Sextante adquire 50% da gaúcha L&PM
PublishNews, Carlo Carrenho, 14/08/2014
Intrínseca, Primeira Pessoa, Saída de Emergência e agora L&PM fazem parte do leque de editoras em que a Sextante possui 50% do capital

A expressão “Grupo Sextrínseca” era utilizada de forma discreta até agora nas conversas do mercado editorial, mas isto deve mudar. A Editora Sextante anunciou hoje a compra de 50% da editora gaúcha L&PM, aumentando o leque de empresas que gravitavam em torno da editora dos irmãos Marcos e Tomás Pereira. O termo é uma fusão dos nomes da Sextante e da Intrínseca, a editora com toque de midas do publisher Jorge Oakim que vendeu 50% de suas quotas à editora dos Pereira em maio de 2007. Claro, que trata-se de uma brincadeira, pois as duas editoras atuam de forma completamente independente. Depois disso, em dezembro de 2010, a Sextante lançaria o selo Primeira Pessoa que, na verdade, é uma joint venture com o publisher Helio Sussekind, onde cada um dos sócios possui 50% de participação. Aliás, cinquenta por cento parece ser o número mágico da Sextante, que adquiriu no segundo semestre de 2013 metade da editora portuguesa Saída de Emergência e lançou a Saída de Emergência Brasil em terras tupiniquins. Ou seja, a aquisição de metade da L&PM parecer ser mais um capítulo de uma estratégia de aquisições da editora carioca que, discretamente, vem montando um forte conglomerado editorial com unidades extremamente independentes.

“Nosso interesse partiu de uma afinidade e da capacidade que a L&PM tem de ser acessível tanto em distribuição quanto em preço, o que vai ao encontro dos nossos valores”, diz Marcos Pereira, da Sextante. Vale lembrar que a editora gaúcha é pioneira e líder de mercado no segmento de livro de bolso e que a coleção L&PM Pocket tem mais de 1500 livros em catálogo e uma logística de distribuição com três mil pontos de venda. “Acreditamos neste projeto, nesta editora e no potencial de crescimento deste mercado. O valor do livro de bolso e a quantidade de pessoas que ele atinge são imensuráveis, o que nos deixa ainda mais felizes em fazer parte desta sociedade, desta história”, reforça Tomás Pereira, sócio e irmão de Marcos.

Para Ivan Pinheiro Machado, que fundou a editora gaúcha em 1974 com o sócio Paulo Lima, “o maior objetivo desta união é o fortalecimento da L&PM para que possamos conquistar ainda mais espaço e poder de competitividade no mercado brasileiro”, explica. A L&PM tem em sua lista de autores nomes como Moacyr Scliar, Mario Quintana, Mauricio de Sousa, Millôr Fernandes, Virginia Wolf, Charles Bukowski, Pablo Neruda, entre muitos outros.

Em um momento em que grandes grupos editoriais estrangeiros não tiram os olhos do Brasil e a Penguin Random House já marca presença no país com a recente compra da Objetiva e sua participação na Companhia das Letras, a estratégia da Sextante de aumentar sua presença no mercado brasileiro faz todo o sentido. E se fossem somadas Sextante, Intrínseca, Primeira Pessoa, Saída de Emergência e L&PM, o resultado seria o grupo editorial de livros de interesse geral mais forte do país, com escala e tamanho invejáveis. Difícil seria apenas fundir L&PM no codinome “Sextrínseca”.

[14/08/2014 00:00:00]