Publicidade
Publicidade
Estou cansada de falar isso, mas quero registrar!
PublishNews, Camila Cabete, 16/08/2017
Nessa semana, Camila Cabete, a nossa colunista judoca, fala sobre competição: 'se alguma livraria digital vender muito, a gente vai acabar dividindo este mercado. É só fazer a lição de casa'.

Nas últimas entrevistas que falei sobre livro digital, o futuro do mercado, a crise nas livrarias e a temida concorrência, tenho me colocado numa posição nada brilhante, a meu ver, nada complexa e muito menos competitiva.

Para começar, eu acho a competição o câncer do mundo. Qualquer uma, sim, inclusive nos esportes. Como praticante antiga (e bota antiga nisso) de judô, eu costumava competir obrigada, para manter as aulas que eram de graça na minha escola. E era um suplício. Nunca vi qualquer sentido naquilo. Depois eu cresci, dentro de um sistema extremamente competitivo na escola, faculdade, trabalho e nas relações.

Eu sei, você que me conheceu há muitos anos atrás, pode estar se perguntando, "mas ela era competitiva pra c%$#@". Fui e me arrependo enormemente. Competição não vale a pena, é destrutivo e nem pra joguinhos e esportes serve para mim. No trabalho, quando parei de competir, eu só aprendi. Quando eu resolvi que queria trabalhar somente com pessoas mais inteligentes e melhores do que eu, eu só ganhei, não só profissionalmente, mas também amigos para a vida toda. Acredito numa sociedade colaborativa. Você pode achar tudo isso que estou escrevendo um absurdo, hippie, mas mesmo assim quero deixar aqui registrado, que agora em 2017, penso desta forma.

Mas onde na minha coluna isso entraria? Não era para estar falando do digital, mercado blábláblá? Ora, isso tem tudo a ver com a minha forma de levar a minha vida. O terror e medo que uma empresa que não falarei qual é, mas todo mundo sabe, provoca é uma grande balela. Veja bem, a gente já sabe o que pode acontecer num mercado de competição, não é mesmo? Então, em vez de cometermos os mesmos erros, por que não mudar a tática? Partir para planos inclusivos e colaborativos?

Não sou a cabeça estratégica de empresa alguma. Como todo mundo sabe, sou chão de fábrica, e acho que, justamente por isso, me dou a liberdade de filosofar neste aspecto.

Minha visão de livreira digital é que, se alguma livraria digital vender muito, a gente vai acabar dividindo este mercado... é só fazer a lição de casa... Em vez de boicotar o coleguinha e se borrar de medo, fazer bem o seu trabalho sempre vai alcançar aquele cliente que é o seu perfil. Falo isso de um lugar confortável, pois as editoras assinaram um contrato que protegem o preço do livro digital. Mas por que não olhar o mundo fora do círculo vicioso da competitividade?

Não se engane. Esta minha visão não é nada Pollyanna... é a visão de quem deixou de acreditar em quase tudo o que temos atualmente. Na verdade, é uma visão bem deprimida da realidade. Bem cansada de discutir o fim do livro, quando na verdade devemos ter mais leitores, em qualquer formato!

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras 'Membrana', escrita por Maurício Limeira, e 'Encosto', de Clóvis Nicacio
Escrito por ​Maurício Limeira, 'Membrana' (Patuá) é uma mistura de drama familiar com ficção científica; uma história de paixões, anseios e descobertas
Escrito por Clóvis Nicacio, 'Encosto' conta a história de um homem que tem a vida virada de cabeça para baixo após um ataque premeditado em que seu corpo é roubado
Em novo artigo, Palme fala sobre como os celulares são muito mais do que a nossa porta de entrada para o mundo digital, mas também um grande aliado na disseminação da leitura
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos
A boa leitura tira as pessoas da ignorância e da estupidez, tão presentes no Brasil atual.
Milton Hatoum
Escritor brasileiro, na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar