O impresso diz adeus
PublishNews, Roberta Campassi, 14/03/2012
Depois de 244 anos, Enciclopédia Britânica deixará de publicar seus 32 volumes em papel

Era uma morte anunciada, mas não deixa de provocar algum espanto. Depois de 244 anos de publicação ininterrupta em papel, a Enciclopédia Britânica informou que não mais terá uma versão impressa dos seus 32 volumes. Quando a última tiragem física da publicação acabar (ela ainda está à venda), restarão apenas as suas versões digitais.

“O fim dos volumes impressos é algo que prevíamos há algum tempo”, afirmou Jorge Cauz, presidente da Enciclopédia Britânica, em comunicado divulgado pela empresa. “É o passo mais recente de nossa evolução, da editora de publicações impressas que éramos para a criadora de produtos educacionais digitais que somos hoje.”

De acordo com uma matéria da The Bookseller, que cita um porta-voz não identificado da companhia, a venda de volumes impressos da Enciclopédia caiu drasticamente nos últimos cinco anos e hoje representa menos de 10% do lucro operacional. Segundo essa fonte, em 2010 foram comercializados apenas oito mil exemplares impressos da publicação, contra 120 mil que eram vendidos em 1990.

Ao anunciar o fim dos volumes em papel, a empresa ressaltou que oferece diversas versões eletrônicas da enciclopédia, que são “continuamente atualizadas” e têm “conteúdo significativamente maior” do que o formato impresso. Recentemente, foram lançados aplicativos da publicação para aparelhos da Apple.

A Enciclopédia Britânica, cuja sede fica em Chicago, nos Estados Unidos, foi publicada pela primeira vez na Escócia em 1768.

[14/03/2012 00:00:00]
Publicidade
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
É necessário ter experiência em editoração ou áreas relacionadas
Levantamento conduzido pela Nielsen BookScan ainda registra crescimento mesmo sem considerar as vendas dos livros de colorir, que encabeçaram listas de mais vendidos
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de livros didáticos e literários
Podem achar que sou otimista, mas preciso desse otimismo para continuar escrevendo.
Itamar Vieira Junior
Escritor brasileiro