Publicidade
Como funciona o mercado dos livros religiosos
PublishNews, Thales de Menezes, 12/09/2022
Podcast do PublishNews reúne Hugo Langone, à frente do selo Petra (Ediouro), e Samuel Coto, diretor editorial da Thomas Nelson, para debater as especificidades do mercado cristão

O mercado religioso é de grande importância na indústria editorial. Dentro dele, por exemplo, temos o livro mais vendido, a Bíblia. Para falar sobre as particularidades desse mercado, num país em que mais de 80% da população se declara cristã, o Podcast do PublishNews desta semana conversa com duas figuras destacadas do setor: Hugo Langone, poeta, tradutor, doutor em Teoria Literária e editor no Grupo Ediouro, à frente do Selo Petra, além de participar da Nova Fronteira e Agir, e com Samuel Coto, diretor editorial da Thomas Nelson, que faz parte da HarperCollins Brasil. Além de ser responsável pelo selo cristão do grupo, liderou aquisições como C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien.

Nesse bate-papo, eles falam sobre as diferenças do mercado cristão e católico, do seu crescimento nos últimos anos, da sua sofisticação, do público leitor cativo e muito mais.

Respondendo à questão de qual a razão de os best-sellers religiosos não terem tanta visibilidade nas grandes livrarias, Langone respondeu: "Essa dificuldade de um público mais mainstream encontrar esses grandes best-sellers religiosos é que trata-se de um mercado completamente segmentado, que exige esforços de comunicação muito certeiros. No mercado católico você tem tantas vertentes e tantos estilos de leitores que cada segmento desses exige um conhecimento muito específico das expectativas dos leitores, e os pontos de venda mais tradicionais não conseguem comunicar essas especificidades. Grandes lojas trabalham de maneira um pouco mais homogênea, o que é completamente compreensível."

Coto falou sobre a importância dos influencers nesse mercado: “Os influenciadores são os autores, são os pastores, são meio que a mesma entidade. Não é o mesmo tipo de influenciador de outros tipos de negócio. Não pode parecer que ele está fazendo algo pelo dinheiro, pela venda, é um trabalho que ele faz pela sua fé, no processo de pastoreado mesmo. Ele é menos abertamente propagandístico, e ao mesmo tempo o tratamento com o conteúdo é um pouco mais profundo também.”

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[12/09/2022 12:00:00]
Leia também
Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários
Em mesa do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, fundadores e editores de quatro revistas conversaram sobre os desafios de manter uma publicação; foram elas: Aboio, Aorta, Canarana e Philos
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos
Podcast do PN recebeu o autor de 'A palavra que resta', obra vencedora do National Book Awards; no bate-papo, Stênio falou sobre suas inspirações, sua infância, processo de escrita e sobre seu novo livro
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Outras colunas
Um pedido de apoio ao mercado editorial e gráfico gaúcho
Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Lançada pela Moah! Editora, coleção conta com quatro livros que funcionam como um diário, em que os tutores podem contar a sua história com o seu pet
O poeta, romancista e artista plástico Daniel Pimentel lança livro com poemas eroticamente ilustrados, boa parte deles com temática LGBTQIA+