Libre questiona seleção de obras do programa Apoio ao Saber
PublishNews, Redação, 22/12/2010
Segundo a entidade, o governo já comprou mais de 8 milhões de exemplares sem fazer uma divulgação ampla
Preocupada com o processo de seleção de obras do programa Apoio ao Saber, a diretoria da Liga Brasileira de Editoras (Libre) enviou carta ao secretário de Educação do estado de São Paulo, Paulo Renato de Souza, e ao presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Fábio Bonini Simões de Lima. A carta diz: “É louvável a intenção de facilitar o acesso à leitura de qualidade aos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. Por outro lado, alguns aspectos do programa provocaram na nossa entidade uma reação de espanto e de enorme preocupação.” Segundo a entidade, foram comprados mais de 8 milhões de exemplares sem a publicação de editais ou a devida divulgação entre todas as editoras estabelecidas.

Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2010.

Sr. Paulo Renato de Souza, secretário de Estado da Educação do Estado de São Paulo
e Sr. Fábio Bonini Simões de Lima, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação,

a diretoria da Libre, entidade que reúne uma centena de editores independentes brasileiros, soube apenas recentemente da existência do programa “Apoio ao Saber”, desenvolvido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Em alguns aspectos, o programa está plenamente de acordo com o que esta entidade acredita ser papel do poder público, num país com as características do nosso. É louvável a intenção de facilitar o acesso à leitura de qualidade aos estudantes do ensino fundamental e do ensino médio.

Por outro lado, alguns aspectos do programa provocaram na nossa entidade uma reação de espanto e de enorme preocupação.

Em primeiro lugar, espanta-nos o número de títulos a serem distribuídos: apenas 21 obras diferentes, num total de 400 mil exemplares para cada uma delas (ou seja, 8,4 milhões de exemplares!). Há também o programa de distribuição de livros para os professores: neste caso, são 30 livros diferentes, com tiragens de 30 mil exemplares cada (mais 900 mil exemplares!).

Ora, essa compra enorme de livros vem sendo feita, desde 2008, sem a publicação de editais e uma divulgação mínima entre os editores, de modo a permitir uma participação ampla das centenas de editoras atuantes no país.

Em segundo lugar, a pré-seleção dos livros está restrita ao conhecimento acumulado de apenas nove pessoas. Convenhamos que, por melhor que seja a formação dessas pessoas, elas não podem dar conta de um mercado que publica cerca de 20 mil novos títulos por ano e reedita aproximadamente outros 30 mil.

Novos editores e editores estabelecidos há mais tempo, mas que, por acaso, não sejam conhecidos dos pré-selecionadores (duas pessoas!) ou dos selecionadores (sete pessoas!), acabam ficando totalmente fora da disputa.

Esse modo de atuar contraria, na nossa opinião, o sentido público que deve orientar as ações governamentais. Além disso, resulta numa política que favorece a concentração e o privilégio. A rica produção editorial brasileira é, desta forma, ignorada, e quem sai perdendo, em última instância, são os alunos e professores da rede pública paulista.

Diante do exposto, a LIBRE gostaria de solicitar ao Secretário e ao presidente da FDE uma audiência para apresentar suas posições referentes ao processo de seleção do programa “Apoio ao Saber” e a outras políticas de incentivo à leitura, promovidas por essa Secretaria.

Desde já agradecemos a atenção,

Cristina Fernandes Warth – Pallas Editora
Eliana Sá – Sá Editora
Haroldo Ceravolo Sereza – Alameda Casa Editorial
Helena Maria Alves – Editora de Cultura
Glaucio Pereira – Quartet Editora
Araken Ribeiro – Contra Capa
Oséias Ferraz – Crisálida
Alonso Alvarez – Ficções
Cilene Vieira – Vieira e Lent
Lucia Koury – Outras Letras
Thereza Christina Rocque da Motta – Ibis Libris
Angela Puccinelli – Fábrica de Leitura
Marta Martins da Silva – Cuca Fresca
Renata Borges – Peirópolis
Ana Cândida Costa – Musa
Sandra Silvério – Livro Falante
Ariovaldo Capano – Rosari
Ione Meloni Nassar – Mercuryo Jovem
Roberto Linsker – Terra Virgem
João Batista M Vargens – Almádena Editora
Ione Valadares – Canone Editorial
Mary Lou Paris – Terceiro Nome
Jacqueline Barbosa – Jobim Music
Sebastião Geraldo Nunes – Dubolsinho
Flávia Monteiro – Evoluir Cultural
Daniella Albrizzi Reit Corrêa – Mar de Idéias Navegação Cultural
Rosana Mont’Alverne Flores – Aletria
Angel Bojadsen – Estação Liberdade
Denise Natale – Editora Papagaio
Leda Miranda Huhne – Editora Uapê
Robson Morelli – Letras do Brasil
Almir Mota – Casa da Prosa
Kathia Castilho – Estação das Letras e Cores
Ari Roitman – Garamond
Andréa Antonacci – Edições Arvoredo
Patty Pachas – Panda Books
Divo Guisoni – Editora e Livraria Anita Garibaldi
Reinaldo Reis – Editora Fundação Perseu Abramo
Luis Fernando Araujo – Artes e Ofícios Editora
Vera Abad – Prazerdeler
Betânia Figueiredo – Argvmentvm Editora
Rosangela de Oliveira Dias – Editora Apicuri
César Benjamin – Contraponto Editora
Maria Mazarello Rodrigues – Mazza
Lóris Brissac – Literalis Editora

[22/12/2010 01:00:00]
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
Selo chega com dois lançamentos para o mês de abril
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias
Lula e Menezes também se juntam ao presidente da Colômbia Gustavo Petro, para a inauguração do Pavilhão do Brasil - espaço com 3.600m² e que apresentará a produção literária, cultural e artística brasileira