Publicidade
Varejo bate recorde negativo em abril, aponta IBGE
PublishNews, Redação, 18/06/2020
Segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria registrou queda de 65,6% em relação a abril de 2019

Desde janeiro de 2000, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Em abril de 2020, o órgão registrou a queda mais acentuada da série histórica. No geral, o recuo foi de 16,8% na comparação com abril de 2019. O resultado foi alcançado no primeiro mês inteiro com as medidas de isolamento social impostas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Sete das oito atividades pesquisadas apresentaram queda nesta mesma base de comparação. A única exceção ficou com a categoria Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registrou alta de 4,7% em relação ao apurado em abril de 2019.

Com queda de 65,6%, o segmento Livros, jornais, revistas e papelaria foi o segundo com o pior desempenho, perdendo só para Tecidos, vestuário e calçados, que registrou variação negativa de 75,5%.

O tombo do segmento onde o IBGE inclui a venda de livros é recorde na série histórica começada em 2000. No acumulado do ano, outro recorde negativo: o segmento registrou queda de 19,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, a perda é de 16%. Este indicador permanece negativo desde março de 2014.

Pela metodologia da PMC, o IBGE não separa os livros dos demais itens que compõem o segmento. Em Livros, jornais, revistas e papelarias, o instituto registra os resultados dos estabelecimentos categorizados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 4761-0.

Tags: Coronavírus, PMC
[18/06/2020 09:30:00]
Matérias relacionadas
Setor volta a acumular perdas no ano 2023 após 2022 ter apresentado o maior crescimento anual (14,8%) da série, iniciada em 2004
Relatório aponta que as vendas do setor de Livros, jornais, revistas e papelaria recuaram 4,8% frente a outubro de 2022
Escritor peruano já tinha passado pela mesma situação em 2022
Leia também
Lucas de Sena passa a atuar como editor de aquisições na Rocco, e Mayra Bragança é a nova assessora de imprensa da HarperCollins
Auxiliar em negociações de direitos autorais e elaborar e analisar contratos estão entre as responsabilidades do cargo
Evento ocorre nos dias 4 e 5 de setembro reunindo profissionais do mercado editorial nacional e internacional em rodadas de negócios e palestras; inscrições vão até 5 de julho