Mais escritores em defesa de Caçadas de Pedrinho
PublishNews, Redação, 05/11/2010
Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós, Lygia Bojunga, Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ziraldo iniciam abaixo-assinado

Depois da Academia Brasileira de Letras, agora é a vez de outros escritores começarem uma manifestação contra o pedido de retirada de circulação do livro Caçadas de Pedrinho por suposto conteúdo racista. Os escritores Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós, Lygia Bojunga, Pedro Bandeira, Ruth Rocha e Ziraldo apresentam sua opinião sobre o veto do Conselho Nacional de Educação ao livro As Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato.

Confira o abaixo-assinado:

LOBATO, LEITURA E CENSURA

Os abaixo-assinados, escritores brasileiros que, como Monteiro Lobato, têm suas obras destinadas às crianças brasileiras, vêm, através deste documento, apresentar seu desagrado e desacordo ao veto do Conselho Nacional de Educação ao livro As Caçadas de Pedrinho, do nosso grande autor. Suas criações têm formado, ao longo dos anos, gerações e gerações dos melhores escritores deste país que, a partir da leitura de suas obras, viram despertar sua vocação e sentiram-se destinados, cada um a seu modo, a repetir seu destino.

A maravilhosa obra de Monteiro Lobato faz parte do patrimônio cultural de todos nós – crianças, adultos, alunos, professores – brasileiros de todos os credos e raças. Nenhum de nós, nem os mais vividos, têm conhecimento de que os livros de Lobato nos tenham tornado pessoas desagregadas, intolerantes ou racistas. Pelo contrário: com ele aprendemos a amar imensamente este país e a alimentar esperança em seu futuro. Ela inaugura, nos albores do século passado, nossa confiança nos destinos do Brasil e é um dos pilares das nossas melhores conquistas culturais e sociais.

Ana Maria Machado

Bartolomeu Campos de Queirós

Lygia Bojunga

Pedro Bandeira

Ruth Rocha

Ziraldo

Em 4 de novembro de 2010.

[05/11/2010 01:00:00]