Oxford cria rede de escolas no Brasil
PublishNews, Roberta Campassi, 13/06/2012
Editora ligada à renomada universidade inglesa desenvolveu uma estratégia inédita para vender seus livros no país

A Oxford University Press (OUP), editora da Universidade de Oxford que vem expandindo seus negócios no Brasil, criou uma estratégia inédita para ganhar mercado com a venda de livros de idiomas. A editora inglesa desenvolveu uma marca e uma metodologia de ensino baseada em seus títulos com o objetivo de licenciá-las a escolas de línguas (inglês e espanhol) e, assim, formar uma rede de ensino. Batizada de Achieve Languages, a rede já tem 35 escolas em nove estados do país, e o objetivo é chegar a 120 unidades até março de 2013, afirma João Tomazeli, gerente de negócios do projeto. Ele explica que não se trata de franquias, como é o modelo de redes como Wizard, CNA, Skill etc. “Não cobramos taxa de franquia nem royalties das escolas. Nós fornecemos a metodologia, o suporte e campanhas de marketing, e ganhamos só com a venda dos livros”, diz Tomazeli. Segundo ele, a Achieve Languages é um projeto piloto que está começando no Brasil e que no futuro poderá ser exportado para outros países onde a OUP atua – são mais de 50. “O Brasil é sem dúvida um dos mercados em que a Oxford escolheu crescer”, afirma Tomazeli. A OUP é a maior editora universitária do mundo e, no ano passado, montou uma equipe editorial para desenvolver material didático no Brasil, algo que sua conterrânea Pearson e outros grupos estrangeiros, como Santillana e SM, já fizeram no país.

[13/06/2012 00:00:00]