Cirurgiã lança livro sobre “beleza sustentável”
PublishNews, Redação, 17/11/2010
Novo livro da Integrare mostra que tratamentos são meros coadjuvantes na busca da beleza e da juventude

Em Beleza sustentável – Como pensar, agir e permanecer jovem (Integrare, 224 pp., R$ 39,90), a médica-cirurgiã especializada em medicina estética Carla Góes Souza Pérez propõe caminhos para manter corpo e mente saudáveis e belos diante dos hábitos da vida moderna como má alimentação, uso de agrotóxicos e medicamentos em larga escala, estresse, além da exposição constante às inúmeras mudanças climáticas e à poluição que podem ocasionar lesões nas células e doenças graves. O livro será lançado nesta quarta-feira (17), às 19h, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim (Av. Magalhães de Castra, 12.000 – São Paulo/SP).

Com prefácio da jornalista Mônica Waldvogel, a obra explora aspectos indispensáveis para preservar saúde e qualidade de vida e defende que os tratamentos que resultam dos mais avançados conceitos tecnológicos são apenas coadjuvantes na busca do rejuvenescimento e da longevidade. Tão importante quanto o cuidado com a saúde e a preocupação em manter um corpo saudável deve ser a capacidade de auto-observação na avaliação de nossa essência e de nosso equilíbrio emocional. “É fundamental cultivar hábitos saudáveis, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos. Tratamentos podem ajudar, mas as atitudes em prol da qualidade de vida é que fazem a diferença”, comenta a especialista.

Para a autora, iniciativas simples como intensificar o consumo de água, manter uma dieta equilibrada - que evite a ingestão de gorduras - e adotar a prática de atividades físicas são muito fáceis de serem adotadas e determinantes para o alcance de qualidade de vida. Tais iniciativas podem, por exemplo, evitar males comuns que afetam o organismo com a passagem do tempo, entre eles, a obesidade, a arteriosclerose, marcada pelo acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e o mal de Alzheimer, patologia mais frequente em idosos, que afeta o cérebro lentamente. Outra atitude que pode ajudar a evitar problemas relacionados à saúde, segundo a autora, é o trabalho: “O cérebro é parte do corpo que precisa ser exercitada para se manter jovem e saudável. De forma regrada e nunca em excesso, o trabalho ajuda a manter o organismo ativo”, diz.

Atitudes saudáveis

A autora nos passa informações sobre tratamentos e cuidados com o corpo, alimentação saudável e a necessidade da prática de exercícios físicos. Aborda temas como relacionamentos e sexualidade, mudanças corporais e emocionais, assim como conselhos para cultivar uma beleza saudável e capaz de responder melhor à passagem do tempo.

A adoção da alimentação orgânica, um dos assuntos mais discutidos ultimamente, também é um dos temas relacionados pela autora: “Livre de agrotóxicos, esses alimentos são benéficos à saúde. Preservam as vitaminas e interferem diretamente na manutenção da juventude” - comenta a autora.

A especialista relaciona ainda alimentos que contribuem para o estresse como café, açúcar e farinha branca e como substituí-los sem prejudicar o organismo. Os benefícios da soja, principalmente para a saúde da mulher, os alimentos fontes de vitaminas e sais minerais, as vantagens e desvantagens das dietas vegetarianas, sugestão de dieta a ser seguida e tabelas de calorias dos alimentos também estão entre as questões abordadas.

Os principais tratamentos dedicados a combater o envelhecimento e a manter beleza com saúde e bem-estar são descritos pela autora. A adoção de vitaminas que trazem benefícios à pele, aos cabelos, o cuidado com a higiene bucal para manter dentes saudáveis e bonitos são relacionados. Os benefícios da aplicação de tratamentos de última geração como diversos tipos de pelling, métodos como skin clear, toxina botulínica, microcorrentes e cirurgias que buscam corrigir imperfeições ou simplesmente atender desejos dos pacientes, como o aumento dos lábios, por exemplo, também são abordados.

Carla Góes encerra o livro com destaque para atividades que buscam manter equilíbrio e qualidade de vida, entre elas, yoga, meditação, acupuntura e RPG. A obra reúne depoimentos de mulheres que experimentaram as alternativas e hoje vivem de forma mais saudável. Para a autora, a união de todas as propostas pode resultar em saúde e beleza: “A perspectiva de vida aumentou muito nos últimos anos. Viveremos muito mais e precisamos estar conscientes da importância dos cuidados com o corpo e a mente. Mais do que prescrições complexas de dermatologistas e cirurgiões, bons resultados dependem da disposição do paciente em cultivar hábitos saudáveis”, pondera.

Sobre a autora

Carla Góes Souza Pérez é médica-cirurgiã, pós-graduada em Medicina Estética pela Universidade John F. Kennedy. Integra a Sociedade Brasileira de Medicina Estética, a Sociedade Brasileira de Laser, a Associação Brasileira de Cosmetologia. Ministra palestras e presta consultorias. É autora dos livros: Grávida e bela (Editora Ediouro); Mãe, e agora? (Editora Ediouro); Belíssima: aos 40, 50, 60... (Editora Conex).
[17/11/2010 01:00:00]