Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/07/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 27/07/2017

Happy Hour da Metabooks e Frankfurt Book Fair abriu oficialmente a programação da Casa PublishNews em Paraty | © Julio VilelaA Casa PublishNews (Rua do Comercio, 13) abriu a sua programação em Paraty ontem com o já tradicional Happy Hour da Feira do Livro de Frankfurt e da Metabooks. O coquetel marcou também a abertura da exposição Henri Cartier-Bresson – Fotógrafo. A programação da Casa hoje começa com a mesa Livros que viajam, que vai mostrar os desafios e oportunidades para se levar a literatura brasileira para o exterior. Na sequência, acontece a mesa Pensando fora da Amazon. No debate, representantes de empresas que lidam com o livro vão mostrar que o mercado de livros é muito mais amplo do que sugere a vã filosofia de Seattle. Ainda hoje, acontece a mesa Aqueles esses – Sesc, Sesi, Senac e Senai na edição de livros, que vai evidenciar o papel dessas entidades na produção editorial brasileira. Na sequência, às 16h30, acontece a mesa A arte de fazer livros, que marcará o lançamento do livro O subterrâneo do Morro do Castelo e outras histórias, especialmente editado para a Casa PublishNews. Antes de abrir os trabalhos etílicos, a Casa será palco da primeira edição do Papo de Boteco, novidade da programação deste ano. Eduardo Alves da Costa, autor do clássico No caminho, com Maiakóvski, vai ter uma conversa informal com Rodrigo Faria e Silva, seu editor na SESI-SP, que tem resgatado a obra do autor. O Papo de Boteco serve de preâmbulo para o Happy Hour que hoje é patrocinado pelo Chambril Avena, o papel para produtos editoriais da International Paper. Clique no Leia Mais e veja outros detalhes da programação de hoje.

PublishNews, Haroldo Ceravolo*, 27/07/2017

Saiu no Diário Oficial da cidade de São Paulo do último dia 21, em sua versão digital, um decreto que fere o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB). A Prefeitura de São Paulo decidiu que o conselho municipal do PMLLB, criado pela Lei do PMLLLB-SP, será escolhido pelo secretário municipal de Cultura, e não mais por meio de eleições diretas. Ou seja, você não leu errado, Dória, por decreto (57.792), pôs fim a um processo de escolha de representantes da sociedade civil. Com isso, revogou o decreto anterior, de agosto de 2016, da gestão Fernando Haddad, que estabeleceu eleição direta para o conselho que fiscalizaria a execução do PMLLLB. Dória não consultou ninguém de fora do governo para fazer a mudança. Nem a Câmara dos Vereadores, que aprovou por unanimidade a lei que instituiu o PMLLLB, nem o conselho eleito em dezembro de 2016. A troca do modo de escolher os integrantes do conselho não foi a única medida que enfraquece o conselho. As reuniões agora devem ocorrer num período mínimo de 90 dias e no máximo de 180 dias. Na prática, se ocorrerem três reuniões por ano, será muito. A SMC também passou a contar com três representantes, e não mais dois. E acabou-se com a paridade de gênero – agora podemos ter uma maioria ou mesmo totalidade massacrante de homens no conselho. Essas e outras mudanças foram analisadas por Haroldo Ceravolo neste artigo especialmente escrito para o PublishNews. Clique no Leia Mais para ver a íntegra deste artigo.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

A Feira do Livro de Frankfurt (11 a 15/10) anunciou na última quarta-feira os nomes dos executivos que serão sabatinados no CEO Talk, programação tradicional da Feira em que representantes de grandes empresas da indústria editorial global são entrevistados por jornalistas dos principais veículos de comunicação dedicados à cobertura do universo do livro no mundo. Os escolhidos foram Carolyn Reidy, da Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, da Albin Michel. Ela está à frente das operações da S&S no Reino Unido, Índia e Austrália desde 2008 e ele está à frente da centenária Albin Michel desde 2012. As discussões vão girar em torno do desenvolvimento estratégico de suas empresas no cenário internacional, em especial dentro do contexto global de competição e de transformações por que passa a indústria do livro em nível global. A programação acontece no dia 11 de outubro, das 14h às 15, dentro do Business Club (Hall 4.2 – Room Dimension). Jornalistas da Livres Hebdo (França), Bookdao (China), The Bookseller (Reino Unido), buchreport (Alemanha), PublishNews (Brasil) e Publishers Weekly (EUA) ficarão ao cargo da entrevista que será mediada por Rüdiger Wischenbart, que apresentará os resultados do Global Ranking of the Publishing Industry 2017.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

Giulia Gam em 'O homem que sabia javanês' | © TV GloboA TV Globo prepara para esse fim de semana (28 a 30) uma programação especial para a Flip, que segue com sua programação até o próximo domingo. Na Casa da Cultura (Rua Dona Geralda, 157 - São Paulo / SP), a emissora vai exibir sessões comentadas de minidocumentários, mesas de discussão sobre gênero, produção literária em diferentes estilos, música e novas plataformas de publicação, além de pocket show. Com o objetivo de apresentar novos nomes da literatura ao público, a rede realizará também a 4ª edição do ciclo Páginas Anônimas – A literatura que o Brasil faz e você desconhece, onde jovens autores e produtores independentes participarão de conversas sobre prosa, poesia e música. A mesa sobre Prosa, por exemplo, que acontece nesta sexta (28), às 11h15, será conduzida por Antonio Prata e debaterá as influências e inspirações dos autores convidados. Às 15h, acontece a mesa Literatura em todas as plataformas e receberá escritores que estão fazendo sucesso ao escrever em novas mídias e novos formatos. No sábado (29), a programação começa às 10h, com o Páginas anônimas sobre Poesia, que será comandado pela escritora Bianca Ramoneda. Logo depois, às 12h, numa parceria com a Amazon e Companhia das Letras, a Globo lança o e-book de O homem que sabia javanês, de Lima Barreto, dentro do projeto "Assista a asse livro". A programação termina coma roda de conversa Corpo: Artigo indefinido, que contará com a participação de Gabriela Moura, Jaqueline Gomes de Jesus e Beatriz Resende, que falarão sobre questões de gênero e literatura. A programação completa você confere clicando aqui.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

Sandra Espilotro, editora da e-galáxia, falará sobre a formação do profissional no mercado atual | © DivulgaçãoA Casa Educação também estará na Flip e preparou duas mesas com seus professores para falar sobre a realidade do mercado editorial, formação editorial e as possibilidades dos livros didáticos. A primeira delas, que acontece logo mais às 12h30, será voltada para quem quer trabalhar com livros e falará sobre a formação do profissional no mercado atual. As convidadas serão a editora e-galáxia, Sandra Espilotro, Camila Cabete (Kobo) e Mariana Rolier (HarperCollins), professoras do MBA Book Publishing. Amanhã (28), às 17h15, o bate-papo será sobre a influência dos didáticos na formação de novos leitores, e terá a participação das editoras Alessandra Corá (ISE Vera Cruz) e Daniella Barroso (Boreal), editoras e professoras do curso EAD Produtor de livros didáticos. Os encontros acontecerão na Casa Santa Rita da Cássia (Rua Santa Rita, 178).

PublishNews, Redação, 27/07/2017

Conceição Evaristo lerá trechos de livro e fará sessão de autógrafos | © Larissa BrujinEntre quinta (28) e domingo (30), a Editora Malê vai realizar o evento Encontros Malê em Paraty. Com lançamentos de livros, saraus e rodas de conversas, a editora terá um espaço localizado na Rua do Fogo, 04, que será um ponto de encontro, de diálogos e de convivência em torno da literatura afro-brasileira. Na abertura do evento, amanhã, às 15h, a escritora Conceição Evaristo (na foto ao lado) vai comentar e ler trechos do livro Poemas da recordação e outros movimentos, lançado pela Malê, e fará uma sessão de autógrafos. Logo em seguida, às 16h, pesquisadores da UFMG lançam o livro Escrevivências: identidade, gênero e violência na obra de Conceição Evaristo (Idea) e ainda, às 21h, ocorre o lançamento do livro de poemas Terra Negra, da escritora carioca Cristiane Sobral. No dia 29, acontece a roda de conversa Olhos de azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira; lançamentos de livros e um debate sobre os temas e abordagens voltadas para a literatura infantil. E no dia 30, às 10h30, acontece a roda de conversa Cartas para Carolina, com Tom Farias, escritor que prepara uma biografia sobre a autora, e a escritora Jarid Arras, autora de 10 heroínas negras em 15 cordéis (Pólen). Para conferir a programação completa, clique aqui.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

O último romance publicado de João Almino foi 'Enigmas da primavera', em 2015 | © ABL / DivulgaçãoO embaixador e escritor potiguar João Almino toma posse na Cadeira 22 da Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta sexta-feira (28), às 21h, em solenidade no Petit Trianon (Av. Presidente Wilson, 203 - Castelo - Rio de Janeiro / RJ). O novo acadêmico foi eleito no dia 8 de março deste ano, na sucessão do acadêmico e médico Ivo Pitanguy. Almino é conhecido sobretudo pelos seguintes seis romances cujas histórias se passam em Brasília: Ideias para onde passar o fim do mundo (Record, 2003); Samba-Enredo (Record, 2012); As cinco estações do amor (Record, 2001); O livro das emoções (Record, 2008); Cidade Livre (Record, 2010) e Enigmas da Primavera (Record, 2015). Os ocupantes anteriores da cadeira 22 foram: Medeiros e Albuquerque (fundador) – que escolheu como patrono José Bonifácio, o Moço –, Miguel Osório de Almeida e Luís Viana Filho.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

A Disal abriu duas vagas para consultores de vendas para as regiões de Campinas e Vale do Paraíba. Os interessados nas vagas devem residir na região, ter CNH, no mínimo um ano de experiência no mercado livreiro / editorial, ensino médio completo ou cursando superior e conhecimentos de informática. O contratado será responsável por cuidar da gestão de carteiras de clientes já existentes, prospecção de novos, fazer visitas estratégicas aos clientes dentre outras atividades pertinentes ao cargo. Os currículos devem ser enviados para o e-mail suporte.rh@disal.com.br.

“O Brasil não tem povo, tem público.”
Lima Barreto
Escritor brasileiro (1881-1922)
1.
O mundo de Larissa Manoela
2.
Batalha espiritual
3.
O poder da ação
4.
Propósito
5.
Na minha pele
6.
Outros jeitos de usar a boca
7.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
8.
Minutos de sabedoria
9.
Sapiens
Como vencer gigantes
 
PublishNews, Redação, 27/07/2017

Ler um livro e experimentar as refeições e sabores descritos na obra, essa é a ideia da oficina Viagem Gastronômica que acontece neste sábado (29) na Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – São Paulo / SP), das 15h30 às 17h. O livro escolhido para esta edição é o romance O amor nos tempos da cólera (Record), de Gabriel García Márquez. Na oficina, ministrada pela historiadora Dolores Freixa, com participação de Solange Botura, os participantes aprenderão a fazer iguarias descritas no livro como berinjela com arroz de coco, cocadinhas de pinhas, limonada e café, que poderão ser degustadas no final da atividade. Protagonizado pelos personagens Florentino Ariza e Fermina Daza, o romance de Gabriel García Márquez tem como cenário a região caribenha de Cartagena das Índias, na Colômbia, e narra a história do jovem casal que se apaixona e tem de enfrentar a oposição do pai de Fermina, o coronel Nicolas, para manter seu amor. A obra é baseada na vida real dos pais do escritor.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

Em parceria com a Editora Planeta, o Clube do Livro Maranhão mediará a quinta edição do Planeta de Leitores, com o autor Daniel Bovolento. Daniel começou a escrever pelo blog Entre outras coisas e hoje equilibra colunas, canal e livros. Seus textos e vídeos capturam o público por uma fácil empatia ao tratar de relacionamentos e comportamento. Depois do fim (Planeta), título de seu último livro publicado, é o tema do encontro que acontece neste sábado (29), às 15h, no mezanino da Livraria Leitura do São Luís Shopping (Av. Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracati – São Luís / MA). O evento é gratuito.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

Philip Tonka não sabe exatamente como ainda está vivo. Ele acaba de despertar de um coma de seis meses, com a memória comprometida, os ossos esfacelados e a pele cheia de hematomas. Mesmo com medo do que pode descobrir, Philip se esforça para recompor os fragmentos dos episódios que o levaram àquele momento, àquele quarto de hospital, onde é tratado com doses excessivas de uma droga misteriosa. A princípio, apenas lembranças desconexas surgem em sua mente: um bode pairando em um fundo vermelho, um piano, uma frase enigmática. Mas, aos poucos, o assustador quebra-cabeças ganha novas peças. A história de Philip é narrada por Josh Malerman em Piano vermelho (Intrínseca, 320 pp, R$ 39,90), segundo romance do autor, cheio de tramas tensas, ações desenfreadas e toques sobrenaturais.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

Nos anos 1990, Billy Graves vivia seu auge. Integrava os Gansos Selvagens, um entusiasmado grupo independente de jovens policiais que investigavam os crimes das regiões mais violentas de Nova York. Porém, depois de atirar por acidente em um garoto de dez anos, o detetive ganhou fama indesejada nas manchetes dos jornais e foi confinado ao Departamento de Identificação do necrotério. Billy está agora na casa dos 40 e cuida do turno da noite, atendendo a chamados e despachando as pendências para a equipe da manhã. No entanto, quando um dos crimes tem como vítima uma pessoa ligada ao passado de um de seus colegas dos Gansos Selvagens, o policial vai reviver os velhos tempos numa busca por vingança e redenção. Com os afiados diálogos característicos de Richard Price, Os impunes (Companhia das Letras, 432 pp, R$ 64,90) é uma história de tirar o fôlego, escrita por um dos grandes nomes da literatura policial americana.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

Soho, Nova York, início da década de 1980. Um crítico de arte com apurado senso sinestésico, um artista plástico argentino exilado e uma jovem determinada e cheia de vida do Meio-Oeste americano vivem o amor, a explosão da criatividade e a perda da inocência no ambiente ainda não gentrificado do bairro que foi palco de uma importante renovação estética e cultural feita por nomes como John Baldessari, Keith Haring, Jean-Michel Basquiat e onde toda uma nova geração de escritores e artistas tentava garantir seu lugar numa metrópole que se reinventava. Retratando um tempo de excessos, decadência e transformações com uma prosa radiante, a estreante Molly Prentiss escreve uma carta de amor a Nova York no livro Terças à noite em 1980 (Rocco, 320 pp, R$ 49,50), em uma trama que revela a importância da beleza, do senso de comunidade, da criação e do amor em uma paisagem urbana em constante renovação.

PublishNews, Redação, 27/07/2017

Em Coisas inatingíveis (Outro Planeta / Planeta, 224 pp, R$ 32,90), quatro histórias se entrelaçam numa trama que promete fazer o leitor repensar sua vida. Os sonhos dos personagens, a ânsia pelo sexo, pela bebida alcoólica e pelas drogas embalam a obra em uma loucura que incomoda quem lê. O tráfico e a forma como as pessoas envolvidas resolvem suas questões marcam uma presença inquietante. Porém, não há só momentos complexos, a história também aborda amor, amizade e cumplicidade incondicional. Jovens com diferentes visões, diferentes caminhos, mas com um único anseio: aproveitar cada dia como se fosse o último. Danilo Leonardi, criador do canal Cabine Literária, com seu estilo próprio, vai direto ao ponto, sem rodeios, em temas difíceis de lidar.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.