Publicidade
Apanhadão: Segue forte a reação sobre decisão do governo do Estado de São Paulo contra o PNLD
PublishNews, Redação, 14/08/2023
Especialistas em educação, pais, alunos e professores manifestam descontentamento contra a decisão

Renato Feder e Tarcisio de Freitas | © Flavio Florido / Seduc-SP
Renato Feder e Tarcisio de Freitas | © Flavio Florido / Seduc-SP
A reação contra a decisão aparentemente intempestiva do secretário de Educação de São Paulo – de retirar o estado do PNLD para as séries do ensino fundamental 2 – segue com força nos jornais. Neste fim de semana, a Folha de S. Paulo publicou um artigo intitulado "Os inimigos do livro", referindo-se ao secretário e ao governador. O jornal também apontou como uma empresa ligada a Renato Feder firmou três novos contratos com a gestão Tarcísio. A Folha também mostrou como a Secretaria diz que serão os livros utilizados a partir do ano que vem.

No Estadão, o historiador Jaime Pinsky se manifestou contra a medida. No Repórter Diário, uma matéria destaca a rejeição dos especialistas em relação à iniciativa do governo.

Em entrevista à Folha, o ilustrador que processou a Patuá afirma que seu objetivo não era tirar os livros de circulação. O jornal ainda publicou, na Ilustríssima, um especial sobre o centenário de nascimento de Millôr Fernandes, resenhas sobre uma nova edição de Bukowski e sobre a reunião completa da ficção de Vilma Arêas.

No Estadão, uma tradução de um artigo no Washington Post dá dicas de turismo literário nos EUA, e o jornal traz também uma entrevista com Jessica Au, escritora australiana autora de Frio o bastante para nevar (Fósforo).

O Globo noticiou a iniciativa da Amazon de retirar alguns livros escritos por inteligência artificial da plataforma, e também deu destaque para os 60 anos da Mônica, personagem de Mauricio de Sousa. O jornal também publicou uma entrevista com o escritor turco Orhan Pamuk.

O Diário do Comércio registrou a abertura de uma nova Livraria Leitura em São Paulo, no Shopping Market Place. A Capricho reuniu uma lista de 10 mulheres negras que dão indicações de leitura na internet, a Casa Vogue indicou cinco leituras para agosto, e a revista Gama separou 10 livros sobre a relação entre pais e filhos. No PopLine, os livros que aparecem na série Vermelho, branco e sangue azul;

[14/08/2023 09:13:10]
Matérias relacionadas
Novo decreto do governo federal amplia a abrangência do Programa Nacional do Livro e do Material Didático
E mais: veja repercussão de viral de Machado de Assis e o encontro do autor do livro de Ayrton Senna com Hamilton
Secretaria incluiu o livro novamente após reportagem; veja também como está a situação da editora L&PM, no RS, e a repercussão da morte de Alice Munro
Leia também
Oportunidades são para as áreas editorial e financeira
Assessor lidará com obras infantojuvenis e educacionais
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade