Publicidade
Publicidade
Qual seria a maior dificuldade?
PublishNews, 09/05/2011
E-book: não adianta resistir

Depois de um feriado prolongado, porque ninguém é de ferro, voltamos com papos digitalizados. Vim dar notícias e falar sobre minhas novas descobertas!

O mercado brasileiro continua crescendo, vendas idem (porém incipientes em relação aos impressos), leis no forno para aprovar retirada de impostos sobre tablets, o que possibilitará o “boom” de vendas, Apple com fábrica no Brasil, novos gadgets, editais governamentais para e-books na reta final para aprovação. Ufa!

Nosso mercado anda a mil por hora. Nas empresas em que trabalho e presto consultoria, precisamos de um dia com 35 horas para darmos conta do volume de contatos comerciais, consultorias e conversões. Diante do cenário, me deparei com uma triste surpresa: o setor que mais apresenta resistência para o novo mercado digital, senhoras e senhores... é o setor de produção, que tanto amo e do qual faço parte. Tenho confrontado pessoas responsáveis pelo setor de diagramação e produção que simplesmente não acreditam na nova realidade, não se interessam em estudar e ignoram o senso de urgência do mercado, baseados somente nos números atuais e sem projeção, simplesmente pelo fato de estarem apegados e acostumados (eca, detesto esta palavra) com a rotina herdada pelo nosso querido Gutemberg.

Sempre foi assim, não é mesmo? Se lembrarmos da Revolução Industrial e do início da era tecnológica, dá até para ouvir o operário gritando que os computadores eram coisas do demônio, que iriam roubar seus empregos, e é exatamente isso que estou vivenciando no meio editorial.

Estamos falando de algo que não tem volta: o mercado não atrasará por conta destes profissionais, as leis não deixarão de sair, as pessoas não deixarão de comprar livros digitais em questão de segundos... a vida vai continuar - pessoas capacitadas sairão das universidades, profissionais se destacarão... A resistência destes profissionais, não fará o tempo parar.

Isso tudo me fez lembrar de quando saí da faculdade e comecei a dar aulas de História para uma turminha da 5ª série da Baixada Fluminense. Isso foi em 2000!? Um grupinho de alunos se aproximou da minha mesa e um deles me perguntou: “Professora, qual é o nome daquele aparelho que tocava um CDzão preto?” Eu respondi com cara de gente muito experiente e sabedora das coisas: “Vitrola!” e ele, todo feliz, “Isso! Vitrola! Viu como eu estava certo? Isso existiu mesmo!”.

Lembrei da minha vitrolinha vermelha que tocava minhas historinhas favoritas... Saudades sim, mas não a guardei e hoje uso com destreza meu iPod, com milhões de funções e historinhas e músicas e livros... Como as coisas mudam, não?!

Agradecimentos: revisão por @batdanielfosco

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Palme fala sobre como os celulares são muito mais do que a nossa porta de entrada para o mundo digital, mas também um grande aliado na disseminação da leitura
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz novidades da Editorial Casa e da Asinha
O artista parte do princípio de que a vida não é boa e a literatura é sonho. E a gente tem que sonhar o tempo todo, mesmo com o sonho que não presta.
Raimundo Carrero
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar