Editora alemã abre escritório no Brasil
PublishNews, Leonardo Neto e Carlo Carrenho, 27/03/2014
Thieme já tem seu primeiro título em português: ‘Endonasal: atlas de anatomia cirúrgica’

A editora alemã Thieme, especializada em publicações médicas, acaba de abrir um escritório no Brasil. A casa já tinha lançado por aqui o livro Endonasal : Atlas de Anatômica Cirúrgica, durante o Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia em novembro do ano passado. Para Daniel Schiff, vice-presidente sênior da Thieme Publishers, o desafio será transformar a editora em um provedor de conhecimento cirúrgico em língua portuguesa. “Institutos de pesquisas brasileiros produzem diversos artigos científicos e eles precisam ser publicados. Até agora, as instituições têm feito isso elas mesmas”, fala o vice-presidente sobre as oportunidades que enxergou no mercado brasileiro. Para chegar lá, Schiff conta que tem tido conversas com entidades médicas e universidades como a USP, Unifesp e UFRJ para estabelecer conexões que ajudem a desenvolver um catálogo brasileiro.

Não há ainda uma definição de quantos títulos serão lançados por ano, mas a editora adianta que lança, ainda em 2014, o Tratado de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis, do otorrinolaringologista Ricardo Ferreira Bento. “Estamos ansiosos para trabalhar com autores brasileiros e instituições que possam levar a publicações de alta qualidade”, observa Mareike Bauner, relações-públicas da editora.

O escritório, que fica no Rio de Janeiro, é capitaneado por Daniel Schiff, direto da Alemanha. Na linha de frente aqui no Brasil estão Gabriel Martins, como gerente editorial e Bruno Rossi como gerente de vendas. A expectativa é que nos próximos meses, a equipe chegue a dez colaboradores. Essa é a segunda incursão ao mercado fora da Europa e dos EUA. Em 2008, abriu uma filial na Índia que hoje tem mais de 40 funcionários. A editora, fundada em 1886, publica 150 revistas e jornais e mais de 450 novos títulos por ano.

[27/03/2014 00:00:00]