Enquete mostra como os franceses usam e-readers
PublishNews, Flávia Leal, 01/02/2012
60% dos participantes declararam ser usuários assíduos dos leitores eletrônicos

O jornalista Hubert Guillaud do jornal Le Monde fez em seu blog uma enquete para mostrar como os franceses utilizam os leitores eletrônicos. A pesquisa revelou que 60% das 518 pessoas que responderam as perguntas são usuárias assíduas de e-readers, ao declarar que têm um dispositivo de leitura há pelo menos seis meses e há até dois anos, e que o acessam muitas vezes ao dia ou todos os dias.

Quanto aos aparelhos preferidos dos franceses: 30,4 % disseram utilizar os leitores eletrônicos da Sony, 28,1% da Amazon e 16,3 % da Bookeen. Apenas 5% indicaram que possuem mais de um aparelho e 2% se enganaram na enquete, pois possuem um tablet, e não um e-reader. Eles responderam que a mobilidade, o conforto e a capacidade de memória são os elementos principais na escolha dos aparelhos.

Outro dado interessante mostra que 73% dos participantes disseram que possuem conteúdos em outras línguas que não o francês. Enquanto 70% dos usuários indicaram que não empregam os e-readers para navegar na internet, a grande maioria, 93%, informou usar essa função nunca ou raramente.

De acordo com as respostas, a maioria dos usuários franceses de e-readers baixa conteúdo gratuitamente na internet. Somente 5% responderam que compraram de 90 a 100% dos conteúdos presentes em seus leitores eletrônicos.

Segundo Guillaud, o sentimento geral presente na enquete mostra que os usuários de e-readers também leem livros físicos e que não percebem diferenças notáveis entre os dois tipos de leitura. Entretanto, a fluidez de leitura dos aparelhos não é satisfatória, sendo este o ponto negativo apontado pelos internautas.
[01/02/2012 01:00:00]