Publicidade
Publicidade
A ameaça do self publishing
PublishNews, 10/03/2011
A ameaça do self publishing

Bom, começando a escrever carnavalescamente sobre self publishing, vamos começar didaticamente por definição:

Self Publishing é o ato de se autopublicar, como a própria tradução diz. Surgiu com força no aparecimento das lojas de e-books onde o autor, que não conseguia editora, passou a ter um canal de distribuição, por sua própria conta sem precisar da editora como intermediária. Alguns autores importantes, depois de anos de brigas com suas editoras, passaram a distribuir seus livros desta forma.

Mas a questão aqui, que pretendo discutir, é sobre o impacto que este sistema pode trazer para as editoras. Será que isso pode significar o fim das editoras? (escrevo isso dramaticamente à moda dos vários dramáticos que discutem “o fim do livro”) hahahahahaha (risada sinistra)

Existem várias plataformas que possibilitam a autopublicação: Smashwords, Perse, Singular Digital, Publit, Amazon e em breve a Gato Sabido estreará sua plataforma!

O sistema consiste em você enviar os arquivos de seu livro para serem comercializados com ou sem DRM (depende da plataforma) e em cima das vendas o autor ganha cerca de 70% do valor de capa. Olhando rapidamente este esquema, você chega a se perguntar se isso realmente não atrapalhará as editoras. Pois eu digo que não!

O Self Publishing só abrirá as portas para os autores que até hoje foram vistos como “não-comerciais” pelas editoras. O self publishing será uma grande vitrine onde as editoras “espertas e abertas” usarão como pesquisa de novos talentos. O self publishing não faz o marketing do livro do autor, não presta contas e controla as finanças, não distribui como uma editora faria, não produz a arte, não converte, não ajuda no metadado, não registra no ISBN, não cadastra nas livrarias públicas, não o inclui em prêmios literários, não o inclui em feiras de livros. Um livro publicado numa destas plataformas pode ser uma gota no oceano.

Se o autor tem tempo e vontade de estudar ao ponto de se gerenciar, e colocar o tempo de produção literária e criatividade nestas coisas burocráticas, ele deve ir em frente. Se está insatisfeito com suas editoras, deve experimentar. Mas acredito demais no trabalho editorial. E duvido que um autor de grande capacidade de produção literária queira perder tempo com metadados, arquivos, conversões, cobranças e outras chatices deste tipo, que nós editores já colocamos no processo diário... e já nem sentimos...

Portanto, mais uma vez vejo as coisas pelo prisma positivo, e só vejo a autopublicação como algo a somar no meu trabalho como editora, e também como livreira. Não consigo ver este conflito que alguns veem, não consigo ver o FIM de nada, na verdade. Será que estou sendo especialmente otimista e enxergando tudo com uma lente rosa?

Bom, embaso demais minhas opiniões com a minha experiência diária. Todos os pessimistas, que venho lendo não têm uma opinião embasada na experiência prática, e sim na ideológica... Muitos não consomem nada digital e não trabalham com isso. Vejo o fim sim, de coisas não adaptáveis, que se negam a fazer manobras de acordo com as mudanças mercadológicas. Mas não é o caso da maioria das empresas e profissionais brasileiros.

Tem alguma opinião divergente da minha ou dúvidas a respeito deste assunto? Compartilhe comigo no twitter no @EnsaiosDigitais ou por email camila.cabete@gmail.com.

Observação sobre a última coluna sobre Distribuição Digital: comentei que a Saraiva não possuía em seu sistema de cadastro de livros (RDS) um botão que pudesse indisponibilizar a obra. Eles entraram em contato comigo e me informaram que sim, já possuem este mecanismo. Entrei no sistema como Caki e o testei. Não é possível deletá-lo, mas a indisponibilização se dá em algumas horas, assim como a disponibilização. Veja o case da Caki #aqui#. Obrigada Saraiva pelo feedback.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Um grande escritor nunca é uma pessoa medíocre, já que sua obra o eleva à categoria de pessoa extraordinária.
Leyla Perrone-Moisés
Escritora e crítica literária brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar