Tenho feito assessoria para autores independentes e a pergunta que mais ouço é: você consegue uma editora bacana pra mim? Quando escrevemos alguma coisa, obviamente queremos que aquilo alcance o maior número de leitores e, se possível, que mude a vida de alguém de maneira positiva. Quero que este próprio artigo, por exemplo, seja lido e compartilhado.
Além desse trabalho com autores independentes, dou aulas no MBA e nos cursos livres da Casa Educação, sempre voltados para o mercado editorial. Meus alunos também vêm com uma pergunta positiva, mas carregada de medo: será que consigo trabalhar no mercado editorial?
Quando converso com editores e amigos do mercado, sempre surge a frase: é, não está fácil, não, estou já pensando num plano B. Leia-se plano B como uma maneira de sair do mercado editorial, como eu também já pensei um dia, e partir para outra carreira. Resolvi ficar e mudar a maneira como olho para o mercado. Criar e recriar jeitos de continuar trabalhando para e pelos livros.
Essas perguntas me lembraram uma passagem do Memorial de Aires, do Machado de Assis:
— Não disse isto a ninguém, conselheiro, nem à madrinha nem ao padrinho. Se lho faço aqui é que não ouso fazê-lo àqueles dois, e não tenho terceira pessoa a quem o diga. Di-lo-ia à sua irmã, se me atrevesse a tanto; mas apesar do bom trato, não lhe acho franqueza igual à sua. Parece-lhe que o meu coração escolhe bem? [Tristão pergunta a Aires se é correto amar Fidélia.]
— Pergunta ociosa, doutor; basta amar para escolher bem. Ao Diabo que fosse era sempre boa escolha.
Trabalhar com livros é sempre escolher bem, basta escrever, publicar, editar, vender ou comprar. Seja realista com o mercado editorial, encare-o de frente, mas não deixe de estar próximo dos livros. O horizonte é sempre distante, por isso a viagem para chegar até ele é tão empolgante.
Basta amar para escolher bem. Que os livros floresçam cada vez mais.
Marcio Coelho começou sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano, passou por muitas editoras como Saraiva, Nova Fronteira e Ediouro. Trabalhou na TAG – Experiências Literárias, prestou consultoria para clubes de assinaturas de livros, é professor de cursos voltados ao mercado editorial e gerente de projetos especiais do Grupo Editorial Pensamento. Além de viver de livros há mais de duas décadas, é apaixonado por eles.
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.