Publicidade
Os altos e baixos dos clubes de assinaturas
PublishNews, Redação, 19/09/2022
Podcast do PublishNews conversou com Gustavo Lembert, co-fundador e CEO da TAG. e ouviu outros clubes de assinaturas de livros para saber sobre como anda esse mercado

Nos últimos anos, uma infinidade de clubes de assinaturas surgiu no país. Sejam eles de vinhos, cafés, cervejas, livros e tantos outros.

Na pandemia, assim como no mercado editorial como um todo, os clubes de assinaturas de livros cresceram e obtiveram bons resultados, porém uma nova fase chegou para eles nesse cenário "pós-pandemia". Nos últimos meses, houve o fechamento de alguns clubes literários como o Pacote de textos, Panaceia, Intrínsecos e Clube Skoob.

A maior repercussão sobre o assunto surgiu justamente de um post nas redes sociais feito pela TAG - Experiências literárias, que tem vivido na pele esse momento delicado dos clubes de assinatura. "Para nós, está cada vez mais difícil trazer novos leitores para o clube num cenário de pós-pandemia, com dificuldade econômica e inflação, onde o livro pode representar, para uma grande parcela da população, deixar de adquirir produtos básicos de subsistência", diz a publicação.

Para falar mais sobre o assunto, o Podcast do PublishNews conversou com Gustavo Lembert, co-fundador e CEO da TAG. Nesse bate-papo, ele fala sobre o momento do mercado de clubes, dos desafios que a crise econômica trouxe, e outros fatores que impactaram o setor e que podem ter levado alguns clubes a fecharem as portas.

"Dois mil e vinte um começou muito forte para nós, mas a partir do segundo trimestre a gente começou a sentir uma diferença, uma mudança especialmente, no nosso caso, nas mídias pagas, Facebook, Instagram, Google, que são veículos muito fortes quando a gente fala de novos associados, e ai, desde o meio do ano passado, temos sentido que essa dinâmica se complicou", contou Lembert, explicando os motivos por trás disso. "Tem sido mais difícil segmentar e chegar nas pessoas certas para divulgar os nossos produtos. Diria que essa dificuldade começa com um problema de canal", resumiu.

As questões externas também têm o seu peso nos resultados dos últimos meses, como o arrefecimento da pandemia, a inflação e o aumento do preço do papel. "Isso, num clube de assinatura, é muito impactante", concluiu Gustavo, dizendo ainda que a TAG não entende que o problema seja falta de consumidores ou de público.

No bate-papo, o CEO da TAG fez sua leitura sobre o mercado editorial como um todo, sobre a importância de uma reestruturação do canal, do relacionamento com os clientes, de como encontrar novas formas de crescer e ser criativo e ainda sobre a entrada da TAG no canal B2B. "Começamos agora a ter um produto especial para empresas e tem sido muito interessante a resposta disso", contou.

O Podcast ouviu também os depoimentos de Viviane Lordello, co-fundadora do Skoob, sobre o tempo que o seu clube esta dando, e também Heloiza Daou, diretora de marketing da Intrínseca, falando sobre o encerramento do ciclo do Intrínsecos, clube da editora.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[19/09/2022 09:00:00]
Leia também
Em mesa do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, fundadores e editores de quatro revistas conversaram sobre os desafios de manter uma publicação; foram elas: Aboio, Aorta, Canarana e Philos
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos
Podcast do PN recebeu o autor de 'A palavra que resta', obra vencedora do National Book Awards; no bate-papo, Stênio falou sobre suas inspirações, sua infância, processo de escrita e sobre seu novo livro
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Lançada pela Moah! Editora, coleção conta com quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet
O poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel lança livro com poemas eroticamente ilustrados, boa parte deles com temática LGBTQIA+
Seção publieditorial do PublishNews traz livros escritos por Daniel Pimentel, Bruno Gualano e Heloisa Hernandez
Escrito por Bruno Gualano e publicado pela Moah! Editora, 'Bel e o admirável escudo invisível' será lançado no sábado (18/05), na Livraria Miúda