Editora Vozes – 110 anos bem vividos
PublishNews, Ricardo Costa, 04/03/2011
Editora se destaca no mercado editorial nas áreas de filosofia, sociologia, educação e psicologia

Em 5 de março de 1901 foi fundada na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Editora Vozes com o objetivo de imprimir livros didáticos para a Escola Gratuita São José. Começou a operar com uma impressora Alauzet, recuperada graças ao empreendedorismo de Frei Inácio Hinte, e se chamava Typographia da Escola Gratuita São José. O primeiro livro lançado foi Livro de leitura.

Agora, a Vozes chega aos seus 110 anos se destacando no mercado editorial em áreas como filosofia, sociologia, educação e psicologia. No ano passado, trouxe ao Brasil o belo O livro vermelho, de Carl Gustav Jung.

E é do próprio Jung o destaque entre os lançamentos deste aniversário. A Vozes vai reunir os 18 títulos originais do psicólogo numa coleção (os títulos eram publicados individualmente) com os volumes totalmente redesenhados e reorganizados. A série ficou com 36 volumes – alguns dos originais foram divididos – e poderá ser comprada inteira (R$ 2.200,00) ou por volumes separados. Para se ter uma ideia, quando completa ela vai ocupar 65 cm da estante. O lançamento acontece em julho, lembrando os 50 anos da morte do psicanalista.

O ano também se destaca pela participação da editora, a convite do governo francês, em um projeto daquele país que reúne mais 12 países, para a divulgação da cultura e da literatura francesa pelo mundo. A Vozes conta com um catálogo de 2.500 títulos ativos e o livro mais antigo ativo no catálogo é o Primeiro catecismo da doutrina cristã.

Mas a Vozes acompanha as mudanças do seu tempo e já tem e-books à venda nas e-livrarias da Saraiva e da Cultura – livros de CTP em formato PDF e os de literatura e filosofia, em formato ePub. Feliz aniversário!

[04/03/2011 00:00:00]