Publicidade
As recomendações de fim de ano de Bill Gates em 2023
PublishNews, Redação, 04/12/2023
Todos os anos o fundador da Microsoft compartilha suas melhores leituras do ano; desta vez foram só três livros, dentre os quais 'A canção da célula' (Companhia das Letras), de Siddhartha Mukherjee

Bill Gates | © Gatesnotes / divulgação
Bill Gates | © Gatesnotes / divulgação
Já virou tradição: todo final de ano Bill Gates, filantropo e fundador da Microsoft, divulga uma lista com os melhores livros lidos nos últimos meses.

Diferentemente do que fez nos últimos anos, nesta edição – por falta de tempo – ele reduziu sua lista de indicações de cinco para somente três livros. Segundo Gates, ao pensar nos melhores livros que leu ao longo de 2023, três vieram à mente de imediato, “cada um deles profundamente informativo e bem escrito”, compartilhou com seus leitores.

O primeiro livro recomendado pelo fundador da Microsoft é A canção da célula (Companhia das Letras), de Siddhartha Mukherjee. Na obra, o médico e escritor oferece uma reflexão sobre o que significa ser humano. “Todos nós ficaremos doentes em algum momento. Todos nós teremos entes queridos que ficarão doentes. Para compreender o que pode acontecer nesses momentos – e sentir-se optimista quanto à possibilidade de as coisas melhorarem – é útil saber algo sobre as células, os blocos de construção da vida”, resume Gates.

A segunda indicação é Not the end of the world, de Hannah Ritchie. Ainda sem publicação no Brasil, o livro discorre sobre como podemos ser a primeira geração a construir um planeta sustentável. “Ritchie costumava acreditar – como fazem muitos ativistas ambientais – que estava ‘vivendo o período mais trágico da humanidade’. Mas quando ela começou a analisar os dados, percebeu que não era esse o caso. As coisas estão ruins e piores do que eram no passado distante, mas em praticamente todos os aspectos estão melhorando”, conta Gates. No livro, ela utiliza dados para contar uma história contra-intuitiva que contradiz os cenários apocalípticos sobre o clima e outros tópicos ambientais, sem encobrir os desafios.

A terceira e última indicação é o novo livro de Vaclav Smil, Invention and Innovation. Nome recorrente nas indicações de Gates – o empresário já disse ter lido todos os 44 livros do cientista e analista político –, Smil faz um passeio perspicaz e repleto de fatos pela história da invenção humana. “Mas mesmo que não vejamos o futuro da mesma forma, ninguém é melhor do que Smil para explicar o passado. Se você quiser saber como a engenhosidade humana nos trouxe até este momento, recomendo fortemente Invenção e Inovação”.

A lista de 2023 de Bill Gates tem ainda as palestras sobre economia dadas por Timothy Taylor e uma playlist com músicas de Natal.

Tags: Bill Gates
[04/12/2023 09:50:00]
Matérias relacionadas
Quatro livros da lista que inclui a biografia de Bono e a obra-prima de Robert Heinlein, 'Um estranho numa terra estranha', foram publicados no Brasil
Fundador da Microsoft recomendou cinco livros para ler "em um ano péssimo"
Fundador da Microsoft indicou cinco livros para ler em 2020. 'Um casamento americano', de Tayari Jones e 'Por que nós dormimos', de Matthew Walker integram a lista. Ambos foram publicados por aqui.
Leia também
Veja também o levantamento da Folha que fala da queda de audiência de 'livrões' entre os mais vendidos
Prédio que celebra a memória e a obra do escritor modernista paulista passou por reestruturação e recebe o público com duas novas exposições gratuitas
São aceitos itens de higiene pessoal, cobertores, lençóis e agasalhos – além de mensagens textuais destinadas aos afetados pelas enchentes; não serão coletados alimentos, água e produtos inflamáveis