“Preparar o mercado para atender à crescente demanda do porta a porta é o nosso desafio”
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 14/03/2011
Liderada por Diego Drumond e Lima, nova diretoria da Associação Brasileira de Difusão do Livro toma posse nesta segunda-feira (14)

Enganam-se os que pensam que a venda de livro porta a porta é coisa do passado. Em um país como o Brasil, com 5.565 cidades e 3 mil livrarias, é justamente o mercado de venda porta a porta o que mais cresce. Em 2006, ele representava 5% das vendas de livro. Em 2008, essa porcentagem pulou para 13% e em 2009, para 17%. Os dados são da Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro em 2009, realizada pela Fipe por encomenda da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).

É nesse clima de crescimento e euforia que a nova diretoria da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) toma posse nesta segunda-feira (14), em São Paulo. “Preparar o mercado para atender à crescente demanda é o nosso maior desafio”, disse o diretor geral da Escala e novo presidente da ABDL Diego Drumond e Lima.

Por preparar o mercado ele entende capacitar empresários, preparar vendedores e dar condições para que esses profissionais vendam exclusivamente livros. Só assim, acredita, o setor estará pronto para aproveitar essa boa onda e continuar crescendo.

A ABDL tem mais de 30 mil vendedores cadastrados e 32 editoras especializadas. O faturamento dessas editoras fechou 2009 em aproximadamente R$ 668 milhões, um salto de 74% em comparação ao ano anterior. As vendas em 2010 eram estimadas em R$ 1 bilhão.

“Nossos vendedores vão aonde nenhum outro ponto de venda chega e levam livros para pessoas que não vão a livrarias - porque não há livrarias em sua cidade ou porque ficam intimidadas nessas lojas”, comentou o presidente. No total, 28,8 milhões de livros foram vendidos porta a porta em 2009. Por toda a conveniência que oferece, esta é, para Diego, a venda do futuro.

Nova diretoria

Apenas uma chapa se inscreveu para concorrer à presidência da ABDL para o biênio 2011-2013. Além de Diego, participam: Luís Antonio Torelli para o cargo de vice-presidente de Comunicação (Trilha Educacional); Mário Fernandes Amadio para vice-presidente Financeiro (Editora Rideel); Dirceu Angelotti, diretor Administrativo (Editora Angelotti); Denise Grecco Bueno como diretora Administrativa (Bueno & Melo); Ítalo Amadio, diretor Social (Emp. Culturais) e Donaldo W. Buchweitz, também diretor Social (Ciranda Cultural).

Outros diretores: Eduardo Reis Silva (Vale das Letras); Cristian Muniz (PAE Editora); Pierre Abreu (Universo dos Livros); Roberto Costa Marques (Yendis Editora); Antonio Luiz Cordeiro (Vizu Distribuidora); Mário Tupinambá (J.G.S. Tupinambá); Elias Antonio da Silva (Editora e Distribuidora Savov); Valter Borges (Espaço Editorial); Irene M.R. Leal de Sá (Conhecimento Global); Hélcio Mucédula (Mucédula & Cia Ltda); João Carlos G. Brasil (JC Distribuidora) e Mário Eustáquio Furtado (M.E. Furtado Cia). Para o Conselho Fiscal: Luiz Antonio de Souza (Editora Globo); Benedito Gonçalves (Girassol Brasil); Raul Maia Jr. (Editora DCL); Erivaldo C. Oliveira (Maravilha com. de livros); José Carlos Lima (Novamente Cultural) e Roberto Ferreira Leal (Editora Florescer).
[14/03/2011 00:00:00]