA, Dohle renuncia depois de supervisionar a tentativa de compra da Simon & Schuster pela PRH, bloqueada pelo Departamento de Justiça americano

Markus Dohle deixou o cargo de executivo-chefe da Penguin Random House, uma das cinco maiores editoras dos EUA. O anúncio foi feito na sexta-feira (9), apenas algumas semanas depois que a aquisição da Simon & Schuster, um acordo de US$ 2,175 bilhões, foi bloqueada pelo Departamento de Justiça americano.

Como chefe da maior editora do país, Dohle supervisionou a tentativa de compra que contou com diversas audiências e depoimentos com nomes como o escritor Stephen King. O governo ganhou o caso no final de outubro, numa decisão que custou à Penguin Random House e à Bertelsmann mais de US$ 200 milhões. Em novembro, as empresas desistiram de apelar à decisão.

Em comunicado à imprensa, a Bertelsmann – conglomerado de mídia alemão que controla a PRH –, disse que Dohle deixou o cargo "a seu próprio pedido e nos melhores termos mútuos". Ele também renunciou ao cargo no Conselho Executivo da Bertelsmann, informou a empresa.

“Após a decisão antitruste nos EUA contra a fusão da Penguin Random House e Simon & Schuster, decidi, depois de quase 15 anos no conselho executivo da Bertelsmann e à frente de nosso negócio global, entregar o próximo capítulo da Penguin para uma nova liderança”, disse Dohle em um comunicado. “A Penguin Random House tem um grande futuro pela frente e estou ansioso para continuar a servir a Bertelsmann como consultor”, completou.

A Bertelsmann disse que Nihar Malaviya, diretor de operações da divisão dos EUA da editora, se tornará presidente-executivo interino em janeiro.

[09/12/2022 15:30:00]