Confira como será o segundo dia da Casa PublishNews em Paraty
PublishNews, Redação, 27/07/2017
Lançamento de livro raro de Lima Barreto e debates sobre o mercado editorial marcam o segundo dia da Casa PN em Paraty

Happy Hour da Metabooks e Frankfurt Book Fair abriu oficialmente a programação da Casa PublishNews em Paraty | © Julio Vilela
Happy Hour da Metabooks e Frankfurt Book Fair abriu oficialmente a programação da Casa PublishNews em Paraty | © Julio Vilela

A Casa PublishNews (Rua do Comercio, 13) abriu a sua programação em Paraty ontem com o já tradicional Happy Hour da Feira do Livro de Frankfurt e da Metabooks. O coquetel marcou também a abertura da exposição Henri Cartier-Bresson – Fotógrafo. A programação da Casa hoje começa com a mesa Livros que viajam, que vai mostrar os desafios e oportunidades para se levar a literatura brasileira para o exterior. Para falar sobre o tema tão importante, convidamos Marifé Boix, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt; Leonardo Tonus, da Universidade de Sorbonne, e Luiz Álvaro de Menezes, do Brazilian Publishers (CBL), com mediação de Simone Paulino (Nós). Das 14h às 15h, acontece a mesa Pensando fora da Amazon. No debate, Camila Cabete (Kobo), Cindy Carvalho (Bookwitty) e Raphael Secchin (Bibliomundi) mostrar que o mercado de livros é muito mais amplo do que sugere a vã filosofia de Seattle. O papo será mediado por Carlo Carrenho.

Exposição Henri Cartier-Bresson - Fotógrafo ficará na Casa até domingo | © Julio Vilela
Exposição Henri Cartier-Bresson - Fotógrafo ficará na Casa até domingo | © Julio Vilela

Ainda hoje, acontece a mesa Aqueles esses – Sesc, Sesi, Senac e Senai na edição de livros. Rodrigo Faria e Silva (Sesi-SP e Senai), Marcos Lepiscopo (Edições Sesc SP) e Jeane Passos (Editora Senac) vão comentar o papel dessas entidades na produção editorial brasileira. Leonardo Neto media a conversa.

Na sequência, às 16h30, acontece a mesa A arte de fazer livros, que marcará o lançamento do livro O subterrâneo do Morro do Castelo e outras histórias, especialmente editado para a Casa PublishNews. Na mesa, Luis Carlos Lopes (RR Donnelley), Silva Rebello (BR75) e Tayla Monteiro (International Paper) vão, além de apresentar o livro, falar sobre os bastidores da produção de um livro: a impressão, do papel e da criação de livros.

Antes de abrir os trabalhos etílicos, a Casa será palco da primeira edição do Papo de Boteco, novidade da programação deste ano. Eduardo Alves da Costa, autor do clássico No caminho, com Maiakóvski, vai ter uma conversa informal com Rodrigo Faria e Silva, seu editor na SESI-SP, que tem resgatado a obra do autor. O Papo de Boteco serve de preâmbulo para o Happy Hour que hoje é patrocinado pelo Chambril Avena, o papel para produtos editoriais da International Paper.

[27/07/2017 10:39:00]