Feira de pequenas editoras é destaque da programação dos Museus-Casas
PublishNews, Redação, 28/11/2022
Atividades do mês de dezembro são gratuitas, e direcionadas para interessados na mistura do samba, cinema e literatura

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada pela Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 - Bela Vista – São Paulo / SP), a Casa Guilherme de Almeida (Rua Macapá, 187 – Sumaré – São Paulo / SP) e a Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda – São Paulo / SP) preparou para o mês de dezembro uma programação de despedida do ano de 2022, com apresentação musical e passeio, entre outras atividades. As atividades são gratuitas e acontecem tanto em formato on-line quanto presencial. Algumas precisam de inscrição.

Como uma das iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada em parceria com a Poiesis, a programação contará com uma Feira de Pequenas Editoras, na Casa das Rosas. O encontro será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro, das 10h às 16h, no jardim do museu. Além da venda de livros, serão realizados lançamentos, mesas de conversa, leituras e performances. Participarão da feira as seguintes editoras: 100Cabeças, Alpharrabio, Círculo de Poemas (Luna Parque / Fósforo), Claraboia, CLIPE coletivos, Córrego, Corsário Satã, Edições do Tietê, Fábrica de Cânones, Folhas da Relva, Jabuticaba, Jandaíra, Laranja Original, Malê, nosotros (Nossa Editora), Oralituras, Peabiru, Primata, Quelônio, Reformatório, Selin Trovoar, Syrinx, Telucazu e Urutau.

Outro destaque de literatura da Casa das Rosas será o terceiro e último módulo do Laboratório de Literatura e Performance, com Maria Vitória Laurindo Siviero, atriz, mestra e doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. A oficina será nos dias 6, 8, 13 e 15 de dezembro, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom, e terá o objetivo de sensibilizar os participantes em relação à escrita criativa a partir de uma perspectiva integral do fazer literário. As inscrições devem ser feitas por meio deste link.

E ainda para o mês de dezembro, a Casa Mário de Andrade preparou um passeio pelo centro de São Paulo, percorrendo os trajetos realizados pelo autor de Pauliceia Desvairada. A atividade Nas pegadas de Mário de Andrade: Um passeio pelos espaços da cidade percorridos pelo escritor, no dia 10 de dezembro, das 10h às 13h, será conduzida por Tereza Cristina, guia de Turismo Regional de São Paulo e educadora em viagens de turismo pedagógico. O evento ainda inclui uma visita aos patrimônios culturais do Theatro Municipal, da Biblioteca Municipal e do Conservatório Dramático Musical, ambos relacionados à vida e à obra do escritor. O ponto de encontro será na entrada principal da Biblioteca Mário de Andrade e para participar é necessário se inscrever aqui.

Para conferir a agenda completa, clique no nome de cada instituição para ser direcionado ao site: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

[28/11/2022 10:30:00]