Um livro pelo Haiti
PublishNews, Ricardo Costa, 17/03/2010
Produzido em três semanas por Greg McQueen, 100 Stories for Haiti será lançado no Brasil pela Garimpo e todo o seu lucro vai para ajudar as vítimas do recente terremoto

Na manhã do dia 19 de janeiro de 2010, uma semana depois que o terremoto deixou mais de 200 mil mortos – e outros milhares desabrigados – no Haiti, Greg McQueen postou um apelo no Twitter para que escritores contribuíssem com histórias para a produção de um livro cujo lucro integral seria enviado à Cruz Vermelha para o atendimento das vítimas do desastre. Para a surpresa de Greg, e mesmo contra fortes críticas que o acusavam de apenas querer fazer dinheiro e fama com a desgraça dos outros, no dia 27 de janeiro ele já tinha todos os manuscritos e no dia 14 de fevereiro o livro estava a caminho da gráfica.

“Comecei o projeto do 100 Stories for Haiti sozinho. Estava preocupado, nervoso e pra ser honesto, com medo de que não desse certo. Imaginava juntar uma centena de histórias em alguns dias e publicá-las como um eBook no Smashwords, esperando conseguir umas centenas de dólares – basicamente da venda do livro para os próprios autores...”, conta Greg. Mas ele, apesar de ser um apaixonado pela rede mundial, se surpreendeu com a rapidez que o projeto se espalhou pelo Twitter, Facebook e a internet em geral. No mesmo dia que postou a ideia, a premiada jornalista Sarah Lewis-Hammond se ofereceu para ajudar e na mesma tarde já tinha um press release. Na manhã seguinte, dois editores o contataram para propor a impressão em paperback e Mark Coker, CEO do Smashwords, ofereceu ajuda para produzir o eBook.

“Ao final do primeiro dia, uma ideia que começou comigo, um netbook e uma conexão à internet já envolvia centenas de pessoas ao redor do mundo”, conta Greg entusiasmado. Logo o escritor Nick Harkaway, autor de The Gone-Away World, fazia parte do projeto com uma história e a introdução. Em uma semana Greg McQueen recebeu mais de 400 histórias e com mais uma semana de trabalho de seleção, as cem histórias finais foram escolhidas (mais de 80 mil palavras).

100 Stories for Haiti inclui contos de escritores de todo o mundo: Áustria, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Botsuana, Austrália, Canadá e Estados Unidos. Alguns deles já com livros publicados — como Mo Fanning, de Birmingham (Inglaterra) e Nuala Ni Chonchúir, de Galway (Irlanda) — enquanto que outros nunca haviam ainda sido publicados. John Booth, um dos escritores, comenta em seu blog: “Com tantas vozes e estilos diferentes, deve ser uma leitura interessante.”

Na semana passada a BBC Audio Books America decidiu produzir uma versão audiobook de 100 Stories for Haiti. Serão escolhidas vinte histórias que deverão estar disponíveis a partir de maio.

No Brasil a história de 100 Stories for Haiti (título provisório 100 histórias pelo Haiti) também correu pela internet. O livro foi descoberto por um jornalista, que leu na newsletter norte-americana sobre livros e literatura, Publishing Perspectives, a história do livro em inglês. Em dois dias o jornalista brasileiro havia entrado em contato com Greg McQueen, na Dinamarca, (com ajuda do editor da Publishing Perspectives, nos EUA) e em seguida procurado por Marcelo Gioia, um dos diretores da Garimpo Editorial, que estava em Israel. Santa conexão online. Em menos de quatro dias o manuscrito estava nas mãos da Garimpo para começar o trabalho de produzir a versão Brasileira.

Com cerca de uma semana de trabalho a Garimpo já tinha 16 tradutores voluntários que estão trabalhando nos textos, duas gráficas interessadas em ajudar na produção e a eBookStore Gato Sabido pronta para produzir a versão e-book do título.

Assim como na Europa e resto do mundo, aqui no Brasil 100% do lucro deste projeto será entregue para ajudar a população do Haiti, que sofre com a destruição do país pelo forte terremoto que aconteceu há várias semanas. O canal para essa ajuda humanitária será a ONG Visão Mundial, que desde os primeiros instantes presta ajuda às vítimas do terremoto.

O livro ainda não tem preço definido, também pelo fato do preço depender dos apoios e parcerias que a Garimpo receber para a produção. O PublishNews é parceiro do projeto na sua viabilização no Brasil e na divulgação.

Greg McQueen, idealizador e organizador do projeto original, é um autor britânico que vive atualmente em Aarhus, na Dinamarca, com a esposa e uma filha de 3 anos. Ele escreve para programas infantis da televisão do Reino Unido e está trabalhando atualmente em seu primeiro romance para adolescentes, Roadkill. O projeto 100 Stories for Haiti arrecadou em três dias de venda do livro, mais de U$ 2.200.
[17/03/2010 00:00:00]