Nova plataforma para venda de conteúdo digital é lançada
PublishNews, Ricardo Costa, 09/11/2011
O iba, do grupo Abril, oferecerá livros e revistas de diferentes editoras, além de jornais

Foi lançada a versão beta de uma nova plataforma de venda e distribuição de conteúdo digital, o iba, ligado ao grupo Abril. Em apresentação a blogueiros e mídias digitais na manhã de ontem, Ricardo Garrido, diretor operacional da empresa, afirmou que o projeto tem como principal objetivo “facilitar o acesso a uma grande variedade de conteúdo digital.” A plataforma deve entrar em operação oficialmente em fevereiro de 2012, mas já funciona.

No iba, os usuários encontrarão livros, revistas e jornais em formato digital. A nova plataforma anunciou já ter 23 revista disponíveis e mais de 5 mil livros, de mais de 50 editoras brasileiras. Devido às regras de compra e venda estabelecidas pela Apple para os Apps, as compras só podem ser realizadas no site do iba, mas a leitura dos conteúdos oferecidos pode ser feita nos aplicativos da empresa para iPad, tablets com Android e PCs. A plataforma também foi aprovada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e, segundo Garrido, o contrato com a entidade deve ser assinado até o fim do ano, o que disponibilizaria de imediato vários jornais no iba.

As compras de revistas e jornais podem ser feitas por unidade ou pelo sistema de assinatura. Na nova plataforma, a precificação de revistas, jornais e livros, está totalmente nas mãos dos editores. O novo site opera, por enquanto, apenas com vendas por cartão. Mas o sistema de boleto bancário também está sendo implantado. O modelo de negócio da empresa prevê que o editor produza o seu arquivo digital – em um ou mais formatos com que a plataforma opera – e que o iba cuide de todo o processo de venda e distribuição do produto. A remuneração será feita de acordo com o tipo de produto e a quantidade de downloads realizados, mas Garrido assegura: “nossos custos são mais baixos do que os da Apple e entregamos uma gama de serviços muito maior aos nossos clientes-editores.” A empresa americana cobra 30% de comissão sobre cada produto vendido por meio da Apple Store.

Também estão nos planos do iba um serviço de selfpublishing e a venda de conteúdo internacional. “Mas isso não é prioridade pra nós. No momento queremos disponibilizar a maior quantidade possível de conteúdo brasileiro”, disse Garrido. Uma ferramenta que ainda falta na plataforma, mas que o diretor garantiu estar nos planos bem próximos, é a sincronização dos arquivos que estão sendo lidos entre os diferentes aparelhos usados por um cliente.

O iba também anunciou já ter fechado acordo com a HP, pelo qual os computadores da empresa sairão de fábrica com o aplicativo do iba pré-instalado. A nova empresa pertence ao Grupo Abril, mas não pretende ser uma prestadora de serviços exclusiva do grupo. Segundo Ricardo Garrido, na área de revistas, já há acordo com mais duas grandes editoras em fase de assinatura de contrato, e outras negociações estão em andamento. A própria Abril continuará tendo outros canais de comercialização e manterá seus aplicativos de revistas, como o App da Veja, que permite compra e assinatura.

O lançamento oficial para o público está previsto para a primeira semana de fevereiro de 2012, com forte investimento em marketing e mídia.

Editores interessados em conhecer melhor as oportunidades de negócios com o iba podem escrever para Marcelo Brandão, pelo email MBrandao@abril.com.br.

[09/11/2011 01:00:00]